Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

A seleção da Alemanha foi para a Copa da Rússia de classe econômica?

Dinheiro

A seleção da Alemanha foi para a Copa da Rússia de classe econômica?

A seleção da Alemanha foi para a Copa da Rússia de classe econômica?

É verdade que a seleção alemã de futebol masculino foi de voo comercial para disputar a Copa na Rússia enquanto que o Brasil enviou seus jogadores com todo o luxo?

A publicação surgiu nas redes sociais no final da primeira quinzena de junho de 2018 e foi bastante compartilhada também através de grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, os jogadores da seleção alemã de futebol masculino teria ido à Rússia em um voo comercial, na classe econômica, enquanto que o Brasil – mesmo passando por uma séria crise – teria enviado a nossa seleção para a Copa em um avião luxuoso ao custo de meio milhão por passageiro!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Uma das variações do texto que circula pelo Facebook: “7 X 1 AINDA FOI POUCO! Enquanto a Alemanha, atual campeã do mundo, desembarcou na Rússia em voo comercial, o Brasil, que enfrenta uma tremenda crise financeira, levou os seus jogadores num avião de luxo, fretado ao custo de R$ 500.000,00 (Quinhentos mil reais) para cada passageiro!” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Não é de hoje que os gastos com as viagens da seleção brasileira geram polêmica nas redes sociais! Afinal, como dizem, “é muita grana pra pouco futebol“!

Acontece que, dessa vez, a mensagem indignada que se espalhou através das redes sociais em 2018 possui alguns erros e muita gente acabou compartilhando essa fake news como sendo verdade.

Em primeiro lugar, a seleção alemã não foi para a Rússia em um voo comercial e, muito menos, na classe econômica! A companhia aérea Lufthansa, responsável pela viagem dos jogadores alemães, publicou uma nota onde explica que eles não foram para a Rússia em um voo comercial.

Na verdade, um avião Airbus A321 foi fretado e personalizado para levar os atletas e toda a equipe técnica à Copa do Mundo de 2018. Ao total, a empresa levou 122 passageiros e 09 tripulantes no voo e serviu 4 tipos de pratos nas refeições (o que, obviamente, não há em um voo de classe econômica).

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

A empresa alemã não divulgou o valor gasto no transporte dos jogadores.

Brasil = R$ 500 mil por passageiro?

Quanto ao trecho do texto afirmando que o voo que levou o time brasileiro teria saído mais de R$500 mil por passageiro, não encontramos dados que comprovem essa afirmação.

Talvez, quem criou essa fake news tenha “se inspirado” em uma publicação feita pelo UOL, em maio de 2018. Na matéria, o texto afirma que que para viajar no luxuoso Airbus A340 (o mesmo que levou a seleção brasileira à Rússia), da companhia maltesa AirX Charter, o passageiro pagaria cerca de R$500 mil. No entanto, nessa matéria do Jornal Extra, é informado que R$ 500 mil seria o valor do aluguel da aeronave (e não o valor por passageiro).

Em uma publicação de maio de 2018, o Diário da Manhã explica que a CBF cobrou R$ 100 mil do jogador que quiser levar um familiar aos jogos na Rússia. No valor já estão incluídos o voo, hospedagem, entrada nos estádios e alimentação.

O voo luxuoso que levou a equipe brasileira de futebol para Rússia foi patrocinado pela empresa de aviação Gol que, apesar de não levar os atletas para a Copa (a empresa não tem voos para lá), deu um jeito de mostrar a marca durante a viagem.

Conclusão

A notícia afirmando que a seleção alemã foi para a Copa da Rússia em um voo econômico é falsa!   

Continue lendo
2 Comentários

Comente

2 Comments

  1. Lucho

    21 de julho de 2018 em 11:07

    Pois é. A seleção alemã foi para a Rússia num voo luxuoso (sendo a Lufthansa, foi um voo luxuosíssimo) e deu um vexame histórico. Cadê os revoltadinhos que repassaram essa bobagem agora? Cadê aquele papo do “muito dinheiro para pouco futebol”?

    E outra coisa. O que tem de mais a seleção brasileira viajar num voo luxuoso? Não é dinheiro público que foi usado nessa viagem.

  2. Planilha Lotofácil

    25 de outubro de 2018 em 20:33

    Economia total.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo