today-is-a-good-day
22.7 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Carvão de churrasco derrete lentes de contato?

- Publicidade -

Lente de contato de moça de 21 anos teria derretido depois dela ter ficado próxima ao calor da churrasqueira. Será que isso é verdadeiro ou falso?

A história acompanhada de fotos apareceu nas redes sociais e em inúmeros sites e blogs no começo de agosto de 2013. De acordo com o texto, uma moça de 21 anos estava usando lentes de contato em um churrasco quando, depois de olhar por alguns minutos para o carvão aquecido, começou a gritar por socorro, sentindo muitas dores.

No hospital, segundo a notícia, o médico teria explicado que as lentes de contato, por serem feitas de material gelatinoso, podem derreter com o calor do carvão vegetal.

O texto ainda alerta para o cuidado que as pessoas deveriam ter ao usar lentes de contato próximas ao calor excessivo, para não correrem o risco de superaquecer.

Mas será que essa história é real?

Dá uma olhada nas imagens que foram publicadas no Facebook e veja o que descobrimos:

Calor do churrasco teria derretido a lente de contato de uma moça! Será verdade? (fotos: Reprodução/Facebook)
Calor do churrasco teria derretido a lente de contato de uma moça! Será verdade? (fotos: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

As fotos são reais, mas a história é falsa!

O texto tem algumas características de um boato virtual:

  • Não cita nomes dos envolvidos
  • Não é datado
  • Pede para ser repassado ao maior numero de pessoas
  • Trata de um assunto que chame a atenção de bastante gente
- Publicidade -

Quem é a “menina de 21 anos” a quem o texto se refere? Quando o fato teria ocorrido?

Em qual hospital a menina teria sido atendida?

Qual é o nome do médico que atendeu a paciente?

Ela ficou curada?

Lentes de contato derretem com o calor excessivo?

Como podemos ver, o texto gera mais perguntas do que elucida o fato.

A verdade sobre as fotos

A moça que aparece nas imagens é uma americana chamada Ashley Hyde e tinha 18 anos quando a fotografia foi tirada, em março de 2013. Na ocasião, Ashley quase perdeu a visão por causa de um protozoário presente em sua lente de contato.

De acordo com várias publicações, Ashley tinha uma forte irritação no olho esquerdo há muito tempo, mas os médicos não descobriam a causa. Até que um exame mais profundo e doloroso (tiveram raspar e furar o seu olho para colher material para o exame) mostrou que a garota estava sofrendo com um parasita em sua córnea.

Em entrevista à agência de notícias Local10, Ashley aconselha aos usuários de lentes de contato a limparem suas lentes corretamente para que não sofram as dores que ela sentiu (dores causadas pela infecção e pelo exame). “Eu não iria arriscar.”, disse a moça.

Depois de vários meses de tratamento, Ashley Hyde está curada e vive uma vida normal, na Flórida. Acompanhe a história da paciente no vídeo abaixo:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/TUyKpuHSP7c” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Parasita em lentes

De tamanho microscópico, o parasita Acanthamoeba, é encontrado na água e no solo e pode se espalhar para os olhos através de lentes de contato, cortes, feridas na pele ou ser inalado pelos pulmões e pode levar à cegueira permanente.

Sites especializados em lentes de contato advertem para alguns cuidados que usuários desse produto devem ter:

  • Não lavar as lentes com água de torneira
  • Não deixar as lentes mergulhadas em soro fisiológico
  • Nunca limpar as lentes com saliva (sim, tem gente que faz isso!)

Doença pouco comum, mas perigosa

Em 2007, um surto de dessa doença ocorreu nos Estados Unidos, afetando 63 pessoas, cerca de um caso a cada 2 milhões de usuários americanos de lente de contato. De acordo com tabela comparativa publicada pelo site MedCenter, a incidência de ceratite causada por Acanthamoeba vem diminuindo ao longo da última década. Vale lembrar que os dados mostrados são de 2002.

Em fevereiro de 2013, o jornal britânico The Telegraph publicou o caso de Jacqueline Stone, uma senhora de 42 anos que teve que remover um de seus olhos, depois de 17 semanas internada com infecção por uma lente de contato contaminada.

Lentes de contato devem ser manuseadas com cuidado e higienizadas corretamente! (foto: Divulgação)
Lentes de contato devem ser manuseadas com cuidado e higienizadas corretamente! (foto: Divulgação)

Lentes de contato derretem com o fogo?

Uma busca na web para saber se há casos comprovados de pessoas que tiveram lentes de contato derretidas com a proximidade do fogo só resultaram em sites e blogs que apenas copiar o mesmo texto da “menina de 21 anos que ficou olhando para a churrasqueira”. Não há nenhum caso comprovado desse tipo de acidente.

As lentes podem derreter, sim! Mas só a uma temperatura tão alta que derreteria também os olhos do usuário.

Conclusão

As fotos são, na verdade, de uma infecção causada por lentes de contato infectadas por um protozoário.

 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Tem gente que limpa com saliva??? ta pedindo pra se lascar né???? ah!!! E QUANDO FOR COLOCAR AS LENTES NAO ESTAR NO BANHEIRO, POIS TEM MUITA BACTERIA, INCLUSIVE NO AR E NEM GUARDE-AS NESSE LOCAL, BLZ???

  2. No RN, teve um caso bastante conhecido de um repórter de TV (Marcos Bezerra, se não me engano) que pegou uma bactéria após o uso de lentes de contato e ficou cego, sendo necessário fazer um transplante de córnea para recuperar a visão.

  3. Mesmo a informação tendo sido passada de forma errônea, acredito que a divulgação de tais fotos seja importante (claro, com a substituição eventual da notícia falsa pela verdadeira), pois nos leva a buscar mais relatos acerca do ocorrido, assim como eu fiz. Afinal, quem é que não fica preocupado – e, de uma certa forma, curioso – quando vê imagens dessa natureza?

  4. Visitando seu site percebi o um grande potencial de negócio para vocês.
    Atuamos com Coworking, um novo conceito de trabalho, que potencializa a seu negócio, reduz custos e ainda amplia seu network.
    Gostaria de marcar uma hora para falarmos a respeito.
    Qual seria o melhor horário para falarmos?

    Abraço

    Luciano Troiani

  5. O calor pode ressecar e desidratar a lente e causar sérios problemas, tive uma experiencia dessa vivenciada, não foi nada agradável, e parecia que as lente haviam grudado nos olhos foi horivel…

  6. Em 2004 um forno de parede explodiu no meu rosto, quando cheguei ao hospital e disse que estava com lentes foi um alvoroço, os médicos examinaram e graças a DEUS não aconteceu o pior. Eles disseram que se a lente tivesse queimado, teria grudado na retina e eu ficaria cega do único olho bom. Por um milagre na hora que o fogo veio, eu devo ter fechado os olhos, o que evitou. Tive queimaduras de 2.º grau, as mais doloridas mas as cicatrizes são mais tratáveis, no meu caso são poucas e imperceptíveis, as de 3.º grau são piores, queimam mais profundamente e deixam cicatrizes, a pessoa não sente quase dor, pois perdem a sensibilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos