today-is-a-good-day
23.2 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Brasileiro que vendia pão de queijo nos EUA foi denunciado pelos conterrâneos?

- Publicidade -

Será verdadeira a história de um brasileiro que teria sido denunciado pelos seus próprios conterrâneos por vender pão de queijo em uma esquina nos Estados Unidos?

A comovente história de um brasileiro que vendia pão de queijo em uma esquina de New Jersey (EUA) se espalhou através de publicações em diversos sites e blogs na segunda semana de 2018.

De acordo com o texto amplamente compartilhado nas redes sociais, o vendedor ambulante trabalhava ilegalmente no país quando foi denunciado pelos comerciantes das proximidades. O detalhe é que, segundo o texto, quem o denunciou foi um grupo de comerciantes brasileiros!

A história, assinada por Sheyvston Frederick, ainda afirma que a polícia, ao invés de leva-lo preso, o conduziu à prefeitura para lhe dar uma licença e uma pequena banca. Além disso, o vendedor ainda teve a pior decepção ao saber que seus próprios conterrâneos o denunciaram…

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Brasileiro que vendia pão de queijo em uma esquina de New Jersey foi denunciado pelos próprios brasileiros! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 12 de janeiro de 2018, o site Homem de Honra publicou a história do vendedor brasileiro nos Estados Unidos. Para quem não sabe, esse site é o mesmo que publica várias fake news, como aquela que dizia que o ex-presidente Lula estaria namorando uma jovem de 17 anos.  

Acontece que o Homem de Honra copiou a “notícia” do site Ordem Secreta, que havia publicado o mesmo texto um dia antes e, igualmente, não cita nenhuma fonte.

Reprodução da “notícia” a respeito do ambulante!

Procuramos nos sites de jornais locais em New Jersey e não encontramos nenhuma referência ao ocorrido.

- Publicidade -

Não encontramos nenhum “Sheyvston Frederick” relacionando seu nome à história do brasileiro ambulante em buscas no Google. Encontramos apenas um “Sheyvston Frederick Carvalho”, que mora em Massachusetts – a mais de 400 kms de New Jersey:

Além desse, encontramos outro “Sheyvston Frederick”. Um músico de Boston que toca todos os dias ao vivo na Filadélfia (a pouco mais de 100 kms de distância do local onde o fato teria ocorrido).

Infelizmente, nenhum deles possui conta no Facebook ou em qualquer outra rede social…

E o ambulante brasileiro?

Voltando ao brasileiro, personagem principal dessa história, o texto não nos fornece nenhum dado que ajude a verificar se a notícia é verdadeira ou falsa.

  • Qual é o nome dele?
  • Quando o fato ocorreu?
  • Em qual esquina ele trabalhava?

O homem que aparece na foto que ilustra essa “notícia” sequer é brasileiro! Na verdade, a foto usada foi a do jogador de futebol espanhol Óscar Serrano, que estava chorando após rescindir seu contrato com o clube Racing Santander, em fevereiro de 2016.

Quanto a foto dos fiscais que aparecem supostamente recolhendo a mercadoria do ambulante brasileiro, também não foi tirada nos Estados Unidos. A fotografia foi feita durante o Rock in Rio 2017, quando a Vigilância Sanitária descartou 648 kg de alimentos durante o evento. O jornal O Dia afirmou que, segundo o órgão, o material foi considerado impróprio para consumo. Durante a ação, 682 estabelecimentos foram fiscalizados e destes, 58 foram multados.  

Conclusão

Não há provas de que essa história tenha ocorrido de verdade! Certamente, trata-se de mais uma das inúmeras fanfics que circulam por aí!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

  1. Sim, talvez a história seja realmente uma farsa, mais o que menciona sobre o povo brasileiro, é tudo verdade, o atraso do pais e os governantes são um reflexo da população. Então, o que é claro não saber se a história é verdadeira ou não e sim mostrar a formação do povo brasileiro, o que acontece todos os dias com ambulantes no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos