Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Pedido de desculpas pelo nascimento do Lula em placa de sinalização!

Falso

Pedido de desculpas pelo nascimento do Lula em placa de sinalização!

Será real a foto que mostra placa de sinalização na entrada da cidade de Caetés com um pedido de desculpas por ser a terra natal do ex-presidente Lula?

A imagem não é nova. Circula pela web há vários anos e nela podemos ver uma placa de sinalização bem humorada com um pedido de desculpas. No texto escrito na placa aparentemente instalada na entrada da cidade Caetés, em Pernambuco, há um aviso de que a cidade sente muito por ter sido o berço do ex-presidente Lula.

A fotografia reapareceu em diversos blogs em novembro de 2013 juntamente com dúvidas sobre a veracidade do conteúdo da sinalização bem-humorada! Dá uma olhada na imagem e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

Placa pede desculpas pelo nascimento de ex-presidente em Caetés! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Placa pede desculpas pelo nascimento de ex-presidente em Caetés! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

 

Verdadeira ou falsa?

Como você já deve ter imaginado, a placa é falsa!

Essa é uma das mais manjadas e fáceis montagens de serem feitas. Com a ajuda de qualquer programinha simples de edição de imagem, cobriu-se toda a placa com a mesma cor do fundo e a partir daí pode ser escrito qualquer coisa.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Já mostramos aqui no E-farsas uma montagem que fizeram sobre o mito da cidade mineira chamada Puta que Pariu! Em 2008, alguém se aproveitou da falsa notícia que afirmava que existia uma cidade com esse nome no interior do estado de Minas Gerais e fez uma montagem usando uma placa para fingir se tratar da ficticia Puta que Pariu!

A falsa placa de Caetés

Voltando à placa de Caetés, uma busca pela web mostra que imagem original não tem nada a ver com a cidade pernambucana. Na verdade, ela é uma de placa de sinalização de uma estrada na Malásia.

Compare as duas imagens abaixo:

caetes_real1

 

Conclusão

Imagem falsa! Alguém pegou uma foto tirada de uma placa lá na Malásia e colocou o texto engraçadinho!

Continue lendo

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

15 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Apoio Técnico!

Voltando a Circular

Publicidade

Topo