today-is-a-good-day
20.4 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Um menino de 4 anos cortou os pulsos em Goioerê por causa da Momo?

- Publicidade -

É verdade que um menino de quatro anos de idade e morador de Goioerê tentou se matar por influência dos vídeos onde aparece a Momo?

A notícia surgiu em alguns sites e blogs – e também nas redes sociais – na segunda quinzena de março de 2019 e deixou muita gente preocupada. De acordo com o texto, um menino de quatro anos de idade teria tentado se matar e a sua tentativa de suicídio teria sido influenciada por vídeos onde aparece a Momo. O caso teria ocorrido em um bairro no município de Goioerê (PR) e o menino, além disso, teria agarrado o pescoço do pai com muita força, em uma tentativa de enforcá-lo!

A família, segundo o que diz na reportagem, teria descoberto que os vídeos de conteúdo infantil que o menino assistia eram interrompidos pela Boneca Momo, com cenas que ensinam a prática do suicídio às crianças.

Será que isso é verdade ou mentira?

Menino teria tentado se matar por influência da Momo! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatApp)

Verdade ou mentira?

O texto que se espalhou também nos grupos de WhatsApp não dá muito detalhes que tornariam mais fácil a verificação dos fatos nele relatados. É muito vago nos dados que realmente importam e bastante detalhista onde não precisava (e não deveria) ser.

Por exemplo, a matéria afirma que o fato teria ocorrido “há poucos dias”, mas não diz quando exatamente.

Mesmo o nome da criança sendo ocultada, outros nomes deveriam constar na matéria como, por exemplo, em qual hospital o menino foi atendido (se é que foi levado a um hospital), ou qual o nome do delegado que está cuidando do caso (sim, casos como esse geralmente envolvem a Polícia).

Já os detalhes de como o menino teria tentado se matar, recomenda-se ocultar ou omitir esses dados. Essa recomendação faz parte de um manual que foi elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para os jornalistas. A mídia é aconselhada a fazer uma cobertura cuidadosa ao noticiar o assunto e isso, segundo o que a OMS apurou, ajuda – dentre outras coisas – a não “dar ideias” para outras pessoas. A seguir, listamos 6 atos que os jornalistas não devem cometer ao cobrir casos de suicídios e mais 6 deveres desses profissionais:

6 instruções do que fazer quando cobrir suicídio

  • Trabalhar em conjunto com autoridades de saúde na apresentação dos fatos.
  • Referir-se aos casos de suicídio como “consumado”, não como “bem sucedido”.
  • Apresentar somente dados relevantes, em páginas internas de veículos impressos.
  • Destacar as alternativas ao suicídio.
  • Fornecer informações sobre números de telefones e endereços de grupos de apoio e serviços onde se possa obter ajuda.
  • Mostrar indicadores de risco e sinais de alerta sobre comportamento suicida.

6 instruções do que NÃO fazer ao cobrir suicídio

  • Não publicar fotografias do falecido ou cartas suicidas.
  • Não informar detalhes específicos do método utilizado.
  • Não fornecer explicações simplistas.
  • Não glorificar ou fazer sensacionalismo sobre o caso.
  • Não usar estereótipos religiosos ou culturais.
  • Não atribuir culpas.

Origem

Procuramos em jornais locais (em Goioerê) sobre o assunto e não encontramos nada a respeito. O site VVale, a exemplo de vários outros, publicou o texto da suposta tentativa de suicídio do garoto citando como fonte o site Massa News.

- Publicidade -

O site Massa News, por sua vez, apenas copiou o texto do site Goio News, que não cita nenhuma fonte e parece ser a fonte de todos os outros sites que publicaram a mesma notícia.

O site BHAZ, afirmou que uma menina se matou no Mato Grosso do Sul e que um garoto cortou o pulso superficialmente no Paraná, no dia 09 de março de 2019. No entanto, o site não dá mais detalhes sobre o fato e parece tê-lo usado apenas como exemplo.

O YouTube Kids está sendo invadido por vídeos da Momo ensinando o suicídio?

Segundo o que se espalhou na internet na segunda quinzena de março de 2019, a plataforma de vídeos infantis do YouTube estaria sendo invadido por vídeos aparentemente normais, mas com trechos inseridos neles mostrando a boneca Momo ensinando as crianças como cometer suicídio. O caso causou uma histeria coletiva, tornando o assunto um dos mais comentados no Brasil.   

Em um artigo que vamos publicar ainda hoje você vai descobrir que o assunto não é bem assim. Aguarde!

Esse artigo de 2014 do Terra, por exemplo, mostra que mutilação é um indício forte de depressão (no artigo, tratado como “tristeza”).

Atualização 19/03/2019

O portal Massa News entrou em contato conosco explicando que teria falado com exclusividade com a mãe do garoto e que ela teria confirmado a ocorrência do incidente. O link que o Massa News no enviou, no entanto, é de uma matéria de um site terceiro (parceiro deles, segundo o Massa News), que afirma ter falado com a mãe do menino.

A matéria do site Catve (parceiro do Massa News) afirma que a mãe do menino que teria cortado os pulsos disse que os cortes foram superficiais e que, após uma discussão, o menino tentou estrangular o pai.

Infelizmente, continuamos sem provas do ocorrido e tampouco alguma ligação entre a suposta automutilação do garoto e os vídeos do Momo. De acordo com a Catve, a mãe do garoto não o levou ao hospital e nenhuma autoridade foi notificada. Portanto, sem provas, isso continua sendo um boato!

Conclusão

Não há provas de que um menino de quatro anos tenha cortado os pulsos em Goioerê e menos provas ainda de que o garoto (caso isso seja verdade) tenha sido influenciado pela Momo. Todavia, preste atenção nos seus filhos, pois não é uma simples boneca que pode levá-los ao suicídio, mas a depressão, que é uma doença séria e quem a tem precisa de tratamento!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

17 COMENTÁRIOS

  1. Sou do Paraná e tenho uma amiga que mora em Goio-ere, hoje falei com ela, ela confirmou que a história corre por toda a cidade, entrou em contato com um amigo dela que trabalha no Hospital da cidade, e infelizmente procede a informação, que um menino de 4 anos tentou o suicídio cortando os pulsos, realmente a história esta truncada mas devido a não terem divulgado maiores informações com o objetivo de proteger a criança e a família.
    só não tem a informação se realmente foi por conta do tal MOMO

    • Pode ser que um garoto ten ha tentado se matar nessa cidade mas ai, algum espirito de porco aproveitou e usou a historia da boneca apra espalhar a fake news

      • Estão aumentando as coisas ele não tentou se matar simplesmente cortou o braço um corte superficial e a família acredita q foi por influência de vídeos q ele assistia resolveram divulgar pra alertar outros pais para tomarem cuidado

    • Paulo Fernando, sua amiga mentiu para você, não existe relato algum em hospital, e se existisse o hospital teria que ter acionado a polícia, e nem a polícia daqui e Goioerê e muito menos o Conselho Tutelar tem conhecimento do ocorrido. Sou de Goioerê, e até hoje ninguém sabe quem é a suposta criança ou família, e olha que a cidade é super pequena.

    • Como vcs podem dizer q mentira o caso do menino de 4 anos , a matéria de vcs q é mentirosa pq na matéria feita pelo site da cidade fala q a mãe acredita q foi por influência da momo uma vez q o menino ficava muito tempo celular vcs falam q ele tentou se matar estão destorcendo o caso pois ninguém disse isso ele cortou o braço um corte superficial e por isso não foi levado ao hospital estou falando pq conheço a família e tenho bastante proximidade deles então sei do q estou falando diferente de vcs

      • mentira que vc conhece. Se conhecesse pq não fala para a pessoa ir na delegacia conversar com o Dr Anderson Romão, ou ir no Forum, pois seria a única criança que teria tentado se matar. O site mentiiu e vc mente. Eu também sei do que estou falando. E avisa esta família (que não existe) para ir no Forum (fica ao lado da Prefeitura, para te ajudar) e falar sobre o caso, pois assim conseguem fazer investigação contra o yotube.

  2. Saiu uma reportagem em que procuraram o autor desta matéria, e ele desconversou, dizendo que a família era amiga dele, e eles não queriam se identificar nem falar mais nesse assunto. Ou seja, é muito provável que seja invenção do autor, para vender mais jornais.

  3. Não duvido de mais nada.
    Tive que tirar o app talking Tom do meu smartphone, por conta de imagens de pornografia que apareciam do nada. O depoimento do Paulo Fernando me impressionou, pois ele teve contato com quem mora na cidade e não está comprometida com a imprensa.

      • Muita informação desencontrada, né? O Massa News (que disse ter falado com a mãe do menino, mas na verdade apenas copiou o texto de outro site que afirma ter falado com a mãe) disse que a mãe nem levou o filho ao médico!

  4. Gilmar sou daqui de Goioerê, e sei do que estou falando. Moro no Jardim Curitiba, no mesmo bairro que esta suposta criança mora. E nós daqui do bairro não estamos sabendo de nada, nem ninguém da cidade. Pensa a cidade tem 28 mil habitante, você acha que ninguém iria ficar sabendo? O mais engraçado é que aqui tem outros meios de comunicação é só este site que ficou sabendo e divulgou, me poupe. Isto só serviu para dar ibope pra eles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui