Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Vídeo mostra um colete indestrutível feito de grafeno! Será verdade?

Falso

Vídeo mostra um colete indestrutível feito de grafeno! Será verdade?

Vídeo mostra um colete indestrutível feito de grafeno! Será verdade?

Um vídeo publicado no YouTube mostra testes feitos com um colete à prova de balas que parece ser indestrutível! Ele é feito mesmo de grafeno?

O vídeo surgiu no YouTube no final de dezembro de 2018, mas voltou a ser bastante compartilhado na primeira semana de fevereiro do ano seguinte. Nele podemos ver um homem vestido com um colete escuro enquanto um segundo senhor bate de diversas formas na vestimenta! Golpes com um taco de beisebol, por exemplo, parecem que nem são sentidas pelo homem que está recebendo as pancadas!

Somente em um dos canais onde foi publicado, o vídeo – que também se espalhou através de grupos no WhatsApp – já foi visto quase meio milhão de vezes e, de acordo com a descrição que acompanha as imagens, o colete seria feito com grafeno, a “tecnologia que Bolsonaro vem divulgando”.

Será que o vídeo é real? O colete é feito mesmo de grafeno?

https://www.youtube.com/watch?v=ZZGhR8Gn68U

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas ele surgiu na web anos antes das pesquisas a respeito do uso de grafeno se tornarem algo vestível!

Uma busca pela origem do vídeo em questão e descobrimos que ele já era publicado em fóruns de discussão desde o começo de 2015. Os estudos a respeito das propriedades do grafeno vem desde 2003, no entanto, sua aplicação em coletes à prova de balas só começou a ser testada em 2018.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Nesse artigo do Herox é explicado que o grafeno não é um material rígido, mas é muito mais leve e forte do que o aço. Além disso, o grafeno não havia sido estudado para situações de absorvição de impacto (algo que se iniciou no final de 2014, com uma dupla de estudantes):   

“No entanto, pouca pesquisa foi feita sobre a capacidade de materiais para absorver impactos. Se há algo pelo qual o grafeno é conhecido, além de sua condutividade, é sua força. Apesar de seu baixo peso, o material é incrivelmente forte e durável, ainda mais que o aço ou o Kevlar. Não é de admirar, então, por que os pesquisadores estão pensando em usá-lo para criar novas formas de couraça.”

Somente em novembro de 2018 é que militares começaram a anunciar testes de coletes à prova com uma finíssima camada de grafeno entre as camadas de revestimento da vestimenta. A marinha espanhola foi uma das primeiras a testar a novidade.

Meses antes, em janeiro, um comunicado do Centro de Pesquisas Avançadas em Ciência da Universidade da Cidade de Nova York revelou que “em breve” o exército norte-americano deverá disponibilizar para seus soldados uma armadura que “poderia” ter a espessura de apenas dois átomos. Não há notícias sobre isso ter saído do papel!

Já falamos aqui no E-farsas, em outro artigo, sobre as propriedades do Grafeno. Clique no link abaixo e entenda:

Vídeo mostra que o grafeno torna objetos indestrutíveis! Será verdade?

Conclusão

Existem testes sendo feitos a respeito do uso de grafeno em coletes à prova de balas, mas não há nenhum modelo pronto (ainda). O vídeo em questão já circula pela web desde 2015, quando os estudos a respeito das aplicações do grafeno para absorção de impactos ainda estavam no início! O colete que o homem veste no vídeo só é chamado de “colete de grafeno” em publicações brasileiras feitas do final de 2018 pra cá!

Continue lendo
32 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo