9 mentiras e 1 verdade sobre o Desafio da Baleia Azul!

Share Button

Fizemos um vídeo explicando o que é verdade e o que é mentira no jogo da Baleia Azul. Um desafio que pode terminar no suicídio do jogador! Será?

O desafio da baleia azul apareceu com força em 2017 e rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. De acordo com o que dizem por aí, o jogo consiste em 50 desafios que vão aumentando em grau de dificuldade e terminando no último desafio que seria o suicídio do participante!

Como o assunto é controverso e muita gente está comentando, resolvemos fazer esse vídeo com nove mentiras e uma verdade a respeito do desafio da baleia azul.

O desafio da Baleia Azul é um jogo recente? Ele foi o responsável pela morte de dezenas de jovens na Rússia? É fácil entrar no jogo da Baleia Azul?

Essas e outras perguntas serão respondidas no vídeo abaixo!

Assista, clicando no player abaixo e aproveite para se inscrever no nosso canal do YouTube:

 

Um resumão

1 – O desafio da Baleia Azul é um jogo criado em 2017! Mentira!

Apesar de fazer enorme sucesso em 2017, esse jogo surgiu em uma notícia de 2015 em um site russo chamado Novaya Gazeta que afirmava que vários jovens teriam se matado após participar de um tipo de jogo envolvendo uma baleia azul. Mesmo não apresentando provas, a notícia viralizou na ocasião e, depois, não se falou mais nisso…  

Depois de dois anos, alguém desenterrou essa matéria e ressuscitou o jogo!

2 – O jogo da baleia azul foi a responsável por vários suicídios na Rússia! Mentira!

A ONG Radio Free Europe analisou a origem da notícia publicada pelo Novaya Gazeta e concluiu que nenhuma das mortes estava associada ao suposto jogo da baleia azul.  Se fazendo passar, inclusive, por uma das crianças interessadas no desafio e descobriram que, na verdade, nenhuma das mortes estava associada ao desafio, mas a um grupo da rede social VK, que – até então – não tinha nada a ver com o desafio da baleia azul.

3 – O jogo da Baleia Azul pode roubar os seus dados se for instalado! Mentira!

Essa é mentira também porque o desafio da baleia azul não é um jogo onde é preciso instalar pra jogar! É claro que com a popularidade do termo, muita gente começou a publicar jogos com esse nome no Google Play e na Apple Store, mas nenhum deles é “o” desafio!

4 – Participante do desafio prometeu envenenar 30 crianças! Mentira!

Essa a gente publicou aqui no E-farsas. O texto que circulou em nome de um rapaz chamado Lucas que estava avisando que ia envenenar 30 crianças de 3 escolas diferentes como parte de um dos desafios da Baleia Azul.

A verdade é que após o rebuliço danado que essa história causou em várias cidades brasileiras, o próprio Lucas postou uma mensagem em seu perfil do Facebook explicando que tudo não passou de uma brincadeirinha!

5 – Moça cortou seu braço por causa do desafio! Mentira!

Essa foto circulou pelo WhatsApp como sendo de uma moça que teria se mutilado como parte de um desafios do jogo da baleia azul. Só que, na verdade, essa foto é de uma filipina que se cortou assim pra chamar a atenção de um ex-namorado que havia terminado dias antes.

Garota carioca se corta por causa por causa do Desafio da Baleia Azul! Será Verdade?

6 – Esse número de telefone é da baleia azul e está clonando telefones! Mentira!

O número de telefone (31) 99778-9305 estaria clonando números de telefones em nome do desafio da baleia azul. Só que, além dele estar desativado, outros boatos envolvendo esse número já circulam pela web desde muito tempo antes do desafio da baleia azul.

7 – Não há como parar quando se começa no jogo! Mentira!

Se por um acaso você cair num golpe do desafio da Baleia Azul, é fácil sair dele: Basta parar!

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Essa história de que “eles” vem atrás da sua família é balela.

Lembra que falamos lá em cima sobre a investigação que a ONG Radio Free Europe fez a respeito?

Então: Eles se passaram por um adolescente e entraram no jogo. O primeiro desafio era cortar o braço com a sigla F58. Os caras falsificaram uma imagem com o photoshop e mandaram para os moderadores de um grupo russo e não tiveram mais nenhum retorno.

Na dúvida, denuncie esses grupos para o Facebook, para o Google, para a polícia!

8 – Duas meninas estão adicionando pessoas ao desafio da baleia azul! Mentira!

Essa mentira dizia que Aline Bezerros e Gabriela Silva seriam moderadoras do grupo da baleia azul no Facebook e estariam adicionando todo mundo a esse grupo. O pior é que, segundo afirmam, depois que você é colocado no grupo você seria obrigado a jogar senão a sua família morre!

A verdade é que as moças não existem: Os inventores dessa mentira usaram fotos encontradas na web, sendo uma da cantora norte-americana Tiffany Alvord e a outra da jovem Larissa Oliveira, que obviamente, nada tem a ver com esse desafio idiota!

Mesmo que esse alerta fosse real, se alguém te colocar em um grupo desse tipo, basta sair dele e denunciar tudo para o Facebook!

9 –  É muito fácil entrar no Jogo! Mentira!

Há poucos dias, o repórter Júlio Boll tentou se passar por um adolescente com a missão de se infiltrar entre os jogadores do desafio da baleia azul, a serviço da Gazeta do Povo.

Diferente do que estão espalhando por aí, foi muito difícil pra ele conseguir um curador para poder jogar o jogo.

Na reportagem ele explica que muitas pessoas entraram em contato tentando fazer ele desistir da brincadeira.    

10 – É preciso que os pais prestem atenção no comportamento dos filhos! Verdade!

Fique atento ao comportamento do seu filho, dos seus amigos. Esse desafio da baleia azul era uma lenda que acabou se tornando verdade por causa de vários grupo de pessoas que se reúnem com um objetivo: Desistir da vida!

O jogo da baleia azul revelou um problema grave que há muito tempo existe não só entre os jovens mas também entre os adultos e idosos: A depressão!

A depressão é uma doença grave e pode levar à morte! De acordo com a OMS, cerca de 700 mil pessoas se matam no mundo por ano por motivos ligados à depressão.

Se você ou alguém que você conhece está passando por um quadro de depressão, procure ajuda!

Se você quiser denunciar algum grupo ligado ao desafio da baleia azul o disque denúncia é 181.

E se você tem pensamentos suicidas ou conhece alguém que está passando por um quadro depressivo, Disque CVV no 141 ou visite o cvv.org.br.

Conclusão

Então galera, que fique bem claro aqui que o Desafio da Baleia Azul nasceu de uma lenda, mas acabou virando verdade, visto que muita gente se identifica com a ideia de tirar a própria vida, mas isso tem tratamento e pode ser revertido!

Muito obrigado aos amigos do Camiseta Divertida por nos mandar um lote de camisetas bem bacanas pra gente usar nos vídeos! Entra lá no http://camisetadivertida.com e coloque o cupom de desconto “E-FARSAS” para ganhar 12% de desconto em suas compras!

Share Button
E-farsas TV, Saúde
, , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

12 comentários

  1. Pingback: 9 mentiras e 1 verdade sobre o Desafio da Baleia Azul | Professora Simone Oliveira

  2. Lucas

    Como pode alguém querer participar de um jogo desse tipo? A troco de que, e outra coisa… Existe algum caso real de participante desse jogo aqui no Brasil?

  3. andressa

    a única coisa que eu não gostei da matéria é você ter indicado a cvv,eu já usei o atendimento pelo chat da cvv e odiei,eles não te dão conselhos e nem dizem se o que você fazendo é certo ou errado,o atendimento da cvv é basicamente ficar repetindo o que você escreve,por exemplo

    você diz:eu estou deprimido

    o atendente diz:algo aconteceu que lhe deixou deprimido

  4. roberto

    depois de ler a reportagem do jornal a gazeta do povo,eu fiquei em dúvida se realmente existe algum grupo ligado a baleia azul ou se é apenas uma invenção da mídia esse jogo

  5. Marcia

    Se ha confirmado q el juego existe y los chicos lo están jugando.
    El Gobierno brasileño pide a Policía investigar juego de la “Ballena azul”
    No me permite pegar la URL de la noticia.

  6. Pingback: ALLARMISMO E NESSUNA FONTE Blue Whale, il gioco della morte spopola tra gli adolescenti - bufale.net

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *