test
18.6 C
São Paulo
segunda-feira, maio 27, 2024

Uma menina palestina foi bombardeada 3 vezes no conflito Israel-Hamas? 

- Publicidade -

Fotos de uma mesma menina em 3 locais diferentes denunciam suposta farsa na guerra na Faixa de Gaza, mas será que isso é verdade ou mentira?

A colagem de fotos começou a se espalhar na segunda quinzena de outubro de 2023 por meio de grupos de WhatsApp, além de ser compartilhado nas redes sociais, e mostra uma criança em três posições diferentes, sendo carregada por 3 pessoas distintas: um homem usando um capacete branco, outro de camisa amarela e, na terceira foto, um homem de camisa xadrez e de óculos.

Conforme o texto que acompanha a imagem, essa seria uma prova de que o conflito entre Israel e o grupo Hamas é falso!

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “Essa menina palestina está tendo um azar danado… foi bombardeada 3 vezes num espaço de tempo tão curto que não conseguiu sequer trocar de roupa entre uma bomba e outra… tadinha” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A guerra da desinformação tem acompanhado os conflitos entre os povos desde sempre. O jogo de disseminação de mentiras é jogado sempre por ambos os lados e agora, com a popularização das redes sociais, as notícias falsas passaram a circular com maior velocidade e com alcance nunca vistos.

No caso dessa imagem que se espalhou em outubro de 2023, uma busca reversa mostra que ela já circula desde 2016 e que já tinha sido usada como material de desinformação desde então.

Na época, a imagem copiada do site persa de notícias Tasnim News se espalhou como sendo uma prova de que os conflitos ocorridos na Síria eram falsos.

Em agosto de 2019, quando a colagem de fotos voltou a ser compartilhada, vários sites de checagem de fatos desmentiram a alegação de que a mesma criança teria sido bombardeada 3 vezes em locais diferentes. A verdade é que as fotos foram tiradas pelo fotojornalista Ameer al- Halabi, a serviço da agência de notícias francesa Agence France-Presse (AFP), após um atentado bombista na cidade síria de Alepo, no dia 27 de agosto de 2016.

Algumas das fotografias tiradas por Ameer mostram o momento do resgate da criança de outro ângulo:

Foto: Reprodução – Ameer al- Halabi/AFP

- Publicidade -

A agência de checagem francesa Factuel verificou que o fotojornalista tirou 16 imagens em um intervalo de tempo de um minuto e doze segundos. Entre as fotos estão poses da menina sendo entregue para 3 homens diferentes.

O momento do resgate também foi registrado pelo fotógrafo Abdalrhman Ismail, da agência Reuters:

“Homem carrega uma menina que sobreviveu aos ataques aéreos duplos no bairro rebelde de Bab a-Nairab, Alepo, Síria, em 27 de agosto de 2016” (foto: Reprodução/Reuters).

 Conclusão

Não é verdade que uma menina palestina foi bombardeada 3 vezes em locais diferentes em outubro de 2023! A colagem de fotos circula desde 2016 e foi feita com fotos tiradas durante um resgate ocorrido na Síria, em agosto daquele ano!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui