17.9 C
São Paulo
segunda-feira, outubro 3, 2022

Uma árvore que dá 40 tipos de frutas diferentes! Será?

- Publicidade -

Um professor de arte dos Estados Unidos afirma ter criado uma árvore que dá 40 tipos de frutas diferentes! Será que essa história é verdadeira ou falsa?

A notícia surgiu na web no começo da segunda semana de agosto de 2014. De acordo com o texto, um professor de arte chamado Sam Van Aken diz ter conseguido criar algo aparentemente impossível: Uma árvore que produz dezenas de frutas diferentes em um único pé!

A imagem abaixo mostra o que seria a criação do artista, mas será que isso é real?

Uma árvore que dá 40 tipos de frutas! Será? (foto: Reprodução/Facebook)
Uma árvore que dá 40 tipos de frutas! Será? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdade ou farsa?

Por mais inacreditável que possa parecer, essa história é verdadeira!

Sam Van Aken trabalha na como professor de arte na Universidade de Syracuse no estado de Nova York (EUA) e, em 2008, conheceu um pomar à beira da falência. De acordo com o jornal The Huffington Post, Aken ficou muito preocupado ao saber que todas as árvores frutíferas do local iriam ser derrubadas e acabou comprando a propriedade.

Desde então, ele vem fazendo uma série de experimentos nas suas plantações, emendando diferentes partes de várias árvores de frutas diferentes. Depois de alguns anos, seu trabalho gerou uma série de árvores capazes de produzir frutas de caroço, como damascos, nectarinas e cerejas.

Além disso, o tipo de árvore criada por ele floresce em diversas cores!

Plantas com variedades de frutas desenvolvidas por Aken! (foto: divulgação)
Plantas com variedades de frutas desenvolvidas por Aken! (foto: divulgação)

- Publicidade -

A rede de TV CBS entrevistou o professor, que explicou que sua árvore levou 8 anos para ficar pronta e que, além dessa, há outras 14 espalhadas em locais públicos no país.

Basicamente, o que o artista faz é “enganar a planta”, lhe enxertando pedaços de outras mudas no caule principal! Podemos aprender mais sobre essa técnica no site da Universidade de Minnesota.

Tipo de enxertia! (foto: reprodução/Universidade de Minnesota)
Tipo de enxertia! (foto: reprodução/Universidade de Minnesota)

A enxertia é usada principalmente para combinar plantas novas com ramos de árvores adultas para que comece a dar frutos mais rapidamente, por exemplo.

A seguir, um vídeo ensinando uma das várias técnicas usadas para enxertia:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/VzD1eIFxdek” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

No site do artista podemos ver essa e outras árvores desenvolvidas por ele.

A equipe do programa CBS This Morning foi até ao pomar de Aken pra conferir de perto essa história:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/5kO6-PpgZ1M” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Conclusão

Ao que parece, a árvore de múltiplas frutas existe mesmo e é o resultado de anos e anos de dedicação de um professor de arte. Não conseguimos contar pessoalmente se a planta possui mesmo 40 tipos de frutas, mas pelas imagens e pelas várias reportagens feitas no local, podemos ver que o trabalho do professor Sam Van Aken parece ter rendido frutos, literalmente!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Que maravilha se for verdade! Adoro trabalhar com arranjos com plantas naturais e ter uma arvore com 40 variedades seria fantástico. Só a riqueza de cores que aparece na foto já fez minha imaginação viajar…

  2. O que os Crentes tem a ver com isto Perrot. Estamos falando Tecnicas Agricolas e não de Ideologias e Crenças. Deixa este ódio pra lá rapaz. Não estrague o dia.

    Rivaldo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui