today-is-a-good-day
23.2 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Os Simpsons previram que o Brasil será hexacampeão em 2018?

- Publicidade -

É verdade que o desenho animado Os Simpsons previu que a seleção brasileira de futebol conquistará pela sexta vez a Copa do Mundo de 2018?

O vídeo mostrando um trecho do desenho norte-americano Os Simpsons foi compartilhado centenas de milhares de vezes nas redes sociais na segunda quinzena de junho de 2018 e deixou muita gente na esperança de que o Brasil vire hexacampeão mundial de futebol na Rússia!

No desenho, o personagem Homer Simpson está lendo um livro de palavras cruzadas quando lê a seguinte previsão: O Brasil é hexa!!!

Será que isso é verdade mesmo? Veja o trecho abaixo e descubra a verdade aqui no E-farsas:

Verdade ou mentira?

Essa não é a primeira vez que o desenho da família amarela mais conhecida do mundo aparece em destaque relacionado a alguma suposta previsão que os produtores da aminação teriam acertado. Inclusive, já mostramos várias vezes aqui no E-farsas que essas alegadas previsões eram apenas imaginação do povo. Assista a seguir dois vídeos que fizemos a respeito:

E mais esse aqui:

No entanto, essa é a primeira vez que uma alegada previsão surgiu antes do fato ocorrer. Ou seja, Homer teria “previsto” o hexacampeonato do Brasil na Rússia antes mesmo do final da Copa!!!

Mas o que há de verdade nisso?

- Publicidade -

A verdade é que não há previsão alguma nisso e a explicação é simples:

O trecho que se espalhou pela web só fala na vitória do Brasil na versão dublada em português. Na versão original, em inglês, Homer Simpson lê “Irene Ryan is TV’s granny?” (ou “Irene Ryan é a vovó da TV?”, do inglês), que é uma brincadeira com uma atriz norte-americana que ficou famosa no papel de uma avó na série The Beverly Hillbilies (avance o vídeo abaixo para o minuto 11:35):

https://www.dailymotion.com/video/x6im6bx

Se você ainda duvida, leia a transcrição do roteiro desse episódio no site inglês Springfield! Springfield!, que “coleciona” o texto de todos os roteiros dessa série animada:

 

Reprodução: Springfield! Springfield!

Como é pouco provável que os brasileiros entenderiam a piada, a direção de dublagem optou por adequar a piada com algo próprio do nosso país!  

O episódio em questão é o 22º da 10ª temporada d’Os Simpsons, chamado Mães que Gostaria de Esquecer (“Moms I’d Like to Forget”) e foi ao ar nos EUA em janeiro de 2011.

Mais um detalhe que desmente essa história de previsão é que o desenho foi ao ar 3 anos antes da Copa do Mundo de 2014. Pela lógica (se é que deva haver alguma lógica em previsões), como não há nenhuma data na frase de Homer, a previsão teria que funcionar logo naquela próxima Copa, né?

Conclusão

Mais uma vez, a história afirmando que Os Simpsons previram o futuro é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

4 COMENTÁRIOS

  1. esse dublador do Homer era pessimo,sempre “adaptando” as falas do Homer aos sus gostos, m vários episodio ele assovia o hino do flamengo(nada contra o club, nem d futebol eu gosto), mas acho muito anti profissionalismo .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos