Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Hoverboard do filme De Volta Para o Futuro II virou realidade?

Cinema / TV

Hoverboard do filme De Volta Para o Futuro II virou realidade?

Empresa anuncia lançamento de um skate flutuante semelhante ao mostrado no filme De Volta Para o Futuro II. Será que finalmente descobriram a antigravidade?

No dia 03 de março de 2014, uma empresa norte-americana chamada HUVr publicou dois vídeos que fizeram enorme sucesso no YouTube. Em menos de 24 horas, ambos os filmes alcançaram mais de 900.000 visualizações!

O que chama a atenção nos dois vídeos é o produto que a empresa está afirmado que lançará ainda nesse ano: Um tipo de skate que não possui rodas. Um hoverboard claramente inspirado no skate mostrado no segundo filme Back to The Future. De acordo com o que é mostrado, o aparelho parece flutuar mesmo!

Empresa teria criado um hoverboard que flutua igual no filme! Será? (foto: reprodução/YouTube)

Empresa teria criado um hoverboard que flutua igual no filme! Será? (foto: reprodução/YouTube)

O skate exibido na propaganda é muito parecido com o skate futurista usado pelo personagem Martin McFly (vivido pelo ator Michael J. Fox) no segundo filme da trilogia De Volta Para o Futuro, de 1989. Para quem não conhece a história, McFly viaja para o futuro (para o longínquo ano de 2015) em um automóvel especial e lá tem que fugir de alguns garotos e é nessa hora que o hoverboard entra em cena.

O fato é que estávamos nos aproximando do ano de 2015 e nada de desenvolverem um sensacional skate como o que é mostrado na ficção. Até que uma equipe de formandos do curso de Pós-Graduação de Física do MIT parece ter descoberto uma maneira de vencer a força da gravidade.

Será verdade?

Assista a um dos vídeos abaixo e veja o que descobrimos:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/A4vE_vpkr90″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

Verdadeiro ou falso?

O filme é muito bacana e conta com a participação de várias personalidades como o ator Christopher Lloyd (que interpretou o personagem Dr. Emmett Brown em De Volta Para o Futuro) e o skatista Tony Hawk, dentre outros que, aparentemente, testaram o novo produto.

Hoverboard que estaria sendo produzido pela HUVr (foto: Divulgação)

Hoverboard que estaria sendo produzido pela HUVr (foto: Divulgação)

O hoverboard, de acordo com o que é afirmado na página da HUVr, foi uma ideia desenvolvida desde 2010, por um grupo de estudantes de Física do MIT e que, anos mais tarde, deu origem à empresa e ao skate flutuante. O aparelho está previsto para ser lançado em dezembro de 2014… Isso se ele existisse de fato!

Para tentar descobrir algo, o repórter Nick Statt, do site de notícias Cnet tentou entrar em contato com o e-mail informado na página da empresa, mas ninguém lhe retornou para darem mais detalhes sobre o produto. O mesmo aconteceu com Darrel Etherington, editor do Tech Crunch. Ele tentou contato com alguém da HUVr e não teve êxito.

Reprodução da foto dos "funcionários" da fictícia HUVr!

Reprodução da foto dos “funcionários” da fictícia HUVr!

Uma busca pela ficha técnica dos produtores dos vídeos e vários leitores do E-farsas descobriram para nós que um dos integrantes do elenco é Lauren Biedenharn, uma figurinista e atriz que vive em Los Angeles (onde os vídeos foram filmados). Em seu currículo podemos ler que seu mais recente trabalho foi um “Comercial: De Volta Para o Futuro HUVR hovers.” Seu empregador e o produtor do referido comercial é: Web site de vídeos de comédia Funny Or Die.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Ou seja, o vídeo quem produziu os comerciais são os mesmo produtores de um famoso site de humor em língua inglesa!

Além disso, conforme nos alertou o leitor Rodrigo Hortenciano, o primeiro “funcionário” da empresa fictícia (que aparece de camiseta preta na foto acima e em parte do vídeo) é um ator e se chama Nelson Cheng. Em seu site pessoal podemos ver alguns de seus trabalhos:

[iframe: src=”//player.vimeo.com/video/33194303″ width=”500″ height=”281″ webkitallowfullscreen mozallowfullscreen allowfullscreen]

O hoverboard realmente flutua?

Infelizmente, não! Podemos perceber em várias ocasiões nos vídeos que os artistas estão pendurados por fios. Na maioria delas, os fios foram removidos digitalmente, mas em alguns trechos podemos ver a sombra do guindaste que sustenta os atores:

Perceba a sombra do guindaste passando na guarita! (fotos: YouTube)

Perceba a sombra do guindaste passando na guarita aos 3:28 de vídeo! (fotos: YouTube)

 

Qual é a intenção desse vídeos falsos?

Não sabemos ainda quais são as intenções dos produtores dos vídeos. Talvez seja uma continuação do De Volta Para o Futuro, talvez seja apenas o início das comemorações do tão esperado ano de 2015 (que é o ano para onde o personagem Martin McFly é levado no futuro). Vamos aguardar mais alguns dias e, assim que for revelado o segredo, publicaremos aqui no E-farsas!

Atualização: 06/03/2014

Conforme nós já havíamos analisado, essa história era falsa mesmo e era uma brincadeira feita pelo site humorístico Funny or Die!

Depois de alcançar mais de 9 milhões de visualizações em apenas 3 dias, o grupo de humor apresentou um vídeo onde o ator Christopher Lloyd pede desculpas, numa clara demonstração de sua capacidade de atuação – com uma mistura de comédia com drama:

Infelizmente, nós mentimos. A grande promessa do “De Volta para o Futuro II” não foi concretizada… ainda. E nós lamentamos profundamente por isso. Nós acreditamos que o skate poderia ser real, mas nos pregaram uma peça. As pessoas podem até me perguntar: ‘Chris, você não estava lá?’. Sim, eu estava, só que acabei ficando cego pelo que eu acreditava ser real” – disse o ator

Christopher Lloyd pedindo desculpas pela brincadeira do hoverboard! (foto: Reprodução/Funny or Die)

Christopher Lloyd pedindo desculpas pela brincadeira do hoverboard! (foto: Reprodução/Funny or Die)

Um dos hoverboards usados nas filmagens foi todo autografado pelas celebridades que participaram da brincadeira e será sorteado na página do Funny or Die no Facebook

Conclusão

Os vídeos são falsos! Ainda não será esse ano que voaremos em skates flutuantes. Que pena!

Continue lendo
4 Comentários

4 Comments

  1. Caio Pinto

    5 de março de 2014 em 16:30

    É uma pena que seja fake, não foi dessa vez. Vi o vídeo no youtube e vim quente aqui no site na esperança de que fosse real.

    Espero que NÃO seja um remake do De Volta Para o Futuro.

  2. Montanha

    6 de março de 2014 em 13:50

    No próprio site do HUVr, a FunnyOrDie admitem que foi tudo uma brincadeira. =)

    No final dessa página eles tem o link:

    http://huvrtech.com/legal.html

  3. Pingback: China apresenta carro voador na Feira de Automóveis de Pequim!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo