Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Telamonia dimidiata: A aranha venenosa do vaso sanitário!

Telamonia Dimidiata - a aranha que ataca nos vasos sanitários! Será?

Animais

Telamonia dimidiata: A aranha venenosa do vaso sanitário!

Será que a história da aranha listrada que matou 3 mulheres que usaram o mesmo vaso sanitário na Flórida é real?

Há poucos dias começamos a receber a história de que 3 mulheres haviam morrido na Flórida, nos EUA, depois de usarem o mesmo vaso sanitário. De acordo com o texto, a causa da morte seria a picada de uma aranha chamada Telamonia dimidiata.

A primeira coisa que chama a atenção no texto é a falta de alguns dados importantes como, por exemplo, o nome das vítimas. No mesmo e-mail, o artigo cita também um advogado que teria morrido depois de uma picada da tão venenosa aranha.

Telamonia Dimidiata - a aranha que ataca nos vasos sanitários! Será?

Telamonia Dimidiata - a aranha que ataca nos vasos sanitários! Será?

Outro fato importante que não foi mencionado no texto são as datas dos ocorridos! Quando as três mulheres morreram? E o advogado, quando faleceu?

Textos sem datas podem circular por anos pela web e quem os recebe pela primeira vez (e não sabe se é verdade ou mentira) tem a impressão de que a notícia é nova!

Leia esse trecho da notícia:

Mediante isso, um toxicólogo do Departamento de Saúde, lembrando de um artigo que tinha lido, dirigiu-se para os banheiros do restaurante…

Quem seria o toxicólogo do Departamento de Saúde? Como é o nome dele? Qual seria o artigo que ele havia lido para ter a idéia de dirigir-se aos banheiros?

Isso nunca saberemos…

O restaurante Oliver Garden realmente existe, mas não há nenhuma notícia afirmando que tal fato teria acontecido lá (somente os vários sites e blogs que apenas reproduziram o tal e-mail).

Procurando por “Telamonia dimidiata” no Google, acabamos caindo na Wikipedia que, na sua versão em português, apenas diz que:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“Telamonia dimidiata é um tipo de aranha asiática. Se tornou famosa por causa de um boato que lhe atribuía características diferentes das que lhe são peculiares, como viver em vasos sanitários.”

A Wikipédia em inglês afirma que:

…é uma aranha saltadora encontrada em florestas tropicais asiáticas… em Singapura, Indonésia, Paquistão, Índia… e não são venenosas

Origem

É claro que não podemos ficar somente com a Wikipédia como fonte. Por isso, fomos à busca de novas pistas sobre a origem dessa notícia.

No site da Universidade da Califórnia descobrimos que essa história não é nova! De acordo com a postagem na página da Universidade – atualizada em dezembro de 2004 -, a notícia das mortes por picada de aranha em vasos sanitários surgiu em 2003, mas é uma versão de outra história mais antiga – de 1999.

A primeira versão tinha um tom humorístico e vinha com várias pistas para que o leitor descobrisse que se tratava de uma farsa. Já na segunda versão (ou versões) foram acrescentados o nome do restaurante e outros detalhezinhos que deram ao texto um teor mais “sério”, porém igualmente falso!

A aranha “vilã” da primeira versão se chamava “arachnius gluteus” e foi substituída pela telamonia. O mesmo aconteceu com o nome do restaurante, que também foi mudado.

Segundo o site Truth or Fiction, há muitas versões dessa mesma notícia falsa circulando por aí. Além do inglês, o boato existe também em espanhol, francês e até em italiano!

Apesar de aranhas gostarem de viver em locais escuros, o vaso sanitário não é um bom lugar para elas devido aos produtos químicos usados para limpeza. Caso o banheiro não esteja limpo, aí nem é bom usar mesmo, mas por outros perigos!

Conclusão:

Pode ficar tranquilo! A picada da aranha Telamonia dimidiata não causa a morte de humanos.

Sites pesquisados:

Continue lendo
14 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo