Filho de Lula compra fazenda avaliada em 47 milhões de reais!

Share Button

Será verdadeira a história sobre o filho do ex-presidente Lula ter comprado uma enorme fazenda por 47 milhões de reais? Descubra a verdade aqui!

Notícia que circula pelas redes sociais e em diversos blogs e sites afirma que o filho do ex-presidente Lula teria comprado uma fazenda por mais de 40 milhões de reais na região de Araçatuba – SP.

O artigo vem acompanhado de uma foto com uma gigantesca mansão – que faria parte da fazenda adquirida pelo rapaz. Segundo o texto, o Sr. Fabio Silva, filho do Lula, era um subempregado do Zoológico de São Paulo e, dessa forma, não teria dinheiro para comprar o imóvel à vista (e nem a prazo).

Será que isso é verdadeiro ou falso?

filho_do_lula_fazenda

De acordo com denúncia, filho do Lula teria comprado essa fazenda avaliada em 47 milhões de reais! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A história é falsa!

Essa “denúncia” anônima surgiu em 2008 e desde então volta a circular pela web. A cada ano, a história ganha novas versões, mas o conteúdo é praticamente o mesmo: O enriquecimento ilícito do filho do Lula.

Algumas versões ainda citam veículos de notícias, como a Veja e/ou a Istoé. Tudo isso para tentar dar mais credibilidade ao texto.

Uma das versões que são publicadas no Facebook!

Uma das versões que são publicadas no Facebook!

O primeiro passo para se verificar uma notícia bombástica como essa (já que o autor do texto não coloca nenhum link de onde a suposta denúncia teria sido publicada na imprensa) é sair na busca de alguma publicação – impressa ou online – que corrobore com isso. Como era de se imaginar, somente encontramos sites e blogs que apenas replicaram o texto.

A edição de número 44 da revista Dinheiro Rural, de junho de 2008, publicou o resultado de uma investigação feita pelo jornalista Ibiapaba Netto, onde foi verificado que tudo não passou de um boato eletrônico.

A mansão da foto

A enorme construção mostrada na foto que circula junto ao texto falso é, na verdade, a fachada da ESALQ (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), localizada em Piracicaba – no interior do estado de São Paulo.

Sede da ESALQ foi anunciada em 2007 como a primeira das 7 maravilhas de Piracicaba (foto: Reprodução/ESALQ-USP/Paulo Soares)

Sede da ESALQ foi anunciada em 2007 como a primeira das 7 maravilhas de Piracicaba (foto: Reprodução/ESALQ-USP/Paulo Soares)

 

O Lula é dono da Friboi?

Em outra versão, o texto em forma de denúncia afirma que o ex-presidente (ou o seu filho, dependendo da publicação) seria o dono da frigorífica Friboi. Igualmente, não encontramos nenhuma prova de que isso seja verdade.

A única “prova“ que achamos sobre o suposto envolvimento do ex-presidente com a Friboi é a foto abaixo (com erro de grafia em “boicote”):

friboi

 

Já mostramos aqui no E-farsas a notícia que teria saído na revista Forbes sobre a fortuna do Lula. Veja aqui se isso também é uma farsa da web!

Conclusão

Pode até ser que Fabio Silva, filho do Lula, tenha propriedades em seu nome (ou em nome de algum familiar), mas essa fazenda mostrada na denúncia não é dele, não.

Conclusão 2

A Friboi não é do Lula ou da sua família.

 

Share Button
, , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

27 comentários

  1. Luis Arantes

    O fato de parecer boato não afasta a possibilidade disso.
    Tenta puxar os dados do proprietario da FRIBOI na Junta Comercial onde foi registrada. Há 2 nomes sem endereço (não pode existir empresa sem endereço) e não se tem acesso ao quadro societario da empresa (que deve ser liberado pra qualquer pessoa pesquisar) Isso já é suspeito. Quanto ao enriquecimento dele, quem não deve não teme. Se ele quisesse desmentir esse boato, ele iria na imprensa e mostraria seu Imposto de Renda e sua atual profissão e salario. Burro é quem ignora alguns boatos que na maioria das vezes tem uma origem real.

    • Henrique

      Sim, Luis, esse povo é bem estúpido. Só pq esse boato em especial n é verdade, há vários indícios em diversas fontes d que o filho do safado do Lula enriqueceu de uma hora p outra. O engraçado é que o povo fala q isso são informações da Veja e da Istoé, mas eles acreditam como se fossem religiosos fanáticos, na Caros Amigos e na carta capital, rsrsrs.

    • JORGE LUIS ARAUJO SILVA

      Burro é um cara que faz juízo das coisas através dos boatos, você é inocente até que provem o contrario e não você é culpado até que prove sua inocência, reúna provas e faça a denuncia, boatos na internet é o que mais existe, pouca coisa tem realmente credibilidade a não ser para preconceituosos como você.

    • Marcelo

      A Friboi é do Grupo JBS que tem na presidencia o empresario Joesley Batista. O Grupo foi criado pelo seu pai em Goias. Hoje eles são os maiores processadores de proteina animal do mundo.

    • jean pereira castro

      Vivemos num pais ¨de cegos¨, onde campeia a desinformação, a corrupção, e a falta de empenho para reverter tal quadro. Dias piores virão, ¨¨enquanto andarmos de quatro¨¨, permitiremos que ladrões, políticos, empresários mal intencionados, vivam de nosso suor e ainda neguem as origens de seus roubos. ¨Quem se acostuma de quatro, não consegue mais se levantar!!!

  2. Edna

    Verdade ou não, certamente o Lula nada sabe sobre isso.
    O fato é que nunca na história deste país tantas pessoas puderam adquirir sua ” fazenda própria “.Vai saber…

  3. JB Costa

    Não sejamos ingênuos: os que acolhem e repassam essas infâmias, injúrias e calúnias o fazem sabendo que é material FALSO!
    É apenas a manifestação de inconformismo e o desabafo do ÓDIO contra Lula e os seus.

  4. Francisco Rocha

    O gozado é que da filha do José Serra, que inclusive é sócia (comprovada) de um dos caras mais ricos do mundo, ao qual vendeu parte de uma sorveteria! por cerca de 100 milhões de dólares, ninguém fala nada.
    Ou do filho do FHC. Por quê este ódio especial pelo Lula e sua família? Inveja? Despeito? Frustração?

    • Não é ódio, nem bronca com o filho ou o Lula, mas por que alguém que passou a vida sendo um assalariado, em menos de dez anos simplesmente começa a ser considerado um prodígio nos negócios? Diferentemente dos demais(povo) que passam a vida lutando, e não conseguem ter mais que uma casa para morar e com muito esforço e economia um ap na praia(isso é, alguns poucos).
      Se vc não for um ganhador da loteria, um herdeiro de alguma fortuna ou político ou filho de um político,conclui-se: você dos demais, ou um incapaz!

  5. Pingback: Confira se você foi um idiota! | C O O LTURA

  6. Reinaldão

    Vamos e venhamos: Lula não é flor que se cheire, foi o chefe da quadrilha que assaltou aos cofres do Brasil no maior roubo de que se tem notícia, chamado de mensalão. O julgamento mostrou tudo, de onde o dinheiro saiu, através de quem. Agora essas matérias que correm a internet e que chamamos de “lixo da internet”, que são divulgadas e multiplicadas por pequenos blogs sem nenhum comprometimento com pesquisa, jornalismo investigativo, sério, com a verdade dos fatos. Somente cérebros despreparados para ficarem acreditando em tudo o que aparece na internet. Utilizem-se do site do http://www.e-farsas.com ou do http://www.boatos.org e voces passarão a filtrar essas besteiras que todo dia aprecem por aí.

    • danilo

      Tá sabendo do caso em brother? Vai estudar, meu filho, não teve dinheiro público envolvido no mensalão, é só pesquisar. Entenda o caso antes de falar asneiras na internet.

  7. COMO BRASILEIRO TENHO QUE PEDIR SOCORRO AS FORÇAS ARMADAS PARA QUE PARE ENQUANTO É TEMPO ESSES E OS DEMAIS LADROES PERTENCENTE A GANGUE LULA. APÓS AS LULETES, SÓ TEMOS ESCANDALOS: PETROBRAS-MENSALAO-FRIBOI-OI – FAZENDAS DE 47.000.000,00-FAZENDAS NO PARA E EM OUTROS ESTADOS. COMO O LULA CONSEGUI O TANTO DINHEIRO. A REVISTA FORBES DECLARA QUE O LULA TEM UMA CONTA COM 2. BILHOES EM MAIMI, ONDE ELE CONSEGUI-O. SERÁ QUE SOMOS TAO IDIOTAS ASSIM.

  8. Zé sem Nome

    Fui sindicalista, e o sindicato que faz parte parte do PT. denunciei o sindicato no MPT. levei documentos, videos e testemunhas sobre meio mundo desafadeza do sindicato… sabem o que aconteceu? NADA, levamos gravações do diretor oferecendo uma quantia considereavel de dinheiro a um trabalhador e ele não aceitou e foi demitido por justa causa… o PT é o partido dos terroristas, trambiqueiros, etc,. não importa se a noticia é fal(ç)a, o qoe importa é que se o contexto de enriquecimento é verdadeiro!

    • “não importa se a noticia é fal(ç)a”

      Então tá, né? E, como de costume, viva a sociedade da informação.

      Assim como o André, toda vez que dizem para mim que vivemos na era da informação e com isso as pessoas estão mais bem informadas e dificilmente são engambeladas, fico a rir descontroladamente.

      Estão tão bem informadas que existe animal que não sabe sequer escrever “falsa”.

    • É verdade que o homem público se expõe a críticas e denúncias que podem ser falsas ou verdadeiras. Karl Marx dizia que uma mentira mil vezes repetida torna-se uma verdade. Trabalho e pago impostos. Sou um microcosmo desse tecido humano que forma a nação, porisso tenho direito de saber o que fazem o meu dinheiro. Em decorrência, seria muito importante saber o que verdade ou que é mentira e acho que o ex-presidente e o seu(s) filho(s) são principais interessados na verdade dos fatos.

  9. João Ribett

    Sobre Lulinha( Filho de Lula, já ouvi dizer que ele também é dono das Pirâmides do Egito, das Muralhas da China, é sócio majoritário do Canal do Panamá e do Eurotúnel, e ta negociando a compra da NASA. Podem acreditar!!!

    • Pode ser que o Lulinha( Filho de Lula não seja o dono das Pirâmides do Egito, das Muralhas da Ch0ina, é sócio majoritário do Canal do Panamá e do Eurotúnel, e ta negociando a compra da NASA. Só que direita radicial andou espalhando um boato, segundo o qual, ele estaria adquirindo uma fazendo nos arredores de Sete Lagoas, Minas Gerais, pelo preçinho de 300 milhões e, que o negócio não vingou. Verdade ou mentira. Para tirar conclusões eu teria de ver a proposta, por escrito e, com firma reconhecida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>