A BBC vai mesmo comprar a Rede Globo?

Share Button

É verdade que a emissora pública do Reino Unido está negociando a compra da Rede Globo de Televisão por 480 bilhões de dólares?

A notícia surgiu na internet na última semana de junho de 2015 e fala sobre a negociação bilionária entre a BBC e a brasileira Rede Globo. De acordo com a reportagem, a BBC estaria se reunindo no Rio de Janeiro com os herdeiros de Roberto Marinho para a compra da Rede Globo e que os acertos já estariam sendo feitos desde o final de 2014.

A notícia ainda afirma que o valor da compra gira em torno de U$ 480 Bilhões de dólares e se tudo der certo em 2016 a BBC será inaugurada no Brasil com programação nova e local.

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Rede Globo está sendo comprada pela BBC?

Rede Globo está sendo comprada pela BBC?

Verdadeiro ou falso?

Essa história da venda da Rede Globo tem várias características de um boato digital:

  • Cita nomes de empresas para conseguir mais credibilidade;
  • Não cita fontes;
  • Trata de um assunto que atraia bastante leitores;
  • Não é datado;
  • Possui um tom alarmista e conspiratório;

Em primeiro lugar, a “notícia” diz que ocorrerá uma reunião a portas fechadas entre os executivos de ambas empresas “na próxima terça”, mas não diz de qual mês ou ano. Encontramos publicações semelhantes a essa feitas no dia 24, 28 e 30 de junho e, depois, em 15 de julho de 2015.

Também é importante frisar que nenhum dos blogs que publicaram essa notícia citaram fontes para que possamos comprovar os fatos apresentados. Apenas colocaram o link da BBC, mas “tomaram o cuidado” de explicar que essa seria uma informação sigilosa. Isso dá um tom conspiratório ao texto, dando a entender que poucos detém essa informação.

Nenhum jornal, seja ele brasileiro ou britânico, publicou nenhuma nota a respeito. Uma notícia bombástica como essa seria matéria de capa, não acha?

Quanto ao valor da suposta venda, podemos questionar se a Globo vale mesmo tudo isso (na notícia falsa que circula pela web, a compra se limitaria somente à TV Globo e às suas afiliadas). Segundo fontes da própria emissora, o Grupo Globo (todo o grupo) faturou cerca de 16 bilhões de reais em 2014, tendo um lucro de 2 bilhões. Outras redes de TV, como a Time Warner Cable, por exemplo – que faturou duas vezes mais que a Globo em 2013 -, foi vendida por 57 bilhões de dólares em maio de 2015.

Concessão vai até 2023

Em 2008, o Diário Oficial da União oficializou a renovação da concessão da Rede Globo por mais 15 anos. Portanto, a TV continua até 2023 (podendo ser renovada novamente na ocasião).

Inconstitucional!

Além de tudo isso, o artigo 222 da Constituição Brasileira de 1988 estabelece que as emissoras de rádio e de TV brasileiras não podem ser vendidas para empresas do exterior:

“A propriedade de empresa jornalística e de radiodifusão sonora e de sons e imagens é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no País”.

E, no seu primeiro parágrafo determina que empresas estrangeiras não podem ter mais do que 30% de participação nas emissoras nacionais:

“Em qualquer caso, pelo menos setenta por cento do capital total e do capital votante das empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens deverá pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, que exercerão obrigatoriamente a gestão das atividades e estabelecerão o conteúdo da programação”.

Conclusão

A notícia da venda da Rede Globo para a BBC é mais uma farsa da web!

Share Button
Cinema / TV, Conspirações, Dinheiro
, , , , ,

Comente pelo Facebook

10 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite esse numeros *