Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra esquerdistas queimando os pertences de um morador de rua?

Conspirações

Vídeo mostra esquerdistas queimando os pertences de um morador de rua?

Vídeo mostra esquerdistas queimando os pertences de um morador de rua?

Desde ontem (1), um vídeo mostrando manifestantes queimando os pertences de um morador de rua (ou “pessoa em situação de rua” embora haja diferença) vêm viralizando nas redes sociais. Tanto no Facebook (arquivo) quanto no Instagram (arquivo), uma versão específica desse vídeo nos chamou atenção. Nela constam as seguintes frases, que aparecem na tela durante toda a ação:

Esquerdistas incendeiam únicos pertences de homem sem-teto.

Você ainda acha que eles se preocupam com os mais pobres?

Confira o vídeo, abaixo:

 

Somente no Facebook essa versão do vídeo já foi assistida mais de 160 mil vezes e obteve mais de 12 mil compartilhamentos! Já no Instagram, o vídeo já foi visualizado mais de 20 mil vezes!

Somente no Facebook, essa versão do vídeo já foi assistida mais de 160 mil vezes e obteve mais de 12 mil compartilhamentos!

Já no Instagram, o vídeo já foi visualizado mais de 20 mil vezes!

Inúmeras pessoas, por algum estranho motivo que daqui há pouco iremos comentar, acreditaram que esse vídeo retratasse uma ação ocorrida nas recentes manifestações ocorridas no último domingo no Brasil. Isso, evidentemente, acabou polarizando ideologicamente o vídeo.

Entretanto, será que essa ação aconteceu aqui no Brasil? Estamos diante de “esquerdistas” queimando os pertences de um morador de rua? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Vamos por partes, porque esse vídeo não é tão simples de ser analisado quanto parece. Logo, leiam tudo com muita atenção, combinado?

Em primeiro lugar, o vídeo não foi gravado no Brasil, mas na cidade de Austin, capital do estado norte-americano do Texas, na noite de 31 de maio de 2020, durante uma onda de protestos violentos que assolaram não somente Austin, mas diversas cidades dos Estados Unidos. Desde o início era possível ter uma noção, que  ação não tinha ocorrido no Brasil, porque o senhor que aparece no vídeo fala inglês.

Em segundo lugar, ao menos até o momento da publicação deste artigo, a identidade dos responsáveis por atear fogo nos pertences desse morador de rua não pôde ser confirmada. Muito menos, é claro, suas ideologias políticas. A situação é tão complicada, que nas redes sociais foram apontados diversos culpados.

Uma Equipe do Site InfoWars?

Houve quem dissesse, por exemplo, que uma equipe do site “InfoWars” conhecido site de viés conservador flagrado inúmeros vezes disseminando conteúdo enganoso e teorias conspiratórias infundadas teria sido a responsável pelo ato.

Houve quem dissesse, por exemplo, que uma equipe do site “InfoWars” teria sido a responsável pelo ato.

Um Policial Disfarçado?

No entanto, durante a ação houve quem especulasse que um policial disfarçado teria sido o responsável por desencadear todo o incêndio!

No entanto, durante a ação houve quem especulasse que um policial disfarçado tivesse sido o responsável por desencadear todo o incêndio!

Baderneiros Aleatórios?

Já outros atribuíram o deplorável ato, de forma genérica, a baderneiros ou manifestantes, sem mencionar qualquer ideologia política envolvida. Aliás, essa é crença da maioria dos comentários que vimos em diversos tuítes relacionados a esse assunto.

Já outros atribuíram o deplorável ato, de forma genérica, a baderneiros ou manifestantes, sem mencionar qualquer ideologia política.

Confira abaixo a ação por um outro ângulo:

Um Outro Morador de Rua Levou um Soco no Rosto!

Naquela noite, um jornalista e podcaster local chamado Gary Faust registrou, inclusive, o momento em que um outro morador de rua foi agredido por um dos manifestantes.

Confira o vídeo, abaixo:

 

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

É importante destacar, que em nenhum momento Gary Faust classificou as pessoas que aparecem no vídeo como membros do site “InfoWars”, “esquerdistas” ou “policiais disfarçados”, apenas retratou o que acontecia mediante a opinião, especulação ou versão apresentada por algumas outras pessoas presentes naquele ato.

A Tentativa de Encontrar os Responsáveis pela Ação

Sites como o “The Daily Dot” e o “RT” publicaram artigos para expor a polêmica em torno da responsabilidade por esse ato totalmente reprovável.

O Artigo do “RT”

Segundo o “RT”, o cinegrafista do site “InfoWars” disse que havia começado a filmar, quando notou que os manifestantes, alegadamente do movimento “Antifa”, estavam tirando pessoas de seus carros numa rodovia local. Sua assistente, Savanah Hernandez, divulgou um vídeo mostrando os manifestantes reunindo os pertences de moradores de rua e queimando-os de vários ângulos. Nas filmagens podemos ver homens e mulheres, brancos e negros, envolvidos no ato. Houve até que resolvesse tirar “selfies” com o incêndio como pano de fundo.

Confira o vídeo, abaixo:

 

Ainda de acordo com o “RT”, Alex Jones, responsável pelo site “InfoWars” prometeu processar por difamação os usuários do Twitter que ousassem manchar a reputação do site.

O Artigo do “The Daily Dot”

A equipe do “The Daily Dot” não foi capaz de identificar, de forma independente, os responsáveis pela ação. Eles chegaram a mencionar que, nas redes sociais houve quem comentasse que tudo não teria passado de uma ação encenada, e que não se tratava de um morador de rua, mas de um ator contratado!

Contudo, uma jornalista chamada Jessica Huseman, do site investigativo norte-americano “ProPublica”, publicou no Twitter que o homem era, de fato, um morador de rua e se chamava Cale! Isso porque, o homem “morava” em frente ao prédio dela.

Tuíte da jornalista Jessica Huseman.

A jornalista ainda “deu a entender” (esse é um ponto bem delicado), que o ato teria tido influência do “InfoWars”.

Jessica Huseman deu a entender que membros do site “InfoWars” estariam por trás da ação.

De qualquer forma, não temos elementos suficientemente claros para atestar a identidade dos responsáveis por tais atos, tampouco seus vieses ideológicos.

O Artigo da “KSAT”: Um Final Menos Trágico Para Cale

De modo geral, milhares de usuários nas redes sociais ficaram revoltados ao verem os pertences daquele morador de rua sendo incendiados.

A emissora KSAT, afiliada da ABC pra as regiões Central e Sul do Texas, também não foi capaz de identificar os responsáveis pela ação, mas hoje (2) a emissora divulgou uma boa notícia! Segundo uma matéria publicado no site da KSAT, um usuário da rede social “Tik Tok”, apelidado do @uncorked, publicou um vídeo onde Cale aparece agradecendo as doações que ele havia recebido. Sim, diversas pessoas se mobilizaram e doaram uma barraca, um colchão novinho em folha, comida, roupas e, inclusive, dinheiro.

Confira o vídeo, abaixo:

 

Eis um trecho do Cale disse no vídeo:

Obrigado Austin. Eu te amo, Austin. Vocês são os melhores. Sem ressentimentos. Apenas no lugar errado, na hora errada”

Conclusão

Uma vez que tivemos vários elementos analisados nessa publicação, vamos dividir a nossa conclusão.

Embora a versão do vídeo em que acusa “esquerdistas” pelo incêndio não diga explicitamente que o vídeo foi gravado no Brasil ou nos Estados Unidos, a acusação feita de maneira dúbia permitiu que diversos usuários, principalmente aqueles que não assistiram ao vídeo, o compartilhassem como se o ato tivesse ocorrido em território nacional. Conforme verificamos, o vídeo retrata uma ação ocorrida na noite de 31 de maio de 2020, em Austin, capital do estado norte-americano do Texas. O vídeo é verdadeiro, mas a forma como foi divulgado gerou uma descontextualização em relação ao local do ato. Assim sendo, classificamos esse elemento como “Fora de Contexto”.

Em relação a acusação de que “esquerdistas” teriam incendiado os pertences daquele morador de rua, não há elementos que possam atestar, de maneira clara e objetiva, ao menos até o momento da publicação deste artigo, a identidade dos responsáveis pelo ato, tampouco suas respectivas ideologias políticas. Desde a veiculação de vídeos que mostram a ação, de diferentes ângulos, diversas especulações foram feitas. Houve quem dissesse que teriam sido membros do site “InfoWars”, manifestantes do movimento “Antifa”, “baderneiros aleatórios” que não faziam parte do movimento “Antifa”, até “policiais disfarçados”. Portanto, classificamos esse ponto, ainda que temporariamente, como “Indeterminado”. Qualquer tentativa de generalização é meramente especulativa.

Caso os responsáveis sejam identificados, assim como suas motivações ou ideologias, publicaremos uma atualização nesta artigo e avisaremos vocês pelas nossas redes sociais!

Continue lendo

Jornalista, redator, e pesquisador de comunicação social com foco no combate a disseminação de notícias falsas. Colaborador do site de verificação de fatos E-farsas.com desde janeiro de 2019. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos, além de casos supostamente sobrenaturais.

17 Comentários

17 Comments

  1. Pingback: Vídeo mostra esquerdistas queimando os pertences de um morador de rua? - Notícias Mundo a Fora

  2. Maria

    2 de junho de 2020 em 21:09

    NÃO SABEMOS (por enquanto) se foram os Esquedalhas, InfoWars, Policiais, Arruaceiros, Baderneiros, Alienígenas, Reptilianos, Iluminatis etc quem atacaram o morador de rua. Entretanto, graças à equipe e-Farsas e observando o perfil do sujeito, SABEMOS que foi um BOLSOMÍNION (GADO) brasileiro quem compartilhou/disseminou essa “notícia” DUVIDOSA aqui no Brasil sem apresentar PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS. É, Bolsomínions são CAMPEÕES EM FAKE NEWS, Conspirações, “notícias” DUVIDOSAS, hoaxes, boatos etc. Já sofrem do “EFEITO PINÓQUIO” em que NENHUMA pessoa sensata e/ou crítica irá acreditar mais neles, mesmo que, eventualmente, eles digam alguma verdade. 😐 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Fabio

      3 de junho de 2020 em 8:54

      Que contorcinismo para tentar deixar a dúvida se era um “esquerdista” ou não.
      E esquerdista é esquerdista, seja no Brasil, nos EUA ou em qualquer lugar do mundo. Talvez seja por isso que a pessoa disse ser um “esquerdista” e não identificou o local do acontecimento, pq o local é o menos importante, pois o fato exibido no vídeo é o mais importante, inaceitável e horrível.
      Levando-se em conta que os protestos esquerditas quem em 99,9% há violência e destruição, é bem improvável que não seja um “esquerdista”.
      Me estranha a Maria afirmar, apenas por uma foto que, quem espalhou o vídeo é um “bolsomínion”, mas com tantas evidências não é capaz de aceitar que no vídeo é um “esquerdista” que está sendo violento.
      Tenho certeza que se dissessem que no vídeo era um apoidor do presidente, não haveria tanto contorcionismo e negação assim. Desonestidade intelectual???

      • Maria

        3 de junho de 2020 em 14:59

        @Fabio , “contorcionismo” não, NÓS NÃO SABEMOS por enquanto e, SE você sabe, ENTÃO traga PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS de suas alegações sobre o evento em questão e POSTE AQUI! Quanto ao sujeito, o cara é um BOLSOMÍNION mesmo e daqueles FANÁTICOS ou você acha que não tive curiosidade para entrar no Facebook e Instagram do sujeito (palavras linkadas da matéria) e observar o perfil dele? 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      • Leandr

        3 de junho de 2020 em 16:21

        So a esquerda faz merda? é isso q entendi, po na boa, olha a direita ai no poder fazer um monte de merda, acorda ai po n tem essa de lado mais nao, ja era sao tudo farinha do msm saco.

  3. Fabio

    3 de junho de 2020 em 9:20

    Sei que o objetivo do site é mostrar se certa notícia, vídeo ou foto é verdadeira ou não.
    Mas acredito que seria importante, na “conclusão” o Marco Faustino ter repudiado o vídeo independente se era esquerdista ou não.
    Fato é que pessoas do bem, que fazem protestos pacíficos, não fariam o que mostra no vídeo.
    E levando-se em conta que tanto nos EUA como no Brasil, os governos são de direita, quem realiza protestos desse tipo não seriam pessoas qie apoiam o governo…se vc não é de direita ou neutro, não há outro lado restante a não ser a esquerda.
    Seria mais honesto intelectualmente que a conclusão dissesse que as evidências são fortes de seja um esquerdista, porém não dá para afirmar categoricamente.
    A conclusão pareceu mais uma passada de pano. Tenho dúvida se haveria essa passada de pano se fosse um bolsonarista acusado de tais atos mostrados no vídeo.
    Adimiro seu trabalho…Abraços

    • Maria

      3 de junho de 2020 em 15:38

      @Fabio , o e-Farsas NÃO É OPINATIVO, ele é (ou faz o papel) INFORMATIVO, SUPER PROFISSIONAL, INVESTIGATIVO, JORNALÍSTICO, trazendo a VERDADE, os FATOS e a dura REALIDADE como ela é, doa a quem doer. Na confecção/produção da MATÉRIA PRINCIPAL, as opiniões dos autores do e-Farsas NÃO INTERESSAM e/ou SÃO IRRELEVANTES, embora possa ser expresso nos COMENTÁRIOS, caso assim o autores desejem e achem convenientes. Um verdadeiro leitor do e-Farsas, @Ed vogado, já disse aqui: opinião é igual a “BUNDA NA JANELA”, cada um tem a sua e está sujeito a levar uma “DEDADA” ao manifestá-la. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      • Fábio

        4 de junho de 2020 em 7:40

        Eu disse no início do meu comentário que sei o objetivo do site…vc leu?
        Sobre o vídeo em questão, vc acha que se o Marco dissesse que repudia o ato seria uma opinião ou constatação? Vc acha que alguém teria alguma outra opinião diferente sobre esse vídeo a não ser lamentar e repudiar?
        Não consigo imaginar que alguém em sã consciência defenderia esse ato.

        • Maria

          4 de junho de 2020 em 14:09

          @Fabio , se é uma opinião ou constatação? Bom, na DÚVIDA, o verdadeiro jornalista profissional não deve EMITIR NADA pessoal, pois é anti profissional, anti ético, pode revelar indiretamente algum VIÉS COGNITIVO, revelar algum posicionalmento (político, religioso, econômico, tendencioso etc), gerar algum mal entendido, gafes etc. Jornalistas e repórteres de verdade não emitem NENHUMA OPINIÃO ou similares em matérias jornalísticas informativas. Eles tem que dar a NOTÍCIA, o FATO, a VERDADE e a REALIDADE nua, dura, crua etc como ela é. Eles tem que ser IMPARCIAIS, NEUTROS, APARTIDÁRIOS, LAICOS, INCORRUPTÍVEIS, ISENTOS etc na confecção, construção ou condução da MATÉRIA PRINCIPAL e o TELESPECTADOR, LEITOR, INTERNAUTA etc é que forme a sua opinião ou constatação a respeito. Exemplos de BOM JORNALISMO PROFISSIONAL que tenho visto são, por exemplo, a NHK japonesa (vejo em inglês) e a BBC de Londres. NUNCA VI eles emitirem alguma opinião e/ou “constatação” em suas matérias. 😉

    • Maria

      3 de junho de 2020 em 15:39

      @Fabio , OBS: se você quer uma opinião, aqui vai uma: na minha opinião, a grande maioria do “Jornalismo” brasileiro, tanto corporativo como “independentes/alternativa” são uma PORCARIA, isso porque grandes partes das matérias são OPINATIVAS e não informativas. É por isso que, por exemplo, ABERRAÇÕES como Rachel Sheherazade e José Luiz Datena estão cheios de PROCESSOS JURÍDICOS nas costas (já perderam algumas) e tiveram que pagar MULTAS e PESADAS INDENIZAÇÕES! 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      https://www.youtube.com/watch?v=x2rUA92cpZk

      https://www.jusbrasil.com.br/topicos/27268760/rachel-sheherazade-jornalista

      https://www.jusbrasil.com.br/processos/nome/26806763/jose-luiz-datena

  4. Erick

    3 de junho de 2020 em 16:24

    Acho muito conveniente que isso tenha acontecido justamente próximo á repórteres do InfoWars, um dos sites mais sensacionalistas da internet, grande propagador de fake news e teorias da conspiração, além de um dos grandes sites da direita dos EUA, isso acontece logo perto de onde os pessoal do infowars tá? Logo algo que serve tanto de munição pra eles contra os esquerdistas comunistas malvados?!?

  5. Paocommortadela

    3 de junho de 2020 em 17:00

    Precisa de muito pra entender que a esquerda prega o anarquismo? Que é justamente o que vemos nesses tipos de manifestações “em que não se identificam os culpados”. Pra bom entendedor…

    PS: Só eu acho que essa “Maria” que sai comentando em todos os posts aqui é o Gilmar ou alguém do próprio blog disfarçado?

    200 indicios de movimento esquerdista: Não podemos tirar conclusões.
    Maria entra no facebook e instagram da suposta pessoa que postou a foto, sem links ou prints: Prova robusta de ser um bolsominion. (detalhe que nomes e links de quem postou estão borrados). A esquerda é doida mesmo, pqp.

    • Maria

      3 de junho de 2020 em 18:09

      @Paocommortadela , a maneira como uma pessoa PENSA, de modo natural, é refletido na maneira como ela FALA e ESCREVE. Para quem tem consciência disso é fácil de perceber que eu e o Gilmar Lopes do e-Farsas somos duas pessoas COMPLETAMENTE DIFERENTES, isso inclusive me diferencia de outras “Marias” me tornando única. Além do mais, como já postei anteriormente, QUEM ou O QUE eu sou é IRRELEVANTE. O que realmente importa é se quem comenta aqui FAZ SENTIDO; se COLOBORA POSITIVAMENTE; se AJUDA ou ESCLARECE; se é COMPATÍVEL com a Verdade, Fatos e Realidade; se desperta o BOM SENSO e o SENSO CRÍTICO; se é LÓGICO, RACIONAL e JUSTO; se dá uma ORIENTAÇÃO, DIREÇÃO, DICAS, SUGESTÕES, APOIO, FEEDBACK etc. 😉

    • Maria

      3 de junho de 2020 em 18:10

      Paocommortadela , quanto ao Bolsomínion que postou a suposta “notícia” duvidosa, está LINKADA em algumas palavras e textos desta matéria do e-Farsas (em cor laranja) , com PrintScreen na forma de arquivo. Se você não sabia disso, então aprenda agora. 😉

  6. LUIS EDUARDO GONCALVES COSTA

    4 de junho de 2020 em 23:14

    Conclusão do ministério da verdade: Tem cara de esquerdista, cheiro de esquerdista, em protesto de esquerdista, gritando palavras de ordem esquerdistas, bradando morte aos fascistas, mas não dá para saber porque quem fez não entregou um atestado registrado em cartório se declarando esquerdista. E a cereja do bolo é botarem a conspiração de ser policial infiltrado “nu movimento” que fez isso, ó o nível dos “checador de fatos BR”.

    Se não tem como checar se ele era de esquerda ou direita não faz nem sentido estar no site. Tudo que você fez foi levantar suspeitas, inverter o ônus e passar pano para esquerdistas criminosos…

    DECEPÇÃO é a palavra que define em relação ao seu site, Gilmar… site qual eu vi crescer desde 2002.

    • Maria

      5 de junho de 2020 em 17:46

      @LUIS EDUARDO GONCALVES COSTA , faz sentido sim! Eles descobriram/identificaram QUEM é que disseminou essa “notícia” DUVIDOSA na rede aqui no Brasil. Para alguns de nós, VERDADEIROS LEITORES do e-Farsas, tão importante quanto descobrir se uma determinada “notícia” é Verdadeira, Falsa, Duvidosa, Conspiratória etc, é descobrir QUEM É O FILHO DA MÃE que anda fazendo isso na Internet e tentando fazer os outros internautas de idiotas. Portanto, FIQUEM ESPERTOS, pois se a gente IDENTIFICAR e PEGAR VOCÊS espalhando Fake News e similares, já sabem que destino poderão ter. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

      https://noticias.r7.com/minas-gerais/autora-de-fake-news-sobre-caixoes-vazios-pode-pegar-9-anos-de-prisao-05052020

      https://www.youtube.com/watch?v=3vVPbIfNTS8

      https://www.youtube.com/watch?v=_jvu38wIMqE

    • Maria

      5 de junho de 2020 em 20:28

      @LUIS EDUARDO GONCALVES COSTA , outra coisa: para ser “classificado” como “VERDADEIRO LEITOR” do e-Farsas, NÃO BASTA apenas você dizer que acompanha o site desde a data de sua fundação. Você tem que ser COERENTE com a “filosofia” do e-Farsas que é combater MENTIRAS de qualquer espécie e seja de quem for. Terá que deixar de lado seus VIESES COGNITIVOS, ACHISMOS, CRENÇAS, IDEOLOGIAS etc e ter um mínimo de NEUTRALIDADE, ISENÇÃO, IMPARCIALIDADE, SENSO DE JUSTIÇA, RACIONALISMO, BOM SENSO, SENSO CRÍTICO etc. Pergunta: você se “encaixa” nesses princípios e “condições” que eu citei? 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo