Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Bolsonaro vai importar tecnologia de Israel para tratamento de câncer de mama?

Falso

Bolsonaro vai importar tecnologia de Israel para tratamento de câncer de mama?

Bolsonaro vai importar tecnologia de Israel para tratamento de câncer de mama?

É verdade que o presidente Jair Bolsonaro autorizou a importação da tecnologia inédita no Brasil para retirada de câncer de mama sem cirurgia?

O texto acompanhado de um vídeo se espalhou nas redes sociais e em grupos do WhatsApp em fevereiro de 2019 e lá pra cá sempre volta a aparecer, parabenizando o presidente Jair Bolsonaro por trazer para o Brasil uma tecnologia revolucionária no tratamento do câncer de mama.

De acordo com o vídeo, a tecnologia israelense permite a remoção do câncer de mama sem cirurgia, apenas com o congelamento das células cancerígenas!

O texto, que pede para espalhar a novidade, ressalta que o presidente vai autorizar a importação do procedimento que vai salvar a vida de muitas mulheres.

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Uma das versões que se espalharam pelos grupos do WhatsApp: “Câncer no seio nao precisa mais fazer cirurgia.Vamos divulgar Presidente Bolsonaro vai autorizar a importação dessa tecnologia de Israel. Embora chamado de machista, foi o único presidente que se lembrou em primeiro lugar das mulheres….

Verdade ou mentira?

O vídeo é real, mas não há nenhum projeto do Governo em trazer a tecnologia para o Brasil.

A empresa citada nas imagens é a israelense Icecure, fundada em 2006 e o procedimento desenvolvido por ela consiste em congelar as células cancerígenas, apresentado com relativo sucesso em 2014.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No entanto, segundo estudos feitos em 2018, o procedimento funciona bem contra tumores benignos e não é tão eficaz em tumores malignos e/ou em grandes tumores.

Em fevereiro de 2019, o Ministério da Saúde publicou uma explicação a respeito desse boato.        

O órgão explicou na ocasião que atualmente o método ainda não é indicado para o tratamento do câncer de mama:

“Há alguns anos o uso da crioablação (resfriamento extremo e rápido de uma região tecidual) vem sendo testado no tratamento de lesões de mama. Inicialmente utilizado no tratamento de lesões benignas, apresentou algum sucesso, porém para o tratamento do câncer de mama ainda não existe nada estabelecido. Alguns estudos vêm demonstrando sucesso no tratamento de lesões malignas únicas e menores que 1 cm, com baixas complicações, porém não pode ser considerado ainda superior ao tratamento cirúrgico convencional, assim como não evita a realização das outras terapias, como quimioterapia, radioterapia, etc. Portanto, atualmente não está indicada para tratamento do câncer de mama, contudo poderá vir a ser uma alternativa futura para pequenas lesões únicas em pacientes selecionados, dependendo ainda de mais estudos científicos para assegurar a eficiência do método.”

Não há nenhuma publicação oficial do Governo sobre a importação dessa tecnologia para o uso no SUS.

A Sociedade Brasileira de Mastologia também se manifestou  a respeito, explicando que a técnica não é recomendado para todos os casos. O mesmo diz o site Câncer de Mama Brasil.

Técnica já testada no Brasil

A técnica chamada de crioblação, que consiste em congelar as células cancerígenas, não é inédita no Brasil. Uma busca no Google e logo no primeiro resultado temos uma matéria de 2015 do site do hospital Sírio-Libanês sobre testes através desse sistema.

Conclusão

Uma empresa israelense desenvolveu um método de remoção de células cancerígenas através de congelamento, mas o procedimento ainda não é indicado para grandes tumores e/ou para tumores malignos. Por enquanto, não há nenhum pronunciamento do Governo sobre o desejo de importar essa tecnologia para o Sistema Único de Saúde!

Continue lendo
20 Comentários

20 Comments

  1. Johnny

    6 de abril de 2019 em 12:12

    Tenho vários amigos bolsonaristaso e sempre respeitei as opiniões políticas de quem quer que fosse, mas o que me chama atenção é esse fanatismo que cega as pessoas e que continua cegando. Causa uma idolatria que foge as raias da razão. São várias mentiras que publicaram e que continuam publicando e ainda mais, sobre o mote “Conheça a Verdade e a Verdade vos libertará”. É como se um “encanto” tivesse sido derramado sobre alguns, tornando-os fanáticos de uma seita. Não sei até quando esse “encanto” irá durar, mas há de chegar o dia que as pessoas despertarão para a realidade da vida. Torço muito para que o Brasil dê certo mas não acredito que um incapaz possa capitanear essa mudança. Haviam outros candidatos muito melhores, mas infelizmente por causa da polarização, deu no que deu.

    • ernani

      8 de abril de 2019 em 9:54

      o comentário desse tal de Johnny é típico de um petista comunista que não soube perder a eleição.

      • Marco Munista

        8 de abril de 2019 em 12:55

        O comentário desse tal de ernani é típico de um bot-o-minion burro que não soube votar e meteu o país em uma enrascada sem tamanho, mas não admite por vergonha ou orgulho! Burro.

      • Caroline

        12 de julho de 2019 em 13:49

        Ernani, PT é menos de esquerda do que a direita pinta. Comunismo meu caro, exige um nível de consciência bem maior da população do que o que se tem hoje, com uma população alienada que cria mitos para governar.
        E esse papinho de petista comunista está cansando,troca o disco vai, ou melhor muda o grupo de watsap e vê se cria argumentos consistentes qdo for defender algo.

      • Renato

        19 de setembro de 2019 em 14:28

        E o comentário desse Ernani é típico de um extremista de direita que acredita em fake News pro Bolsonaro.Assim como meu amigo que me enviou essa bobagem.

    • ROMULO HADDAD SOUZA

      9 de abril de 2019 em 0:29

      Perfeita reflexão. É pena que tem (ainda)uns 30% que acreditam obssecadamente nesse (des)governo. É esperar prá vê-los arrenpendidos. O diabo é que nós tb pagamos o pato sem ter votado nessa corja.

      • ZEIRY PEREIRA GOMES DIAS

        23 de maio de 2019 em 12:03

        E as pessoas, mesmo sem checar a informação, compartilham mentiras. O ministério da saúde nunca se pronunciou a respeito da importação, pois a técnica não garante eficiência.

      • Gilberto André Cursino

        5 de junho de 2019 em 17:25

        Vocês petistas é que são uns verdadeiros esquerdopatas, que candidato melhor apareceu para poder elegermos, tô com você Ernani, tiveram 16 anos e só fizeram merda, enganaram o povo brasileiro, e roubaram como nunca, uma porrada de ministros sem um mínimo conhecimento de duas áreas.PT, PSOL, PSDB, chega desses incompetentes. Marcos comunista, desculpa mas vc é que é burro, vai para a Venezuela,cuba, Nicarágua, Coréia do norte,sente na pele o que é ser comunista. Tchau boa viagem!

    • André

      15 de setembro de 2019 em 10:38

      O pior disso tudo é que engana as mulheres que acreditam em qualquer coisa que venha da internet e hoje em dia as pessoas olham a internet para saberem se os jornais estão mentindo! Um absurdo isso! Principalmente pesquisar num lugar que tem fake news!

  2. Pingback: Bolsonaro vai importar tecnologia de Israel para tratamento de câncer de mama? – Zip Viral

  3. CLEITON MARTINS DE SOUZA

    1 de junho de 2019 em 8:18

    Johnny.kkkkk…Você é um PTRALHA…e tenho certeza que sua idolatria é pelo PRESO DE CURITIBA,nos que votamos no PRESIDENTE temos convicção que ele é o único político que pode e está mudando o rumo da nação vai morar na Venezuela, Cuba, China deixe o BRASIL conosco os que acreditam em um país melhor…

    • Meu nome não é Johnny.

      3 de junho de 2019 em 18:44

      Johnny.kkkkk
      Idiotas riem à toa…

    • Meu nome não é Johnny.

      3 de junho de 2019 em 18:45

      Você é um PTRALHA…
      E você é um gado idiota que votou num diferente e elegeu um PIOR!
      e tenho certeza que sua idolatria é pelo PRESO DE CURITIBA
      E tenho certeza que você tem político de estimação, e grita MITO enquanto se masturba. Se tirar uma radiografia do saco do presidente, você aparecerá grudado nele.

    • Meu nome não é Johnny.

      3 de junho de 2019 em 18:45

      nos que votamos no PRESIDENTE temos convicção que ele é o único político que pode e está mudando o rumo da nação
      HAHAHAHAHHA… votou num bandido, mancomunado com milicianos, em um partido cheio de laranjas e com familiares enroscados até o pescoço com falcatruas… e que ficou quase 30 anos no congresso e não fez BOSTA NENHUMA pelo país. Ou você é muito idiota ou muito ingênuo, de qualquer forma as alternativas são preocupantes. Idiota.

    • Meu nome não é Johnny.

      3 de junho de 2019 em 18:45

      vai morar na Venezuela, Cuba, China deixe o BRASIL conosco os que acreditam em um país melhor…
      Vai pro INFERNO que é onde bolsominions analfabetos funcionais que sofreram lavagem cerebral como você merecem.. Estúpido.

  4. Tatiana

    13 de junho de 2019 em 10:25

    Triste…isso não é sobre partidos!
    É sobre saúde e governo se aproveitando para fazer campanha para eleitores que não lêem e quando o fazem não conseguem interpretar textos.

  5. Pingback: Boato falso alega que Bolsonaro mandou importar ‘tecnologia israelense’ que substitui cirurgia de câncer de mama

  6. Patrícia Chamorro Caetano

    17 de setembro de 2019 em 22:03

    Nossa como tô cansada de ver brasileiros brigando por coisa que já está estabelecida…ao invés de torcer ,orar, mandar pensamento positivo para o presidente,perdem tempo xingando uns aos outros sendo q o erro é de um só:os jornalistas canalhas pilantras que inventam histórias para seu próprio bem e causam inferno no Brasil…Acorda brasileiros!
    Patrícia Chamorro Caetano

  7. Patrícia Chamorro Caetano

    17 de setembro de 2019 em 22:09

    Nossa como os petistas são baixos……deviam ir morar na Venezuela mesmo…bem longe daqui…povinho sem educaç
    ão….credo..uma decepção total

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo