22.1 C
São Paulo
quinta-feira, maio 13, 2021

Vídeo não mostra fraude ocorrida em urnas eletrônicas em Fortaleza/CE!

- Publicidade -

Desde o início da tarde de hoje (29), circula nas redes sociais, principalmente no Instagram, Twitter e Facebook (1,2,3), mais um vídeo onde mostraria uma suposta fraude envolvendo urnas eletrônicas! As publicações não forneciam muitos detalhes, e diziam apenas que o caso teria ocorrido no bairro Conjunto Ceará, em Fortaleza/CE.

Somente numa única publicação no Twitter, esse vídeo já obteve mais de 13 mil visualizações nas últimas horas.

Exemplo de publicação no Facebook.

Tuíte cujo vídeo já obteve mais de 13 mil visualizações.

Confira o vídeo abaixo:

 

Entretanto, será que estamos realmente diante de um caso de fraude? Descubra agora, aqui, no E-farsas!

Verdadeiro ou Falso?

Falso! Na verdade, estamos tão somente diante de urnas de contingência, que tinham chegado até a escola Professor Cesar Campelo, no bairro Conjunto Ceará II, em Fortaleza/CE, por volta das 11h30! Aliás, o veículo havia sido cedido pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e estava a serviço da Justiça Eleitoral!

Portanto, não há nenhuma ilegalidade no vídeo que vem sendo disseminado nas redes sociais!

- Publicidade -

Não há nenhuma ilegalidade no vídeo que vem sendo disseminado nas redes sociais!

E motivo dessas urnas de contingência terem sido levadas até a escola? Bem, a urna da 141ª seção da 85ª ZE estava apresentando diversos problemas, assim como travamentos e apagando o monitor, desde o início da manhã! Inicialmente, foi tentado um procedimento para reiniciar a urna, mas não houve sucesso. Vale destacar nesse ponto, que a substituição da urna eletrônica por outra ocorre apenas em último caso.

Enfim, um técnico foi chamado e tentou resolver o problema, mas não teve jeito! A urna acabou sendo substituída!

Nossa Verificação Sobre o Ocorrido

Conseguimos contato com a Ana Rodrigues, auxiliar de eleição convocada pela Justiça Eleitoral do posto 6 da 85ª ZE! A Ana é aquela senhora que aparece usando uma camiseta vermelha e um crachá, que tenta explicar o que estava acontecendo, mas o vídeo é subitamente interrompido! Toda essa história que contamos acima partiu diretamente dela, e foi corroborada pelo TRE-CE!

Segundo a Ana, a responsável por gravar o vídeo teria notado o momento que as urnas de contingência estavam chegando na escola, e resolveu alegar que estava ocorrendo uma fraude contra o Capitão Wagner, candidato a prefeito em Fortaleza. Ela também disse que a responsável editou o vídeo ao divulgar apenas o trecho que lhe interessava. Não foram exibidos os trechos, onde a Ana teria explicado o que estava acontecendo, assim como a ação dos policiais, que também teriam explicado, que não havia qualquer irregularidade no procedimento de substituição da urna.

Diga-se de passagem, a Ana lamentou profundamente o ocorrido, principalmente pelo fato da responsável pela gravação ter disseminado uma fake news.

Uma Importante Observação

A Agência “Aos Fatos” também verificou essa informação! A agência obteve a ata da referida seção eleitoral, assim como uma nota do TRE-CE.

Toda a checagem realizada pela agência aponta para a mesma conclusão que a nossa, ou seja, o vídeo não retrata um caso de fraude nesse segundo turno das Eleições 2020.

Coalizão de Checagem para as Eleições 2020

Essa publicação faz parte da Coalizão de Checagem para as Eleições 2020, que se traduz numa parceria envolvendo nove agências de checagem: AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere!

As notícias, devidamente checadas, serão publicadas na página “Fato ou Boato“, disponível no Portal da Justiça Eleitoral. A página também traz informações sobre o funcionamento da urna eletrônica e o processo eletrônico de votação e mais dados sobre checagem.

Conclusão

Falso! Na verdade, estamos tão somente diante de urnas de contingência, que tinham chegado até a escola Professor Cesar Campelo, no bairro Conjunto Ceará II, em Fortaleza/CE, por volta das 11h30! Aliás, o veículo havia sido cedido pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e estava a serviço da Justiça Eleitoral! A urna da 141ª seção da 85ª ZE apresentou problemas e foi devidamente substituída.

Portanto, não há nenhuma ilegalidade no vídeo que vem sendo disseminado nas redes sociais! Tudo não passou de tumulto provocado por eleitora que não entendeu o transporte de uma urna eletrônica (de contingência) no meio do dia.

- Publicidade -
Marco Faustinohttp://www.e-farsas.com/author/marco
Jornalista e colaborador do site de verificação de fatos E-farsas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020. Entre junho de 2015 e abril de 2018, trabalhei como redator do blog AssombradO.com.br, além de roteirista do canal AssombradO, no YouTube, onde desmistificava todos os tipos de engodos pseudocientíficos e casos supostamente sobrenaturais.

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui