Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Primeira-dama do Canadá fez chacota sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador nos EUA?

Falso

Primeira-dama do Canadá fez chacota sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador nos EUA?

Primeira-dama do Canadá fez chacota sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador nos EUA?

No dia 30 de julho de 2019, um blog chamado “O Esquilo Político” (arquivo) publicou algo bem inusitado. Segundo o blog, naquele mesmo dia, Sophie Trudeau, taxada como “primeira-dama do Canadá”, teria inaugurado um complexo universitário na cidade canadense de “New Scotland”.

Durante seu discurso, ela teria dito:

Estudem e dediquem-se ao máximo, pois ninguém aqui frita hambúrguer, o único lugar do mundo onde alguém que frita hambúrguer vira embaixador é no Brasil

Trecho da publicação do blog “O Esquilo Político”.

A frase teria arrancado risos dos estudantes e seria referente a intenção do presidente Jair Bolsonaro em colocar seu filho, Eduardo Bolsonaro, como embaixador nos Estados Unidos. Questionada sobre a frase, ela teria respondido, que não se tratava de ofender Bolsonaro ou seu filho. O objetivo seria fazer os canadenses manterem seu bom índice educacional, e que a carreira diplomática era algo que o Canadá levava a sério. Ainda segundo o blog, dificilmente o povo canadense aceitaria algum desqualificado como embaixador no Canadá.

Rapidamente, diversos sites e blogs (a exemplo do “Brasil 247” e “Claudio Tognolli“) e contas no Twitter republicaram tal frase, viralizando-a. Entretanto, será que Sophie Trudeau realmente disse isso? Ela é a primeira-dama do país? Existe uma cidade chamada “New Scotland”, no Canadá? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! A “notícia” é um completo desastre. Sophie Trudeau não é a “primeira-dama” do Canadá. Ela teria esse título se seu marido, Justin Trudeau, fosse presidente daquele país. No entanto, Justin é o primeiro-ministro canadense. Logo, Sophie é considerada apenas esposa do primeiro-ministro. Além disso, “New Scotland” é o nome histórico de uma província canadense chamada “Nova Scotia” (“Nova Escócia”), não de uma cidade.

Para piorar de vez a situação, o blog alegou que a fonte da informação teria partido da “Rádio Ottawa”, mas não existe nenhuma rádio com esse nome no Canadá!

Não existe nenhuma “Rádio Ottawa” no Canadá.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A lista de problemas aumenta significativamente conforme a verificação de fatos avança. Por exemplo, a foto de Sophie Trudeau, utilizada pelo blog, foi tirada durante uma conferência chamada “Women Deliver 2019” realizada entre 6 e 9 de junho de 2019! A conferência não possuía nenhuma relação com o presidente Jair Bolsonaro.

A foto de Sophie Trudeau foi tirada durante uma conferência chamada “Women Deliver 2019”.

Outro detalhe é que Sophie Trudeau não participou da inauguração de nenhuma escola ou complexo universitário na Nova Escócia no dia 30 de julho deste ano. Não há nenhuma informação na mídia canadense ou internacional sobre isso. Aliás, nem mesmo há uma única foto ou vídeo do suposto evento em suas redes sociais.

Não é a Primeira Vez que o Blog “O Esquilo Político” Dissemina uma Notícia Falsa

Segundo o site Boatos.org, essa não é a primeira vez que o blog se vê envolvido na disseminação de conteúdo enganoso. No mês passado, foi mencionado que Sophie Trudeau teria comparado o atual presidente brasileiro ao “tiozinho do café”. Contudo, essa informação também é falsa!

Conclusão

A notícia é completamente falsa! Sophie Trudeau não fez nenhuma chacota sobre a indicação de Eduardo Bolsonaro como embaixador nos Estados Unidos. Tal informação foi originalmente disseminada por um blog chamado “O Esquilo Político”,  acostumado a inventar e disseminar notícias falsas.

Além disso, a autoria do blog é extremamente nebulosa, visto que, aparentemente, se trata de um perfil apócrifo. Esse é um esquema comumente utilizado por sites e blogs que propagam ataques e desinformação a respeito de políticos.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

19 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo