Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Pastor Waldemiro Santiago proíbe fiéis de comer Hellmann’s!

Demoníaco

Pastor Waldemiro Santiago proíbe fiéis de comer Hellmann’s!

Será verdade que o líder da Igreja Mundial pediu que seus fiéis parassem de consumir maionese porque “Hellmann’s” significaria “homens do inferno”?

A notícia apareceu nas redes sociais na última semana de fevereiro de 2014. De acordo com o texto, o pastor Waldemiro Santiago teria proibido seus discípulos de comprarem, consumirem ou de se aproximar da maionese da famosa marca Hellmann’s.

Muitos sites e blogs ficaram preocupados com as recomendações do bispo evangélico e republicaram o alerta para avisar a todos do perigo do consumo do produto…

O pastor teria advertido a todos, segundo o artigo que circula pela web, em um de seus discursos que o nome da maionese significaria ”Homem do Inferno” e que ela, a maionese, invocaria o obscuro, o inominável, o capeta.

Precisamos estar atentos, a tentação está em todo lugar, até na prateleira do supermercado, e cada vez que você ouve esse nome a sua alma está sendo condenada, e como o próprio nome da maionese diz, se você levar um vidro desse pra sua casa, você é mais um homem no inferno.”, teria dito Waldemiro aos seus fiéis.

Será que essa afirmação é real?

Será que o fundador da Igreja Mundial teria feito tal afirmação?

Será verdade que Hellmann’s tem mesmo algo a ver com o inferno?

bispo Waldemiro Santiago teria proibido seus discípulos de consumirem maionese da marca Hellmann's. Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

bispo Waldemiro Santiago teria proibido seus discípulos de consumirem maionese da marca Hellmann’s. Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso!

A primeira coisa a se verificar numa notícia como essa é quando o fato teria ocorrido. Como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, a maioria dos boatos digitais não são datados para que, dessa forma, possam voltar a circular em outros anos como se fossem novos.

Não há nenhuma fonte oficial que confirme as recomendações que teriam sido feitas por Waldemiro. Uma busca no site da Igreja Mundial não retorna nenhum resultado.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Igualmente infrutíferas foram nossas buscas por vídeos que confirmassem essas alegações.

Tudo leva a crer que o fundador da Igreja Mundial não fez tais recomendações

Origens

Procurando um pouco mais na web, chegamos ao blog que possui a data mais antiga de publicação dessa história, ou seja, quem criou o boato. O Sacizento (blog que tem como slogan “90% daqui é invenção. Só 10% é mentira.”) é um blog humorístico que vive de mesclar notícias reais com bastante histórias inventadas – com o objetivo de divertir seus leitores – e publicou essa brincadeira no dia 17 de fevereiro de 2014. Claro que os visitantes regulares do Sacizento entendem que o que é publicado lá é sátira, mas muitos desavisados acabam acreditando e repassando adiante informações falsas como se fossem reais!

Dez dias depois, o Sacizento publicou uma continuação da brincadeira usando o nome do pastor. Dessa vez, Waldemiro teria proibido, além do consumo da maionese, outros produtos como o sabão em pó Omo (por não ser um sabão hétero).

Hellmann’s é do inferno?

Como você já deve ter imaginado, “hellmann’s” não significa “homem do inferno” ou “homens do inferno”, mas esse boato envolvendo a marca de maionese circula pela web desde antes de 1995. Segundo é afirmado em muitos sites alarmistas, “Hell” seria inferno e “mann’s” significaria “homens”.

Em primeiro lugar, o plural de “homem” em inglês é “men” e não “mann’s” (com 2 letras N). Além disso, o apóstrofo (‘) antes da letra “s” (‘s) na língua inglesa indica propriedade. “Hellmann’s” quer dizer “do Hellmann”.

Hellmann é o sobrenome do imigrante alemão Richard Hellmann que chegou aos Estados Unidos em 1903, e em apenas 2 anos, abriu uma delicatessen em Nova York. Suas saladas ficaram famosas por causa de um delicioso molho feito por sua esposa. Esse molho, a maionese (que havia sido inventada em 1856 por um chef de cozinha francês do Duque de Richelieu), virou a principal fonte de renda da família Hellmann a partir de 1917, quando Richard fechou sua delicatessen e se dedicou às suas fábricas da Hellmann’s!

Richard Hellmann, fundador da Hellmann's (foto: reprodução/http://almanaque.blog.br/2008/10/nascida-com-o-laco-azul-do-sucesso/)

Richard Hellmann, fundador da Hellmann’s (foto: http://almanaque.blog.br/)

Conclusão

O bispo Waldemiro Santiago não proibiu seus fiéis de consumirem maionese Hellmann’s! Tudo não passou de uma brincadeira feita por um blog humorístico.

Continue lendo
16 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo