Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Mulher fingiu ser cega por 28 anos só pra não cumprimentar ninguém?

Crimes

Mulher fingiu ser cega por 28 anos só pra não cumprimentar ninguém?

Será verdadeira a notícia de Carmen Jiménez, uma espanhola que passou 28 anos fingindo cegueira só para não cumprimentar as pessoas?

A história apareceu na web no dia 2 de junho de 2017 e rapidamente se espalhou através de inúmeras postagens em sites e blogs. De acordo com o texto amplamente compartilhado, a espanhola Carmen Jiménez, de 57 anos de idade, teria enganado familiares e amigos, fingindo ser cega apenas para não ter que cumprimentar as pessoas!!!

Jiménez teria mentido a todos que sofreu uma lesão séria nos olhos e, por isso, acabou perdendo a visão. Sua farsa só foi revelada 28 anos depois, quando a própria mulher teria revelado (até para o marido, que acreditava que ela era cega) que inventou a história apenas para não ter que dizer “olá” às pessoas…

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

A espanhola Carmen Jiménez teria fingido por 28 anos que era cega apenas para não ter que cumprimentar as pessoas! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Uma busca pela foto da suposta Carmen Jiménez nos leva a um site de venda de imagens para publicidade chamado Pixabay que, inclusive, disponibiliza essa fotografia para uso comercial desde 2015.

Olha ela aqui, em outra pose:

Cortesia: Pixabay

Em 2016, o jornal Huffington Post publicou uma matéria sobre amizade e usou essa foto aí de cima para ilustrar o artigo! Nenhuma menção à Carmen Jiménez…

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Lembrando também que essa mesma mulher “já foi” Jennifer Boone, em junho de 2016, em uma notícia veiculada em sites religiosos. Na ocasião, a notícia (bastante questionável, como tudo o que envolve religiosos picaretas) afirmava que a mulher da foto havia nascido de novo pela sétima vez, “pela graça de Deus”!!!  

Dúvidas

Algumas coisas ficaram sem explicação na “reportagem” a respeito da espanhola:

  • Ela era antissocial e mesmo assim se casou? Ou ela já era casada quando fingiu a cegueira?
  • O Governo não faz testes periódicos com ela para continuar lhe pagando pensão?
  • Por que o nome dela não aparece nas buscas em espanhol (aparece somente em sites que copiaram a mesma notícia, com o mesmo texto)?
  • Quando ela revelou a farsa?
  • Onde a mulher mora?
  • Não há mais fotos da moça?

Origem

Aqui no Brasil, o site colaborativo Blasting News (que, como já mostramos inúmeras vezes aqui no E-farsas) não verifica as notícias antes de publicar) postou o curioso caso de Carmen Jiménez, a espanhola que fingiu cegueira por 28 anos para não precisar cumprimentar ninguém.

Acontece que o Blasting News, para não ficar com a responsabilidade nas mãos de checar as informações, citou o Portal R7 como fonte.

O Portal R7 havia publicado a notícia inusitada na seção Hora 7, página destinada a assuntos bizarros e divertidos (que não sejam necessariamente reais), por sua vez, cita o site de língua inglesa Oddity Central.

o Oddity Central foi mais cauteloso, duvidando da notícia, visto que eles encontraram essa história apenas no site de língua espanhola Hay Noticia, publicada em 26 de maio de 2017.

O site Hay Noticia, além de não citar nenhuma fonte, ainda explica que eles são um site de humor com fins apenas de entretenimento e que os nomes e fatos publicados por eles não passam de ficção!

Conclusão

A notícia da mulher que fingiu ser cega por 28 anos apenas para não ter que cumprimentar as pessoas é falsa! Ela surgiu em um site humorístico e rapidamente se espalhou através de publicações em sites de notícias como se fosse real!    

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. rodrigo souza

    4 de junho de 2017 em 14:04

    muito bem e-farsas;
    tá de parabéns !

    a parte que mais gostei foram das dúvidas :

    ‘ Dúvidas

    Algumas coisas ficaram sem explicação na “reportagem” a respeito da espanhola:

    Ela era antissocial…

    … mais fotos da moça ? ‘

    Essas questões deixa claro que é notícia falsa !

    obrigado

    Tchau

  2. Snorlax Deitão

    5 de junho de 2017 em 0:45

    Essa chegou mo meu feed, mas já chegou como uma piada.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo