Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Bactérias do dinheiro comem carne humana! Será verdade?

Falso

Bactérias do dinheiro comem carne humana! Será verdade?

Bactérias do dinheiro comem carne humana! Será verdade?

É verdade que uma funcionária de um supermercado foi internada depois de ter sido contaminada por uma bactéria presente nas cédulas que come a carne humana?

A notícia surgiu nas redes sociais no final de novembro de 2017 e alerta para o perigo do contato com cédulas de dinheiro contaminadas com uma nova bactéria mortal que estaria levando muitas pessoas às pressas aos hospitais!

De acordo com o texto, um caso recente teria ocorrido em São Luís (MA), quando uma funcionária do Supermercado MT da Cohab teria dado entrada em hospital com hematomas em todo o corpo, além de feridas pretas nas pernas, mãos e braços.

Após vários testes, os médicos teriam descoberto que a moça havia contraído uma bactéria que come carne humana por causa do contato com dinheiro. Além disso, os médicos teriam lhe dado 21 dias de vida!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Bactéria estaria matando as pessoas que mexem com dinheiro! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou farsa?

Antes, um print de parte do alerta que se espalhou através de grupos do WhatsApp:

Agora vamos analisar cada trecho desse alerta para descobrir juntos se isso é verdade ou mais uma farsa da web:

Começando pela foto de uma mão lesionada que circula juntamente com o alerta, ela é de uma notícia de 2016, quando vários casos do contágio de uma bactéria chamada vibrios vulnificus, na Flórida (EUA)! A bactéria foi encontrada na água no mar e em água salobra e existe tratamento.

Logo no primeiro parágrafo do alerta, temos:

“Pessoal, sou enfermeira do SUS e trabalho no SOCORRÃO_DE SÃO_LUIS-MA e estou mandando essa mensagem para vocês pra alertar a todos sobre uma bactéria sem cura que esta nas notas  de dinheiro!  Trata-se de uma Bactéria que come a carne do corpo humano até matar a pessoa, e é mortal e sem tratamento até o momento.”

Como já afirmamos acima, se a bactéria em questão for a mesma da reportagem acima, existe tratamento, sim! Além disso, qual é o nome da enfermeira?

Procuramos algo a respeito na fanpage do Socorrão no Facebook e… nada!

Se fosse um alerta real, o hospital tomaria o cuidado de comunicar isso em sua fanpage.

Prosseguindo:

Envie suas dúvidas e sugestões para o nosso WhatsApp no (11)96075-5663

“Nesta sexta-feira uma funcionaria que trabalha no caixa do SuperMercado_MT da COHAB, uma jovem menina de 21 anos e se chama Aline, deu entrada no hospital toda cheia de hematoma e umas feridas PRETA no corpo[…]”

Quando foi essa “sexta-feira”? Como todo boato que se preza, esse também não é datado. Apenas afirma que foi “nesta sexta-feira”, mas não diz que ano e mês. Essa é uma boa tática para se espalhar um boato, visto que ele pode voltar a circular novamente ano após ano e quem o ler terá a impressão de que se trata de algo recente.

No mesmo parágrafo temos:

“[…]Em seguida foram feito vários testes e exame no laboratório, e o medico técnico responsável Dr Edgard disse que o resultado de um exame feita na paciente apontou a bactéria do dinheiro , UMA BACTÉRIA QUE COME CARNE HUMANA.”

Qual é o sobrenome e CRM do dr. Edgard? Da mesma forma que o nome da enfermeira não aparece, dados importantes do médico responsável também não são fornecidos.

Prosseguindo:
“Imediatamente ela foi transferida para um hospital especializado o HOSPITAL SÃO DOMINGOS, e ao iniciar os tratamentos, foram feitos vários exames e testado vários medicamentos, só que o médico falou para a mãe dela hoje que esta bactéria não tem tratamento, porem ela precisa ficar internada. INFELIZMENTE HOJE O MÉDICO CHAMOU A MÃE DELA E DISSE QUE ESSA BACTÉRIA NÃO TEM CURA E QUE DEU 21 DIAS DE PRAZO DE VIDA PRA ELA.”

No parágrafo acima, mais informações vagas e desencontradas. Não há nenhuma notícia a respeito no site do Hospital São Domingos e tampouco em sua página no Facebook! Além disso, como o médico conseguiu calcular que a paciente teria somente 21 dias de vida?

O médico, segundo o texto, iniciou os tratamentos e disse que não há tratamento… Vai entender…

Mais para o final, o alerta ainda afirma que:

“Porem a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão abafou o caso e não se manifestou e por estou  enviado esta mensagem para pedir oração para a jovem garota.”

Aquela conversa fiada de sempre afirmando que há uma grande conspiração do Governo para abafar o caso e já aproveita o pânico causado para se aproveitar da fé das pessoas ao pedir orações para o moça (que ninguém nem sabe o nome).

No penúltimo parágrafo, letras em CAIXA ALTA PARA CHAMAR A ATENÇÃO:

“Esta bactéria pode ter sido criada em laboratório e pode matar a pessoa em poucos dias.
EVITEM CONTATO COM NOTAS DE DINHEIRO DE 10,20 E 50 REAIS, SE PEGAR EM NOTAS COM MARCAS PRETA LAVE SUA MAO IMEDIATAMENTE!”

Aí até que há uma mensagem que presta. Após manusear dinheiro, é aconselhável lavar as mãos. Um estudo de 2001 mostrou que existem muitos fungos e bactérias nas notas de dinheiro. Esses micro-organismos podem causar infecções intestinais e até problemas para quem tem predisposição a alergias. Um conselho dos médicos é sempre lavar as mãos após o contato com dinheiro.

Por fim, o boato possui aquela célebre frase que pede para que isso seja espalhado para o maior número de pessoas possível:
“Por favor, repassem esta mensagem urgente!”

Conclusão

Não há nenhum relato real e comprovado de contaminação de cédulas de dinheiro por bactérias “comedoras de carne”! A notícia é apenas uma das muitas notícias alarmistas que circulam por aí para causar pânico na população!  

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. Marcio Silva

    27 de fevereiro de 2018 em 11:08

    Olha cada coisa que agente ve, mesmo o dinheiro circulando por muitos lugares eu concordo com o que foi falado nao tem como uma bacteria ficar no dinheiro

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Doe Bitcoin

15c5g4Y4vk84WuTNgVQ3ttqN9fv4JUbqNP

Categorias

Voltando a Circular

Links patrocinados

Publicidade

Topo