18.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 29, 2022

Um pombo saudou o presidente da Rússia Vladimir Putin?

- Publicidade -

Será que o vídeo de uma pomba retribuindo o aceno do presidente da Rússia Vladimir Putin com uma das asas em uma praça é verdadeiro ou falso?

O vídeo foi publicado no primeiro dia de junho de 2017 no YouTube e rapidamente se espalhou através do WhatsApp e de muitos compartilhamentos no Facebook. Nele podemos ver o presidente da Rússia Vladimir Putin acenando para uma pomba solitária e, para o espanto de todos, o pássaro responde oo cumprimento levantando uma das asas!

Esse fato teria ocorrido em uma praça pública, com muitos espectadores presenciando o nada comum aceno da ave!

Será que esse vídeo é real?

 

Verdadeiro ou falso?

Como muitos de vocês já devem ter imaginado, o vídeo é falso!

Perceba que a asa da pomba é mais escura que o resto do corpo do animal e, em alguns quadros, parece não estar “colada” no bicho:

 

- Publicidade -

Além disso, encontramos no YouTube o vídeo original, publicado pela Ruptly TV – uma agência de notícias com sede em Berlim – onde podemos ver que a pomba apenas ignorou o cumprimento do “companheiro” Putin:

 

O evento ocorreu na visita do presidente no Centro Espiritual Rogozhskaya Zastava, em Moscou, no dia 31 de maio de 2017.

Conclusão

O vídeo da pomba cumprimentando o presidente Putin é uma montagem!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. A montagem do vídeo é grosseira, ainda botaram um som de grasnido de corvo como se fosse o pombo. E ainda teve quem creditou nisso? Caramba, as pessoas abdicaram de raciocinar mesmo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui