Foi descoberta uma escuta nas tornozeleiras eletrônicas?
Vídeo mostra uma placa com microfone supostamente encontrada dentro das tornozeleiras eletrônicas! É verdade que elas possuem escutas ilegais?
As imagens começaram a se espalhar nas redes sociais no final de novembro de 2025, logo após a tentativa de violação da tornozeleira eletrônica do ex-presidente Jair Bolsonaro, no dia 22. Nelas podemos ver uma mão segurando uma placa eletrônica e uma voz afirmando que ela teria sido retirada do interior de uma tornozeleira eletrônica. O vídeo alega que há um microfone no equipamento, comprovando que há uma escuta clandestina no dispositivo!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
@jeffrey.chiquini Tornozeleira eletrônica ou escuta?
Verdade ou mentira?
Durante audiência de custódia realizada no dia 23 de novembro de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro disse às autoridades que tentou violar sua tornozeleira eletrônica por achar que havia uma escuta no aparelho. Mesmo comprovando-se que não há essa tecnologia no dispositivo, muita gente começou a espalhar nas redes sociais informações falsas sobre a tornozeleira.
É importante esclarecer que principal função desses aparelhos é rastrear a localização (via GPS/GSM), além de detectar violações, como corte ou remoção, perda de sinal e entrada e saída das zonas determinadas. Dentro da tornozeleira há um GPS, uma antena celular, sensores de contato e, em algumas versões, acelerômetros.
Trata-se de um equipamento muito sensível que requer bastante cuidado do usuário sob pena do endurecimento da pena (de prisão domiciliar para fechada, por exemplo). No entanto, a escuta não faz parte do conjunto de sensores, pois implicaria na invasão de privacidade do preso e exigiria autorização judicial específica, além de equipamentos adicionais.
E a placa mostrada no vídeo?
Para quem ficou curioso sobre a placa eletrônica mostrada no vídeo, ela nada tem a ver com tornozeleira eletrônica. Na verdade, a peça faz parte do mini-rastreador GPS TK102, como podemos ver no vídeo abaixo, aos 1:44:
Conclusão
Não é verdade que há um dispositivo de escuta dentro da tornozeleira eletrônica!








