21.8 C
São Paulo
sábado, dezembro 4, 2021

Semente de goiaba germina no dente de paciente na China!

- Publicidade -

Dentista extrai um dente e descobre um broto de goiaba germinando dentro da cárie do paciente! Será verdade?

A notícia apareceu na web no final de fevereiro de 2013. De acordo com vários sites e blogs, um rapaz de 36 anos, se queixando muito de dor de dente, resolveu procurar o dentista. O doutor, então, concluiu que o mais certo seria uma extração e teve a maior surpresa!

O dente do paciente estava com um broto de goiaba! Com folha e tudo!

A explicação dada foi que o homem não tinha uma higiene bucal adequada. Ao comer a fruta, uma semente teria ficado presa dentro de uma cárie e acabou brotando dentro da boca do rapaz!

Na foto abaixo podemos ver o dente arrancado, com as folhas da planta à mostra:

Semente de goiaba brota dentro do dente de paciente! Verdadeiro ou falso? (Foto: Reprodução)
Semente de goiaba brota dentro do dente de paciente! Verdadeiro ou falso? (Foto: Reprodução)

 

Verdadeiro ou falso?

A história, como foi bem apontada por vários dos nossos leitores, possui alguns furos que dão margem a duvidas como, por exemplo:

  1. A notícia não revela o nome do paciente?
  2. A planta precisa de luz para germinar?
  3. Era necessário mesmo tirar o dente com planta?
  4. O fato teria ocorrido com um tailandês? Alguns sites disseram que isso aconteceu com um chinês, outros afirmaram que teria ocorrido com um tailandês…

Além dessas observações, gostaríamos de acrescentar mais uma pergunta:

5. As folhas não teriam sido mastigadas quando os dentes superiores e inferiores se encontravam?

Parcialmente real

- Publicidade -

Apesar dessas possíveis falhas no texto, estamos inclinados a acreditar que a historia (ou parte dela) seja real. No entanto, não deve ter sido bem assim que tudo aconteceu.

O fato do nome do paciente não ter sido revelado não compromete a veracidade da notícia. O rapaz pode ter, simplesmente, pedido sigilo. Afinal, seria uma vergonha ser chamado de “boca de adubo” por aí.

Quanto à dúvida em relação à germinação sem luz, é possível fazer brotar sementes com pouca luz. Demora mais tempo, mas é perfeitamente possível…

Outra possibilidade é que as folhas passaram a crescer mais rapidamente depois da cirurgia.

Outra questão levantada pelos leitores do E-farsas é o fato do dentista ter retirado o dente com planta e tudo. Para fazer uma extração, o dentista “abraça” o dente com algumas ferramentas como o fórceps (ou o boticão) e o remove segurando pelas laterais do dente, como podemos ver nas imagens abaixo, retiradas do site da Colgate:

remocao_e_extracao_de_dentes

 

O vídeo abaixo mostra uma animação feita por uma rede de notícias da Tailândia sobre o acontecido. Nele também podemos ver respondida nossa quinta dúvida sobre a planta não ter sido mastigada:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/omqjAyuoFfI” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Quanto ao fato das noticias desencontradas que atribuem diversas nacionalidades ao rapaz do dente germinado, não conseguimos determinar qual é a verdadeira. No entanto, no vídeo a seguir, veremos uma reportagem feita por uma TV chinesa onde o dentista, que parece ter sido o profissional que realizou a remoção do dente, explica o ocorrido:

 [iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/6ZIE5ZqSa7s” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Notícia requentada

É importante ressaltar que ambos os vídeos foram postados em dezembro de 2011, mas a historia só apareceu agora e vários blogs e sites publicaram como se a noticia fosse recente. Estranho, né?

Conclusão

História indeterminada e provavelmente real em alguns pontos! Acredito que o dentista não iria se expor tanto assim, sustentando uma mentira. Mas a semente pode ter brotado fora da boca do paciente, depois de extraído. De qualquer maneira, a notícia é de 2011 e, até hoje, não foi desmentida. Vamos continuar acompanhando. Ah! Continue usando fio dental e escovando os dentes direitinho, hein?

Colaborou conosco o leitor Clesio Lopes (que não é meu parente! rsrs).

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

17 COMENTÁRIOS

  1. Além de inútil, que extração mal feita, além do dente o tal dentista arrancou junto metade da boca do cara, rs… Fica difícil achar também que germinou depois do dente retirado, pois o crescimento da planta seria proporcional ao apodrecimento do bife que saiu junto com o dente.

  2. Acho bem possível. Tenho um amigo que o filho dele naquelas coisas que só criança faz, colocou um caroço de feijão no nariz, e ele estava germinando.

  3. Next Media Animation não é da Tailândia mas sim de Taiwan, e eles são conhecidos internacionalmente por fazer animações CGI(baseadas em notícias reais) engraçadas e bem-humoradas. E aconteceu mesmo na China ou próximo a ela, como podemos ver no outro vídeo.

  4. É possível sim. Já peguei um caso assim. lógico que com um broto bem menor, e se tratava de um paciente especial e respirador bucal.
    A extração do dente com o broto inteiro é totalmente possível. Muitas vezes esses dentes estão com grande mobilidade onde nem é necessário o uso de fórceps e sim uma simples alavanca. Ainda mais quando a estrutura dentária está comprometida.

  5. Aconteceu comigo ontem. Até agora não estou acreditando. O broto da semente da goiaba estava menor e estava formando no sulco gengival. Nunca vi isso antes. Não acreditoooooooo q vi isso!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui