Os homens de uma tribo na Indonésia amputam os braços em troca de casamento?
É verdade que um costume regional na Indonésia faz com que os homens amputam os próprios braços para conseguir uma esposa?
O vídeo de pouco mais de dois minutos de duração começou a ser compartilhado nas redes sociais na primeira semana de março de 2025, alcançando centenas de milhares de visualizações. Nele podemos ver vários homens sem braços e, segundo a narração que acompanha as imagens, eles fazem parte de uma comunidade na Indonésia onde os noivos se submetem à amputação para conseguir uma noiva.
O ato de decepar os braços seria uma prova de amor que os pretendentes fazem para suas noivas nessa tribo antiga, mas será que isso é verdade ou mentira?
@cantora_sarinha.oficial
Verdade ou mentira?
Fizemos uma busca em diversos idiomas sobre esse estranho costume e não obtivemos nenhum resultado, além das publicações que apenas copiaram o mesmo conteúdo. Isso já levanta algumas dúvidas, já que uma tradição tão peculiar certamente geraria outras reportagens.
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas Os homens de uma tribo na Indonésia amputam os braços em troca de casamento?
Uma busca reversa com imagens retiradas de trechos do vídeo nos leva a uma publicação feita no canal Độc Lạ Bình Dương no YouTube, em dezembro de 2024. O vídeo original foi gravado no Vietnã, em um grupo de autoajuda de pessoas que tiveram algum membro amputado por algum motivo (que não tem a ver com tradições de casamento):
Outro trecho usado na montagem foi retirado de outro vídeo do mesmo canal, sobre um homem – de outra localidade – que perdeu os braços e uma das pernas em um acidente:
Conclusão
Não é verdade que os homens de um povoado indonésio tem o costume de amputar os próprios braços para conseguir uma esposa! O vídeo que circula nas redes sociais é uma colagem de reportagens distintas de homens que vivem no Vietnã e perderam seus membros em acidentes!
