Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Um pastor reviveu um bebê morto, durante culto na Nigéria?

Falso

Um pastor reviveu um bebê morto, durante culto na Nigéria?

Será verdade que um pastor conseguiu trazer de volta à vida uma criança nigeriana de 6 meses de idade durante um culto em sua igreja?

O vídeo apareceu no Facebook no dia 10 de fevereiro de 2016 e mostra um homem segurando uma criança no colo e, após algumas preces, teria conseguido ressuscitar o bebê ali, diante dos fieis!

O filme tem cerca de 3 minutos e mostra a criança sem vida nas mãos do pastor que a coloca nos degraus da igreja e, após jogar um liquido na cabeça do bebê, esse abre os olhos, para a alegria de todos os presentes.

Será que essa notícia é real? Será que esse vídeo que já teve mais de 2,5 milhões de visualizações apenas em um dos inúmeros perfis onde foi publicado é verdadeiro ou falso?

 

Verdadeiro ou falso?

Quando notícias como essa aparecem no nosso grupo do Facebook, sempre ficamos meio receosos em publicar nossas pesquisas a respeito aqui no E-farsas. Em primeiro lugar, porque estamos lidando com um tema extremamente polêmico. Muitas pessoas acreditam piamente que o pastor (no caso, esse pastor) possui poderes maiores do que os do seu deus (seja ele qual for), pois se Deus quisesse que a criança tivesse morrido mesmo, não teria deixado um pastor “passar por cima da sua ordem”.

Além disso, fica quase impossível fazermos uma análise imparcial do assunto sem que alguns leitores fiquem com a impressão de que o E-farsas estaria se apoiando em suas próprias crenças.

No entanto, que fique bem claro aqui: Não temos a intenção de denegrir nenhuma religião ou credo, mas você também vai concordar que as cenas, depois de analisadas, mostram que houve aqui uma grande encenação!

As cenas foram filmadas durante um culto religioso ministrado pelo pastor nigeriano Chris Okator no dia 07 de fevereiro de 2016. Okator, é bastante conhecido no país e seus cultos reúnem muitos fieis.

Ele possui até uma página na Wikipédia, mas como podemos ver, ele foi inserido lá sem que fossem respeitadas as diretrizes da enciclopédia colaborativa. Não há nenhum link dentro da Wikipédia que aponte para esse verbete, além da falta de links que atestem a veracidade das informações postadas lá. Da maneira como o artigo foi escrito, é possível se perceber claramente que trata-se de uma propaganda feita para o pastor:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Aviso no verbete do pastor no Wikipédia mostra que o artigo seria apenas uma propaganda!

Aviso no verbete do pastor no Wikipédia mostra que o artigo seria apenas uma propaganda!

Quanto ao suposto ressuscitamento da criança, é clara a intenção de se enganar o público presente, mas a ilusão (e a encenação) não surtiu o mesmo efeito diante das câmeras. Olhando o vídeo com mais calma, podemos notar que o bebê se mexe várias vezes no colo do pastor e, quando ele é colocado nos degraus (ao 1 minuto e 43 segundos), dá pra ver ele respirando:

https://www.youtube.com/watch?v=iPlQW0_FNG8

 

O neném estava morto antes?

Não há nenhuma prova de que a criança já estivesse morta quando chegou na igreja. Além disso, em diversos trechos podemos ver que ela estava com os olhos abertos e piscando várias vezes, mas o pastor tenta esconder o rosto da “criança morta” a todo custo:

bebe_2_55

Os sites voltados para o público religioso que publicaram o suposto milagre praticado pelo pastor, como esse, publicaram fotografias com uma qualidade bem superior, mas as fotos liberadas são apenas as que não mostram o rosto do bebê!

Foto: Divulgação!

As imagens libradas para a imprensa possuem ótima resolução, mas não mostram o rosto da criança! (Foto: Divulgação!)

Conclusão

O vídeo foi gravado durante um culto religioso em uma igreja na Nigéria, mas não há provas de que a criança estava morta mesmo e, além disso, está bem claro que ela já estava se mexendo e respirando desde o começo do vídeo! Se o pastor Okator (ou qualquer outro pastor) tivesse mesmo o dom de ressuscitar pessoas mortas, a fila de fieis carregando cadáveres na porta das igrejas seria enorme!

Continue lendo
60 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo