20.1 C
São Paulo
segunda-feira, dezembro 6, 2021

Pedido de desculpas pelo nascimento do Lula em placa de sinalização!

- Publicidade -

Será real a foto que mostra placa de sinalização na entrada da cidade de Caetés com um pedido de desculpas por ser a terra natal do ex-presidente Lula?

A imagem não é nova. Circula pela web há vários anos e nela podemos ver uma placa de sinalização bem humorada com um pedido de desculpas. No texto escrito na placa aparentemente instalada na entrada da cidade Caetés, em Pernambuco, há um aviso de que a cidade sente muito por ter sido o berço do ex-presidente Lula.

A fotografia reapareceu em diversos blogs em novembro de 2013 juntamente com dúvidas sobre a veracidade do conteúdo da sinalização bem-humorada! Dá uma olhada na imagem e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

Placa pede desculpas pelo nascimento de ex-presidente em Caetés! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)
Placa pede desculpas pelo nascimento de ex-presidente em Caetés! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

 

Verdadeira ou falsa?

Como você já deve ter imaginado, a placa é falsa!

Essa é uma das mais manjadas e fáceis montagens de serem feitas. Com a ajuda de qualquer programinha simples de edição de imagem, cobriu-se toda a placa com a mesma cor do fundo e a partir daí pode ser escrito qualquer coisa.

Já mostramos aqui no E-farsas uma montagem que fizeram sobre o mito da cidade mineira chamada Puta que Pariu! Em 2008, alguém se aproveitou da falsa notícia que afirmava que existia uma cidade com esse nome no interior do estado de Minas Gerais e fez uma montagem usando uma placa para fingir se tratar da ficticia Puta que Pariu!

A falsa placa de Caetés

Voltando à placa de Caetés, uma busca pela web mostra que imagem original não tem nada a ver com a cidade pernambucana. Na verdade, ela é uma de placa de sinalização de uma estrada na Malásia.

Compare as duas imagens abaixo:

- Publicidade -

caetes_real1

 

Conclusão

Imagem falsa! Alguém pegou uma foto tirada de uma placa lá na Malásia e colocou o texto engraçadinho!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

15 COMENTÁRIOS

  1. Tem que ser muito “mané” pra acreditar numa coisa dessas. Quem coloca placas é alguma instância do governo (prefeitura, acho). E é claro que teria problemas com os níveis superiores de governo.

  2. Legal foi a vegetação da imagem q escolheram. Tem “tudo a ver” com a do agreste pernambucano. Quem já foi a caruaru, Garanhuns, ou até mesmo assistir a paixão de Cristo em Nova Jerusalém vai entender bem o q eu estou falando.

  3. Acho que a placa e verdadeira eu nasci em Caetes e tenho muito orgulho tenho uma sujestao coloquem uma placa ao lado desta com o meu nome com os dizeres AQUI TAMBEM NASCEU AFONSO PEREIRA QUE NUNCA SE ENVOUVEU COM CORRUPTOS E APESAR DE SER PARENTE DO ´HEROI`DA PLACA AO LADO TENHO 62 ANOS AINDA TRABALHO E NAO ME APOSENTEI

  4. se a placa e montagem eu nao sei;mas oque o Lula fez ate agora digno de elogio;sou nascido em Caetes conheço o Lula muito bem fomos vizinhos na vila Carioca trabalhei na Vilares na epoca dele participei no sindicato como filiado e militante do MR8

  5. A placa da matéria é falsa mas no link abaixo (e pasmem a matéria é dada pelo G1), tem uma manifestação do povo da cidade de Caeté onde realmente pedem desculpas pelo nascimento do filho corrupto que roubou e enganou todos nós brasileiros.
    Basta ter um pouco, mas só um pouco de vergonha na cara para admitir esta realidade.

    http://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2016/03/protesto-na-regiao-onde-lula-nasceu-em-pe-pede-desculpas-ao-brasil.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui