Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Aplicativo promete clonar o seu WhatsApp! Será verdade?

Crimes

Aplicativo promete clonar o seu WhatsApp! Será verdade?

Aplicativo promete clonar o seu WhatsApp! Será verdade?

É verdade que um aplicativo consegue clonar qualquer conta do WhatsApp? É possível se clonar o WhatsApp? Veja como se proteger!

Na segunda quinzena de fevereiro de 2017, um vídeo alarmante começou a se espalhar através do WhatsApp e de várias redes sociais onde se afirma que o WhatsApp pode ser clonado com facilidade, bastando apenas se clocar o chip do celular da vítima.

No filminho, de pouco mais de 4 minutos, um homem explica que bandidos estariam clonando contas de WhatsApp e que uma simples configuração de segurança poderia acabar com o problema.  

Além desse vídeo, um link para se baixar um aplicativo que supostamente consegue clonar qualquer conta do WhatsApp.

Mas afinal, é possível se clonar uma conta do WhatsApp com a ajuda de simples aplicativos? E como podemos nos proteger disso (caso essa história for verdadeira)?       

Aplicativos podem clonar o seu WhatsApp?

Clona ou não clona?

Em primeiro lugar, pelo menos até agora, não há como se clonar um chip de smartphoneEssa matéria do site Minha Operadora explica melhor os motivos da impossibilidade de clonagem.

O que bandidos conseguiram fazer foi inativar a conta da vítima e reativar o número em um novo aparelho para pedir dinheiro para os amigos e familiares do alvo!

Em fevereiro de 2017, a polícia descobriu uma quadrilha que praticava esse crime com a ajuda de funcionários de uma operadora de telefonia.

Por meio de nota, a operadora Vivo se posicionou em relação às fraudes, explicando que já tomou medidas para que esse problema não se repita mais:  

“A Vivo informa que revisa constantemente as suas políticas e procedimentos de segurança na busca permanente pelos mais altos controles de segurança nos acessos às informações dos seus clientes. A empresa comunica que os casos mencionados se encontram em apuração interna e que trata com o rigor da lei quaisquer possíveis desvios, seja de seus colaboradores ou de terceiros. A Vivo mantém em sua página na Internet orientações para a prevenção de fraudes e orienta, como medida preventiva, que em situações suspeitas o cliente confirme a veracidade das informações com o solicitante utilizando outros meios de contato. Para relatar atividades suspeitas, o cliente pode enviar um e-mail para csirt.br@telefonica.com , entrar em contato com call center ligando no *8486 ou ir até uma das lojas Vivo.”  

Envie suas dúvidas e sugestões para o nosso WhatsApp no (11)96075-5663

Quanto ao link que prometia um software para a clonagem de contas do WhatsApp (que é uma variação de um golpe que se espalhou em dezembro de 2016), trata-se de um golpe onde o interessado (ou o mal-intencionado, no caso) em clonar o WhatsApp de alguém acaba autorizando cobranças em sua fatura. Ou seja, isso nada mais é do que um Conto do Vigário, onde o interessado em “se dar bem” acaba se dando mal na história.    

Outros aplicativos disponíveis na web prometem clonar o WhatsApp de outra forma: Através do recurso “WhatsApp Web“, que é, na verdade, apenas uma cópia da versão de navegador do WhatsApp em forma de app.

Para conseguir “clonar” o WhatsApp, o criminoso deve ter acesso físico ao aparelho da vítima e escanear um código QR.  

Como se proteger?

Apesar de ser quase impossível se clonar uma conta de WhatsApp com a tecnologia atual, os desenvolvedores desse aplicativo lançaram a verificação em duas etapas, que consiste na criação de uma senha extra – solicitada toda vez que a conta é acessada em um aparelho diferente de onde ele foi instalado – e de um endereço de e-mail (que será usado para redefinição de senha, em caso de esquecimento)!

Para ativar a verificação em duas etapas, abra o WhatsApp e vá em: configurações > conta > Verificação em duas etapas > Ativar

Além disso, mantenha seu smartphone sempre bloqueado com senha (seja ela numérica, alfanumérica ou padrão de deslizamento).

Sempre desconfie de aplicativos que prometem vantagens e mantenha sempre um bom antivirus instalado em seu aparelho.

Cuidado é sempre bom

É claro que é preciso se manter a mesma postura da vida real na web: Não fale com estranhos, não acredite em qualquer conversinha e, principalmente, não divulgue dados importantes (como número de cartão de crédito, conta bancária, senhas etc) nas redes sociais.       

Empresas que tratam de dados sensíveis dos usuários como a Amazon, por exemplo, se preocupam com o sigilo das informações e sempre criam novas formas de login com segurança. Temos outros casos onde o usuário conta com extrema segurança como o Paypal e o Gmail, que possuem verificação em duas etapas.

Conclusão

Apesar de terem ocorrido “clonagens” de contas WhatsApp, os links que prometem esse tipo de “facilidade” são sites criados para aplicar golpes nos mais incautos!     

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Renato

    26 de Fevereiro de 2017 em 18:53

    A vivo??? Estranho, se ainda fosse a OI que é dos milicos… ?

  2. Martins

    24 de julho de 2017 em 2:14

    Olá, mais eu ja vi casos reais que funciona inclusive tem no nosso site! grande abraço.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Doe Bitcoin

15c5g4Y4vk84WuTNgVQ3ttqN9fv4JUbqNP

Categorias

Voltando a Circular

Links patrocinados

Publicidade

Topo