Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Será que Renato Aragão demitiu motorista que o chamou de “Seu Didi”?

Renato Aragão teria demitido motorista que o chamou de "Seu Didi"! Será?

Cinema / TV

Será que Renato Aragão demitiu motorista que o chamou de “Seu Didi”?

Noticia que circula pela web afirma que o humorista global teria demitido um motorista da Globo por ele tê-lo chamado de “Seu Didi”! Mas será que isso é verdade?

Na penúltima semana de agosto, uma notícia se espalhou por blogs, sites de notícias e pelas redes sociais: O humorista Renato Aragão – criador do famoso personagem Didi dos Trapalhões – teria mandado embora um motorista da Rede Globo de televisão depois que ele (o motorista) o chamou de “Seu Didi”.

Ainda, de acordo com o texto, Renato Aragão teria perdido a paciência com o funcionário da emissora e teria dito “Não é seu Didi, é doutor Renato”.

Renato Aragão teria demitido motorista que o chamou de "Seu Didi"! Será?

Renato Aragão teria demitido motorista que o chamou de "Seu Didi"! Será? (foto: reprodução Facebook)

Essa história é verdadeira ou falsa?

Ao ler as diversas versões publicadas por aí, algumas dúvidas surgem:

  • Quem era o tal motorista?
  • Quando o fato teria ocorrido?
  • Em quais circunstancias teria acontecido o incidente?
  • Um funcionário da Rede Globo pode ser demitido pelo comediante?

Quem era o tal motorista?

Em todos os artigos postados sobre o assunto não é citado o nome do ex-funcionário. É claro que em alguns casos há a necessidade de se preservar a identidade dos envolvidos. No entanto, uma “injustiça” dessa já teria chamado a atenção da mídia (sensacionalista, principalmente) e o rapaz desempregado já teria aparecido nos programas vespertinos.

O fato é que, provavelmente, o ex-motorista talvez não exista!

Quando o fato teria ocorrido?

Como já mostramos várias vezes aqui no E-farsas, a maioria dos boatos eletrônicos não são datados. Podem ter ocorrido (ou terem sido inventados) ontem, há 2 anos ou há 20 anos. Como não existe a data do fato, quem lê a notícia pode achar que se trata de algo “fresco”.

Uma rápida busca na web mostra que há pelo menos 5 anos essa história ronda a web, como podemos ver no Yahoo Respostas:

Yahoo Respostas - Didi teria mandado um funcionário embora há 5 anos!

Yahoo Respostas - Didi teria mandado um funcionário embora há 5 anos! (reprodução: Yahoo Respostas)

Como se pode notar, a história de 5 anos atrás é muito parecida com a noticiada em agosto de 2012.

Semelhante a essa, podemos ver outro “depoimento” publicado em um comentário abaixo de um vídeo dos Trapalhões no Youtube. Detalhe: o comentário foi feito em 2011!

Youtube - Comentário sobre o Doutor Renato!

Comentário sobre o Doutor Renato em 2011! (reprodução: Youtube)

 

Também de 2011, encontramos outro depoimento no Orkut (sim, ele ainda existe) de alguém que tem um amigo cujo primo era empreiteiro de piscinas e também foi destratado por chamar o Renato Aragão de “Seu Didi”.

Comentário no Orkut sobre a suposta arrogância de Renato Aragão!

Comentário no Orkut sobre a suposta arrogância de Renato Aragão! (reprodução)

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Note que, no depoimento acima, foi utilizada a velha “técnica” conhecida dos boatos: O fato teria acontecido com o primo de um amigo de um conhecido. Nunca acontece com a própria pessoa, que estranho, né?

Também encontramos depoimentos semelhantes em postagens de blogs em 2008, 2009, 2010…

As dúvidas são: Será que todas essas histórias são reais? Será que o comediante demitiu vários funcionários desde 2007?

Em quais circunstancias teria acontecido o incidente?

Não temos mais nenhuma informação sobre o ocorrido. Só podemos nos basear no que está sendo espalhado na internet. Se houve mesmo uma demissão (ou várias demissões ao longo dos anos, no caso), quais as circunstancias que levaram a tais atos? Será que houve alguma briga antes, e o Doutor Aragão estava apenas no aguardo de alguma coisa que ele julgasse ser uma “falta de respeito” para, então, mandar o(s) sujeito(s) para o olho da rua?

Difícil saber…

Um funcionário da Rede Globo pode ser demitido pelo comediante?

Essa é outra questão interessante: Será que o “Seu Didi” poderia demitir um funcionário da Rede Globo? Em algumas versões, o motorista seria um contratado da rede de TV. Em outras versões, o motorista seria particular de Renato Aragão.

De qualquer maneira, fica aí a dúvida sugerida no começo dessa pesquisa: Cadê esse ex-funcionário? Ele não entrou na justiça contra a emissora ou contra o próprio Renato Aragão?

Origem

A versão de 2012 foi publicada pela jornalista Fabíola Reipert em seu blog no dia 24 de agosto. Ela também não dá muitos detalhes sobre o assunto, apenas conta que “Renato Aragão teve a coragem de demitir um de seus motoristas que o chamou de ‘Seu Didi’!”.

Fabíola Reipert mentiu? Talvez, não! Ela também pode ter acreditado nessas lendas da web. Ou ainda, pode ser que essa história seja verdade mesmo e o Doutor Renato tenha essa mania de mandar embora um funcionário por ano. Ou ainda, Fabíola pode ter se confundido nas datas e achou que uma notícia antiga tenha acontecido há poucos dias.

O fato é que a escritora Rosana Hermann foi uma das primeiras pessoas que perceberam que notícia era antiga e postou em seu Twitter:

 

No dia seguinte, Fabíola Reipert bateu o pé em uma nova postagem e afirmou que a história é real. Segundo ela, isso pode ter acontecido mais vezes e em outras épocas “a fama de arrogante do humorista é antiga” – diz Fabíola Reipert em seu blog.

Seu Didi, em sua defesa

No mesmo dia em que a história se espalhou pelas redes sociais, o site do jornal da Folha conversou com Renato Aragão sobre a tal demissão e o trapalhão negou o ocorrido. Didi afirmou que não tem como mandar embora um funcionário da Rede Globo, que adora ser chamado de “Didi” e que seus empregados trabalham para ele há mais de 20 anos e que todos estão satisfeitos.

Conclusão

Provavelmente, a história é falsa! No mínimo, pode ser um “remake” de alguma notícia antiga (que deve ser falsa).

Sites citados

 

Continue lendo
63 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo