Brasileiro que vendia pão de queijo nos EUA foi denunciado pelos conterrâneos?

Share Button

Será verdadeira a história de um brasileiro que teria sido denunciado pelos seus próprios conterrâneos por vender pão de queijo em uma esquina nos Estados Unidos?

A comovente história de um brasileiro que vendia pão de queijo em uma esquina de New Jersey (EUA) se espalhou através de publicações em diversos sites e blogs na segunda semana de 2018.

De acordo com o texto amplamente compartilhado nas redes sociais, o vendedor ambulante trabalhava ilegalmente no país quando foi denunciado pelos comerciantes das proximidades. O detalhe é que, segundo o texto, quem o denunciou foi um grupo de comerciantes brasileiros!

A história, assinada por Sheyvston Frederick, ainda afirma que a polícia, ao invés de leva-lo preso, o conduziu à prefeitura para lhe dar uma licença e uma pequena banca. Além disso, o vendedor ainda teve a pior decepção ao saber que seus próprios conterrâneos o denunciaram…

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Brasileiro que vendia pão de queijo em uma esquina de New Jersey foi denunciado pelos próprios brasileiros! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 12 de janeiro de 2018, o site Homem de Honra publicou a história do vendedor brasileiro nos Estados Unidos. Para quem não sabe, esse site é o mesmo que publica várias fake news, como aquela que dizia que o ex-presidente Lula estaria namorando uma jovem de 17 anos.  

Acontece que o Homem de Honra copiou a “notícia” do site Ordem Secreta, que havia publicado o mesmo texto um dia antes e, igualmente, não cita nenhuma fonte.

Reprodução da “notícia” a respeito do ambulante!

Procuramos nos sites de jornais locais em New Jersey e não encontramos nenhuma referência ao ocorrido.

Envie suas dúvidas e sugestões de pauta através do nosso WhatsApp pelo número (11) 96075-5663!

Não encontramos nenhum “Sheyvston Frederick” relacionando seu nome à história do brasileiro ambulante em buscas no Google. Encontramos apenas um “Sheyvston Frederick Carvalho”, que mora em Massachusetts – a mais de 400 kms de New Jersey:

Além desse, encontramos outro “Sheyvston Frederick”. Um músico de Boston que toca todos os dias ao vivo na Filadélfia (a pouco mais de 100 kms de distância do local onde o fato teria ocorrido).

Infelizmente, nenhum deles possui conta no Facebook ou em qualquer outra rede social…

E o ambulante brasileiro?

Voltando ao brasileiro, personagem principal dessa história, o texto não nos fornece nenhum dado que ajude a verificar se a notícia é verdadeira ou falsa.

  • Qual é o nome dele?
  • Quando o fato ocorreu?
  • Em qual esquina ele trabalhava?

O homem que aparece na foto que ilustra essa “notícia” sequer é brasileiro! Na verdade, a foto usada foi a do jogador de futebol espanhol Óscar Serrano, que estava chorando após rescindir seu contrato com o clube Racing Santander, em fevereiro de 2016.

Quanto a foto dos fiscais que aparecem supostamente recolhendo a mercadoria do ambulante brasileiro, também não foi tirada nos Estados Unidos. A fotografia foi feita durante o Rock in Rio 2017, quando a Vigilância Sanitária descartou 648 kg de alimentos durante o evento. O jornal O Dia afirmou que, segundo o órgão, o material foi considerado impróprio para consumo. Durante a ação, 682 estabelecimentos foram fiscalizados e destes, 58 foram multados.  

Conclusão

Não há provas de que essa história tenha ocorrido de verdade! Certamente, trata-se de mais uma das inúmeras fanfics que circulam por aí!

Share Button
Correntes, Crimes, Falso, Noticias
, , , , , , , , , ,