Homem negro foi submetido a proteger os brancos dos raios do sol em manifestação da esquerda?
Artistas brancos teriam sido protegidos com um guarda-sol por um homem negro durante manifestações em Salvador! Isso é racismo?
Os vídeos começaram a se espalhar na última semana de setembro de 2025, logo após manifestações ocorridas em várias cidades do país, no dia 21 de setembro. Segundo o que foi disseminado juntamente com as imagens, os artistas brancos estariam usando os serviços de um negro para fugir dos raios solares, algo equiparado a racismo.
Será que isso é verdade?

Texto de uma das versões compartilhadas no Twitter: “Impressão minha ou tem um homem negro segurando um guarda-sol para um homem branco que mora nos USA, chamado Wagner Moura? O nome disso, segundo a própria esquerda, é racismo estrutural.” (foto: Reprodução/Twitter)
Verdade ou mentira?
Apesar dos vídeos serem reais, a história compartilhada com eles é falsa!
No dia 21 de setembro de 2025, manifestantes se reuniram em várias cidades em protesto contra a PEC da Blindagem (proposta que protege os parlamentares de indiciamento e investigações de supostos crimes) e contra a anistia dos condenados pelos ataques golpistas contra os prédios da Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Um dos carros de som, o trio elétrico da cantora Daniela Mercury, trouxe vários artistas em Salvador (BA), como o ator Wagner Moura e, durante as apresentações, uma figura aparece ao lado de cada artista rodopiando uma espécie de guarda-sol, chamando a atenção de todos, mas diferente do que se espalhou, não se trata de alusão à escravidão ou racismo.
O homem se chama Veko Araújo e é conhecido como “homem do sombreiro” do bloco Cortejo Afro. No vídeo abaixo, podemos vê-lo em outra apresentação, no Arerê Festival, na Espanha:
Ver essa foto no Instagram
No vídeo a seguir, o próprio Veko Araújo fala um pouco mais sobre o sombreiro:
Ver essa foto no Instagram
Veko viaja pelo mundo com o Cortejo Afro e fez do sombreiro um símbolo do bloco há mais de duas décadas, além de ser consagrado a Oxalá, no candomblé.
Numa entrevista concedida à TVE Bahia (veja abaixo), Alberto Pitta, presidente do Cortejo Afro, fala sobre o surgimento do bloco e Veko Araújo explica (aos 3 minutos do vídeo) o significado do sombreiro, que – segundo ele – remete à proteção das realezas, do cuidado e da proteção de quem está debaixo dele:
Conclusão
Os vídeos de um homem rodopiando um sombreiro em cima de artistas em uma manifestação na Bahia são reais, mas foram tirados de contexto!
