Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um cachorro viajou 100 km para morder seu ex-dono que o abandonou?

Animais

Um cachorro viajou 100 km para morder seu ex-dono que o abandonou?

Um cachorro viajou 100 km para morder seu ex-dono que o abandonou?

Recentemente, fomos questionados por um usuário em nosso grupo, no Facebook, sobre uma notícia mais do que inusitada. A manchete dizia que um cachorro teria viajado cerca de 100 km, entre as cidades de Atibaia e Campinas, no interior do Estado de São Paulo, simplesmente para morder seu ex-dono. O motivo? Raiva por ter sido abandonado.

O usuário nos enviou um endereço referente ao site de notícias “RDFoco”, que por sua vez alegou que a fonte da informação seria o “G1” — o portal de notícias da Globo.

Captura de tela mostrando um trecho da notícia veiculada pelo site “RDFoco”.

A notícia foi veiculada pelo “RDFoco” no início de janeiro de 2019, ou seja, há quase um ano! Curiosamente, no entanto, o site não apontou quaisquer endereços relacionados ao “G1”, que pudessem comprovar que tal notícia tivesse sido disseminada pelo portal. Além disso, o texto era extremamente precário. Não foi mencionado o nome do proprietário do cão, do próprio cão, de moradores locais, entre outros detalhes. Havia apenas uma única foto de um cão, mas aparentemente genérica. E, quando esse tipo de situação acontece, geralmente…

Enfim! Será que essa história é realmente verdadeira? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Toda essa história foi “originalmente” inventada por um site de cunho humorístico chamado “There is News” (TIN) em 17 de junho de 2018! O site deixa bem claro que o material publicado é apenas para fins de entretenimento, e que o conteúdo é meramente ficcional, ou seja, não corresponde a realidade!

Toda essa história foi “originalmente” inventada por um site de cunho humorístico chamado “There is News” (TIN) em 17 de junho de 2018.

O site deixa bem claro que o material publicado é meramente ficcional, ou seja, não corresponde a realidade!

Na notícia “original”, que possui requintes de detalhes e um toque bem dramático, um cachorro da raça Golden Retriever teria sido abandonado pelo seu dono em Albuquerque, no Estado do Novo México, nos Estados Unidos. Após nove dias ambos teriam se reencontrado e o cachorro acabou mordendo o dono (ou ex-dono) por raiva de ter sido abandonado. Nesse caso, o cachorro teria sido adotado por uma nova família e o ex-dono ido parar num pronto-socorro. Uma história igualmente inusitada, é claro, mas ainda assim falsa.

No entanto, você deve estar se perguntando: como essa história ganhou força aqui no Brasil e por qual motivo atribuíram ao G1? É justamente isso que vamos tentar explicar a partir de agora!

Tentando Entender a Disseminação Dessa História no Brasil

Quase sempre tento mostrar a vocês o mapa da mentira, ou seja, como uma história nasce e ganha força até chegar ao seu conhecimento. Nesse caso, essa história teve um generoso impulso da página “Fatos Desconhecidos”, no Facebook, em 22 de novembro de 2018 (1 | 2). Ela foi a principal responsável por disseminar a versão “original” dessa história para usuários brasileiros.

A página “Fatos Desconhecidos”, no Facebook, foi a principal responsável por disseminar a versão “original” dessa história para usuários brasileiros.

A publicação da “Fatos Desconhecidos” já obteve cerca de 7,8 mil compartilhamentos e 23 mil reações. Ironicamente, para tentar dar credibilidade a informação, a própria página comentou e inseriu um link encurtado, que redireciona justamente para o site humorístico “There is News”!

A situação é tão bizarra que a maioria das pessoas não notou o problema e ainda elogiou a página por mencionar a fonte! Ainda que fraudulenta!

Ironicamente, para tentar dar credibilidade a informação, a própria página comentou e inseriu um link encurtado, que redireciona justamente para o site humorístico “There is News”!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Essa História Foi Publicada pelo “G1”?

Nada indica que essa história tenha sido publicada pelo “G1”! Para vocês terem uma ideia, não encontramos nenhum site que tivesse apontado para o suposto endereço da fonte da notícia! Então, como o “G1” foi envolvido nessa história? Muito provavelmente, em algum momento da linha do tempo, alguém se deparou com a narrativa anterior e forjou uma captura de tela (o famoso “print”), transformando-a em “meme”, e disseminou como se tudo tivesse sido publicado pelo portal de notícias da Globo.

Aparentemente, esse “meme” surgiu/viralizou no Twitter e acabou sendo impulsionado por algumas contas com números expressivos de seguidores (a exemplo da “Chicorno Liro” (desativada), “Catioro Reflexivo” e “Bichinhos Fofinhos Demais“). Portanto, é possível que algum site tenha simplesmente copiado a manchete, criado uma narrativa em cima dela, e o resultado prático disso é a nova versão que vemos circulando até hoje. Entenderam a dinâmica?

Captura de tela mostrando o tuíte do usuário “Chicorno Liro” no dia 2 de janeiro de 2019.

Outra captura de tela dessa vez mostrando o tuíte do usuário “Catioro Reflexivo” em 3 de janeiro de 2019.

Mais uma captura de tela dessa vez mostrando o tuíte do usuário “Bichinhos Fofinhos Demais”, também em 3 de janeiro de 2019.

E a Foto do Cachorro?

Essa foto circula há anos na internet! Numa rápida pesquisa a encontramos numa publicação datada de 2014, de um blog hispânico chamado “Amigos del Perro”! O texto não faz nenhuma referência a quaisquer animais abandonados ou que tenham mordido seus donos.

Numa rápida pesquisa a encontramos numa publicação datada de 2014, de um blog hispânico chamado “Amigos del Perro”!

Entretanto, ela é ainda mais antiga! Ela aparece creditada a fotógrafa Yvonne Stepanow, moradora do Arizona, nos Estados Unidos, que fez o upload dessa foto num repositório de imagens chamado “Free Images”. Ao analisarmos a foto com a ajuda do site “Foto Forensics” há um forte indicativo que ela tenha sido tirada em 13 de julho de 2004!

E, novamente, não há nenhum indicativo que se trata de um animal abandonado ou que tenha mordido seu dono.

Foto creditada a fotógrafa Yvonne Stepanow.

Ao analisarmos a foto com a ajuda do site “Foto Forensics” há um forte indicativo que ela tenha sido tirada em 13 de julho de 2004!

Conclusão

Falso! Toda essa história foi “originalmente” inventada por um site de cunho humorístico chamado “There is News” (TIN) em 17 de junho de 2018! O site deixa bem claro que o material publicado é apenas para fins de entretenimento, e que o conteúdo é meramente ficcional, ou seja, não corresponde a realidade!

Entre o fim de 2018 e início de 2019, algum brasileiro simplesmente criou uma nova versão para essa história ficcional e forjou uma captura de tela como se o caso tivesse sido publicado no “G1”. No entanto, não há nenhum indício que tal publicação tenha, de fato, ocorrido. Diversas contas no Twitter republicaram essa falsa captura de tela e sites de notícias simplesmente passaram a divulgar essa nova versão como se fosse um caso verdadeiro.

Esse artigo mostra claramente a evolução de uma mentira ao longo do tempo, e como a ausência de uma verificação minimamente cautelosa por parte dos envolvidos foi extremamente prejudicial para as únicas pessoas que realmente deveriam importar: os leitores.

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

2 Comentários

2 Comments

  1. Maria Gentile

    16 de janeiro de 2020 em 13:28

    Não sei se é fake News, mas adoraria que acontecesse isso com todos os tutores que abandonarem seu doguinhos.

  2. legendarysnake

    7 de agosto de 2020 em 23:38

    Eu vi essa notícia no app de meme ifunny, e sei lá, já que é um app de humor eu suspeitei que fosse falsa mas agora ao ler aqui só confirmei. Lá tem muita fake news para propósito de humor.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo