Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Três adolescentes morreram após serem vacinados contra a COVID-19 em São Paulo?

Falso

Três adolescentes morreram após serem vacinados contra a COVID-19 em São Paulo?

Três adolescentes morreram após serem vacinados contra a COVID-19 em São Paulo?

Fomos questionados por inúmeros leitores a respeito de um vídeo que circula nas redes sociais sobre a suposta morte de três adolescentes após terem recebido uma dose da vacina contra a COVID-19, produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, oficialmente chamada de CoronaVac.

Também conhecida popularmente (muitas vezes de forma pejorativa) como “vacina chinesa”, essa vacina começou a ser testada em voluntários no Estado de São Paulo no dia 21 de julho de 2020!

No entanto, de acordo com uma senhora chamada “Flávia Mollokay”, que alega morar em Portugal, três adolescentes (13, 16 e 18 anos) teriam morrido após tomar essa vacina em São Paulo! Somente o vídeo de uma transmissão ao vivo, que foi publicado no canal dessa senhora, no YouTube, no dia 9 de setembro de 2020, já obteve mais de 88 mil visualizações.

Captura de tela mostrando o vídeo da transmissão ao vivo do canal de uma senhora chama Flávia Mollokay.

Entretanto, será que essa história é real? Isso faz algum sentido? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Em primeiro lugar, é bom deixar claro o perfil dos voluntários que fazem parte dos testes envolvendo, por exemplo, a CoronaVac: profissionais de saúde, da rede pública ou privada, com mais de 18 anos, e que precisam estar no atendimento direto dos pacientes com COVID-19. Portanto, dizer que três adolescentes morreram após tomar a vacina já seria completamente questionável e enganoso.

Há uma página, inclusive, onde voluntários podem se cadastrar. Ao responder que você não é maior de 18 anos, por exemplo, o cadastro é interrompido.

Ao responder que você não é maior de 18 anos, por exemplo, o cadastro é interrompido.

Em segundo lugar, em resposta a agência de checagem “Aos Fatos”, o Instituto Butatan afirmou que “todos os voluntários são monitorados pelos 12 centros de pesquisas e até o momento não foi reportado nenhum efeito colateral grave, muito menos óbito”. Diga-se de passagem, nenhum voluntário que participou de estudos clínicos realizados na China, independente da idade, veio a óbito até o último relatório apresentado no dia 9 de setembro de 2020.

O site de checagem “Boatos.org” também verificou essa informação e obteve uma nota da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dizendo que “não há relato de evento adverso como este descrito no vídeo. Trata-se de um crime contra a saúde pública a difusão deste conteúdo.

E as Provas?

Em terceiro e último lugar, em nenhum momento a senhora que aparece no vídeo apresenta provas daquilo que disseminou. Ela não fornece quaisquer nomes ou informações mais concretas sobre aquilo que “a irmã de uma amiga teria lhe contado numa ligação.

No vídeo ela relata, irresponsavelmente, que os três filhos adolescentes da irmã da amiga tiveram diversas reações e vieram a óbito após tomarem uma vacina contra a COVID-19, mas fica bem claro que ela não tem praticamente nenhuma informação confiável sobre aquilo que relata.

Um Detalhe Importante

Num determinado momento do vídeo, essa senhora diz não saber o laboratório responsável pela vacina, mas em seu perfil Facebook ela deixou isso bem claro (arquivo).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Num determinado momento do vídeo, essa senhora diz não saber o laboratório responsável pela vacina, mas em seu perfil Facebook ela deixou isso bem claro.

De qualquer forma, também vale destacar que a chamada “vacina de Oxford” também não permite voluntários menores de 18 anos, mesmo após uma recente ampliação.

Um Segundo Vídeo de Acusações Contra Agências de Checagem

Aparentemente, essa senhora não gostou nada de ter seu relato desmentido publicamente e passou a atacar as agências de checagem. Numa outra transmissão ao vivo, que acabou sendo publicada em seu canal (com uma repercussão muito menor que o primeiro vídeo), ela propagou inúmeras informações falsas. Entre elas estava a que o governador de São Paulo teria fingido tomar a CoronaVac.

Em primeiro lugar, o governador de São Paulo, João Dória Jr., de fato, não tomou a CoronaVac. Não porque ele não quis, mas porque ele não atendia aos pré-requisitos para se candidatar a voluntário. Aliás, o boato que estava circulando era justamente o oposto, ou seja, que o governador de São Paulo tinha tomado a vacina, e que por isso tinha contraído o novo coronavírus.

Isso é falso, porque o vídeo que circulou era antigo e mostrava o governador sendo vacinado contra a gripe, em março de 2020.

Em segundo lugar, embora tenha alegado no vídeo que tinha boa memória, essa senhora confundiu o próprio boato que disseminou! Isso porque o boato que ela fez referência era sobre um vídeo de uma voluntária, cuja alegação era que ela não teria tomado a CoronaVac.

Na verdade, o vídeo em questão retratava uma simulação voltada tão somente ao registro audiovisual por parte da imprensa. A aplicação da vacina ocorreu em um outro momento que foi registrado pela Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo.

Nós fizemos um artigo de checagem sobre esse vídeo, que vocês podem conferir abaixo:

Vídeo prova que voluntária não tomou uma vacina contra a COVID-19 em SP?

Conclusão

Falso! Ao contrário do que essa senhora relatou, não há participantes menores de 18 anos envolvidos nos testes da CoronaVac. Além disso, de acordo com o Instituto Butantan, todos os voluntários são monitorados pelos 12 centros de pesquisas e até o momento não foi reportado nenhum efeito colateral grave, muito menos óbito.

Em terceiro e último lugar, essa senhora não apresentou nenhuma prova concreta sobre aquilo que disseminou de maneira irresponsável nas redes sociais, mas tão somente um suposto relato passado numa ligação da irmã de uma amiga. Portanto, tomem sempre muito cuidado com esse tipo de narrativa.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

20 Comentários

20 Comments

  1. Gustavo

    15 de setembro de 2020 em 9:29

    O país está ferrado com esse tipo de gente…

    • Vaskow

      15 de setembro de 2020 em 12:58

      Então senhoras e senhores, quem está mentindo, essas mideas de supostas checagens de Fakenews de mideas sócias que tem cunho fascistas pró comunismo e socialismo ou até mesmo pagas por provedores o relato aí descrito são dos supostos parentes. Se expliquem aí.

      • Marco Faustino

        15 de setembro de 2020 em 13:35

        Se você considera tais capturas de tela repletas de borrões, desconexas e anônimas como prova de alguma coisa, é melhor rever os seus conceitos. Peça para ela mostrar atestados de óbitos, boletins de ocorrência, provas que tais vacinas foram aplicadas em menores de idade, além de documentos oficiais que comprovem o que ela está relatando. Se ela tiver e apresentar isso publicamente, voltamos a conversar. Caso contrário, não nos faça perder tempo com essa baboseira.

        Aliás, ela não vai apresentar, porque tais vacinas não são aplicadas em menores, os testes são rigorosamente controlados, e não há exigência alguma de tomar vacina em fase de testes para viajar ao exterior.

      • Alexandre Mendes

        16 de setembro de 2020 em 9:42

        É serio isso que esse cara postou? Só posso crer que é zoeira pra aparecer

        • Leo

          17 de setembro de 2020 em 17:35

          É idolatria ao “minto”

  2. Marcos L

    15 de setembro de 2020 em 17:29

    É realmente assolador realizar a ignorância que aflorou no país – e no mundo. O idiota tem voz, e viraliza. A ciência, os fatos, a racionalidade ficam em segundo plano.
    Parabéns Marco pelo trabalho tentando – mesmo que com o pequeno facho de luz de uma lanterna – iluminar um pouco da obscuridade e ignorância que prevalece.

    • Marco Faustino

      15 de setembro de 2020 em 17:36

      Obrigado pelas palavras, Marcos! O E-farsas assim como as outras agências de checagem trabalham arduamente para tentar proporcionar um conteúdo de qualidade, e mostrar que muito daquilo que circula nas redes sociais não é exatamente aquilo que as pessoas pensam.

      • Denise

        22 de setembro de 2020 em 9:24

        Qual país?? Se nao me engano ela é portuguesa.

        • Marco Faustino

          22 de setembro de 2020 em 10:03

          Olá Denise! Essa senhora alega morar em Portugal, mas é brasileira. Seu relato sem nenhuma comprovação ou fundamento é referente ao Brasil.

        • americo

          22 de setembro de 2020 em 10:45

          Nao e Portuguesa mas sim Brasileira, cantava ai em um bar, viveu em Iguaba grande e depois veio para Buzios RJ com um portugues, nao tina onde cair morta, vive atualmente em Portugal na cidade de Aveiro na casa da mae de seu companeiro, nao e formada em nada, provalvelmente esta a viver a custa das lives , mente sem pudor para atingir seus fins, so quem a conece.

  3. Alexandre Mendes

    16 de setembro de 2020 em 9:51

    Rapaz vc entra no canal da desgraçada e é um show de horrores

  4. Covi Ado Ndoca

    16 de setembro de 2020 em 20:17

    “É realmente assolador realizar a ignorância que aflorou no país…” Total apoio! Principalmente durante e após o legado PT que transformou algumas possíveis boas pessoas em pobres coitados alienados.

    • Lah Men Tável

      16 de setembro de 2020 em 21:05

      Total apoio! Principalmente durante o legado BOZO que transformou algumas possíveis boas pessoas em pobres coitados alienados. Pior ainda, mostrou que as “pessoas de bem” são uns bandidos hipócritas, homofóbicos, racistas, xenófobos, misóginos… e o pior, são pobres que acham que fazem parte da elite. Os famosos PDD, que ainda vêm defender o “minto” na internet.

    • Lucho

      21 de setembro de 2020 em 18:58

      E gado de youtubeiro acha que tem moral para falar alguma coisa. Maldita inclusão digital.

      • Lah Men Tável

        21 de setembro de 2020 em 20:03

        Nem perde seu tempo, Lucho. Esse imbecil é um troll que fica usando vários nicks pra defender o “Minto”, mas não passa de um imbecil acéfalo.

  5. Pingback: CARTÓRIOS REGISTRAM AGOSTO COM MAIS MORTES NA SÉRIE HISTÓRICA INICIADA EM 2002 – Blog do Cardosinho

  6. Pingback: É falso que irmãos morreram após se vacinarem contra a covid-19 - Nordeste em Foco

  7. Pingback: É falso que irmãos morreram após se vacinarem contra a covid-19 - Bahia em Foco

  8. Pingback: É falso que irmãos morreram após se vacinarem contra a covid-19 - Notícias Alagoas

  9. americo

    22 de setembro de 2020 em 10:54

    So para quem a conece, alta sociedade , formada, nada disso, so nao entendo como as autoridades nao fazem nada contra o crime na saude publica e os responsaveis pelas redes sociais nao fazem nada, triste as pessoas serem enganadas por uma carlatona.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo