Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Filho de Lula compra fazenda avaliada em 47 milhões de reais!

Conspirações

Filho de Lula compra fazenda avaliada em 47 milhões de reais!

Filho de Lula compra fazenda avaliada em 47 milhões de reais!

Será verdadeira a história sobre o filho do ex-presidente Lula ter comprado uma enorme fazenda por 47 milhões de reais? Descubra a verdade aqui!

Notícia que circula pelas redes sociais e em diversos blogs e sites afirma que o filho do ex-presidente Lula teria comprado uma fazenda por mais de 40 milhões de reais na região de Araçatuba – SP.

O artigo vem acompanhado de uma foto com uma gigantesca mansão – que faria parte da fazenda adquirida pelo rapaz. Segundo o texto, o Sr. Fabio Silva, filho do Lula, era um subempregado do Zoológico de São Paulo e, dessa forma, não teria dinheiro para comprar o imóvel à vista (e nem a prazo).

Será que isso é verdadeiro ou falso?

filho_do_lula_fazenda

De acordo com denúncia, filho do Lula teria comprado essa fazenda avaliada em 47 milhões de reais! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A história é falsa!

Essa “denúncia” anônima surgiu em 2008 e desde então volta a circular pela web. A cada ano, a história ganha novas versões, mas o conteúdo é praticamente o mesmo: O enriquecimento ilícito do filho do Lula.

Algumas versões ainda citam veículos de notícias, como a Veja e/ou a Istoé. Tudo isso para tentar dar mais credibilidade ao texto.

Uma das versões que são publicadas no Facebook!

Uma das versões que são publicadas no Facebook!

O primeiro passo para se verificar uma notícia bombástica como essa (já que o autor do texto não coloca nenhum link de onde a suposta denúncia teria sido publicada na imprensa) é sair na busca de alguma publicação – impressa ou online – que corrobore com isso. Como era de se imaginar, somente encontramos sites e blogs que apenas replicaram o texto.

A edição de número 44 da revista Dinheiro Rural, de junho de 2008, publicou o resultado de uma investigação feita pelo jornalista Ibiapaba Netto, onde foi verificado que tudo não passou de um boato eletrônico.

A mansão da foto

A enorme construção mostrada na foto que circula junto ao texto falso é, na verdade, a fachada da ESALQ (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), localizada em Piracicaba – no interior do estado de São Paulo.

Sede da ESALQ foi anunciada em 2007 como a primeira das 7 maravilhas de Piracicaba (foto: Reprodução/ESALQ-USP/Paulo Soares)

Sede da ESALQ foi anunciada em 2007 como a primeira das 7 maravilhas de Piracicaba (foto: Reprodução/ESALQ-USP/Paulo Soares)

Envie suas dúvidas e sugestões para o nosso WhatsApp no (11)96075-5663

 

O Lula é dono da Friboi?

Em outra versão, o texto em forma de denúncia afirma que o ex-presidente (ou o seu filho, dependendo da publicação) seria o dono da frigorífica Friboi. Igualmente, não encontramos nenhuma prova de que isso seja verdade.

A única “prova“ que achamos sobre o suposto envolvimento do ex-presidente com a Friboi é a foto abaixo (com erro de grafia em “boicote”):

friboi

 

Já mostramos aqui no E-farsas a notícia que teria saído na revista Forbes sobre a fortuna do Lula. Veja aqui se isso também é uma farsa da web!

Conclusão

Pode até ser que Fabio Silva, filho do Lula, tenha propriedades em seu nome (ou em nome de algum familiar), mas essa fazenda mostrada na denúncia não é dele, não.

Conclusão 2

A Friboi não é do Lula ou da sua família.

 

Continue lendo
45 Comentários

45 Comments

  1. Luis Arantes

    6 de agosto de 2013 em 9:51

    O fato de parecer boato não afasta a possibilidade disso.
    Tenta puxar os dados do proprietario da FRIBOI na Junta Comercial onde foi registrada. Há 2 nomes sem endereço (não pode existir empresa sem endereço) e não se tem acesso ao quadro societario da empresa (que deve ser liberado pra qualquer pessoa pesquisar) Isso já é suspeito. Quanto ao enriquecimento dele, quem não deve não teme. Se ele quisesse desmentir esse boato, ele iria na imprensa e mostraria seu Imposto de Renda e sua atual profissão e salario. Burro é quem ignora alguns boatos que na maioria das vezes tem uma origem real.

    • Catarino

      6 de agosto de 2013 em 19:30

      Ah, sim, você tem toda razão.
      Senta lá Cláudia.

    • Henrique

      6 de agosto de 2013 em 20:03

      Sim, Luis, esse povo é bem estúpido. Só pq esse boato em especial n é verdade, há vários indícios em diversas fontes d que o filho do safado do Lula enriqueceu de uma hora p outra. O engraçado é que o povo fala q isso são informações da Veja e da Istoé, mas eles acreditam como se fossem religiosos fanáticos, na Caros Amigos e na carta capital, rsrsrs.

      • nrot

        20 de agosto de 2013 em 23:48

        Cara, ouvi vários indícios de que vc era o dono dessa bagaça.
        PS: julgando sem provas? preferia ser cego a ter lido uma besteira dessas.

    • JORGE LUIS ARAUJO SILVA

      6 de agosto de 2013 em 21:25

      Burro é um cara que faz juízo das coisas através dos boatos, você é inocente até que provem o contrario e não você é culpado até que prove sua inocência, reúna provas e faça a denuncia, boatos na internet é o que mais existe, pouca coisa tem realmente credibilidade a não ser para preconceituosos como você.

    • Marcelo

      17 de agosto de 2013 em 12:05

      A Friboi é do Grupo JBS que tem na presidencia o empresario Joesley Batista. O Grupo foi criado pelo seu pai em Goias. Hoje eles são os maiores processadores de proteina animal do mundo.

    • jean pereira castro

      5 de novembro de 2013 em 12:10

      Vivemos num pais ¨de cegos¨, onde campeia a desinformação, a corrupção, e a falta de empenho para reverter tal quadro. Dias piores virão, ¨¨enquanto andarmos de quatro¨¨, permitiremos que ladrões, políticos, empresários mal intencionados, vivam de nosso suor e ainda neguem as origens de seus roubos. ¨Quem se acostuma de quatro, não consegue mais se levantar!!!

  2. Lima

    7 de agosto de 2013 em 9:54

    Há boatos que Lulinha estava emprestando dinheiro a juros a Eike Batista. Tadinho de Eike, caiu nas mão de um agiota fino!

  3. Edna

    8 de agosto de 2013 em 5:41

    Verdade ou não, certamente o Lula nada sabe sobre isso.
    O fato é que nunca na história deste país tantas pessoas puderam adquirir sua ” fazenda própria “.Vai saber…

  4. JB Costa

    12 de agosto de 2013 em 10:22

    Não sejamos ingênuos: os que acolhem e repassam essas infâmias, injúrias e calúnias o fazem sabendo que é material FALSO!
    É apenas a manifestação de inconformismo e o desabafo do ÓDIO contra Lula e os seus.

  5. João Carlos Binicheski

    15 de agosto de 2013 em 16:13

    Concordo com JB Costa. Os que espalham essas mentiras sabem que são realmente mentiras. É o ódio insano a Lula, de que falou a blogueira Cynara Menezes. Eu acrescento: ódio INSANO e IRRACIONAL!

  6. Francisco Rocha

    16 de agosto de 2013 em 23:08

    O gozado é que da filha do José Serra, que inclusive é sócia (comprovada) de um dos caras mais ricos do mundo, ao qual vendeu parte de uma sorveteria! por cerca de 100 milhões de dólares, ninguém fala nada.
    Ou do filho do FHC. Por quê este ódio especial pelo Lula e sua família? Inveja? Despeito? Frustração?

    • Ali S Salman

      24 de agosto de 2013 em 22:56

      Não é ódio, nem bronca com o filho ou o Lula, mas por que alguém que passou a vida sendo um assalariado, em menos de dez anos simplesmente começa a ser considerado um prodígio nos negócios? Diferentemente dos demais(povo) que passam a vida lutando, e não conseguem ter mais que uma casa para morar e com muito esforço e economia um ap na praia(isso é, alguns poucos).
      Se vc não for um ganhador da loteria, um herdeiro de alguma fortuna ou político ou filho de um político,conclui-se: você dos demais, ou um incapaz!

  7. Pingback: Confira se você foi um idiota! | C O O LTURA

  8. Reinaldão

    11 de Março de 2014 em 11:19

    Vamos e venhamos: Lula não é flor que se cheire, foi o chefe da quadrilha que assaltou aos cofres do Brasil no maior roubo de que se tem notícia, chamado de mensalão. O julgamento mostrou tudo, de onde o dinheiro saiu, através de quem. Agora essas matérias que correm a internet e que chamamos de “lixo da internet”, que são divulgadas e multiplicadas por pequenos blogs sem nenhum comprometimento com pesquisa, jornalismo investigativo, sério, com a verdade dos fatos. Somente cérebros despreparados para ficarem acreditando em tudo o que aparece na internet. Utilizem-se do site do http://www.e-farsas.com ou do http://www.boatos.org e voces passarão a filtrar essas besteiras que todo dia aprecem por aí.

    • danilo

      13 de outubro de 2014 em 12:03

      Tá sabendo do caso em brother? Vai estudar, meu filho, não teve dinheiro público envolvido no mensalão, é só pesquisar. Entenda o caso antes de falar asneiras na internet.

  9. ORIOVALDO JUNQUEIRA

    10 de Abril de 2014 em 15:31

    Ninguém consegue derrotar aquele que DEUS escolheu para vencer!

  10. tulio belem

    21 de Maio de 2014 em 21:17

    COMO BRASILEIRO TENHO QUE PEDIR SOCORRO AS FORÇAS ARMADAS PARA QUE PARE ENQUANTO É TEMPO ESSES E OS DEMAIS LADROES PERTENCENTE A GANGUE LULA. APÓS AS LULETES, SÓ TEMOS ESCANDALOS: PETROBRAS-MENSALAO-FRIBOI-OI – FAZENDAS DE 47.000.000,00-FAZENDAS NO PARA E EM OUTROS ESTADOS. COMO O LULA CONSEGUI O TANTO DINHEIRO. A REVISTA FORBES DECLARA QUE O LULA TEM UMA CONTA COM 2. BILHOES EM MAIMI, ONDE ELE CONSEGUI-O. SERÁ QUE SOMOS TAO IDIOTAS ASSIM.

  11. alysson

    15 de outubro de 2014 em 19:53

    Há quem diga que o filho de Lula,também possui uma fazenda na Regiáo Norte.Exatamente em cima de uma jazida de Nióbio.

  12. Zé sem Nome

    2 de dezembro de 2014 em 15:36

    Fui sindicalista, e o sindicato que faz parte parte do PT. denunciei o sindicato no MPT. levei documentos, videos e testemunhas sobre meio mundo desafadeza do sindicato… sabem o que aconteceu? NADA, levamos gravações do diretor oferecendo uma quantia considereavel de dinheiro a um trabalhador e ele não aceitou e foi demitido por justa causa… o PT é o partido dos terroristas, trambiqueiros, etc,. não importa se a noticia é fal(ç)a, o qoe importa é que se o contexto de enriquecimento é verdadeiro!

    • Lucho

      3 de dezembro de 2014 em 18:09

      “não importa se a noticia é fal(ç)a”

      Então tá, né? E, como de costume, viva a sociedade da informação.

      Assim como o André, toda vez que dizem para mim que vivemos na era da informação e com isso as pessoas estão mais bem informadas e dificilmente são engambeladas, fico a rir descontroladamente.

      Estão tão bem informadas que existe animal que não sabe sequer escrever “falsa”.

    • paulon

      28 de Fevereiro de 2015 em 21:09

      É verdade que o homem público se expõe a críticas e denúncias que podem ser falsas ou verdadeiras. Karl Marx dizia que uma mentira mil vezes repetida torna-se uma verdade. Trabalho e pago impostos. Sou um microcosmo desse tecido humano que forma a nação, porisso tenho direito de saber o que fazem o meu dinheiro. Em decorrência, seria muito importante saber o que verdade ou que é mentira e acho que o ex-presidente e o seu(s) filho(s) são principais interessados na verdade dos fatos.

      • Lucho

        1 de Março de 2015 em 12:42

        “porisso ”

        Uma coisa eu sei que eles não estão fazendo com o seu dinheiro: Investindo em educação.

      • Eduardo

        6 de Janeiro de 2016 em 0:28

        Quem disse isso foi Goebbels, não Marx

  13. João Ribett

    11 de Janeiro de 2015 em 17:29

    Sobre Lulinha( Filho de Lula, já ouvi dizer que ele também é dono das Pirâmides do Egito, das Muralhas da China, é sócio majoritário do Canal do Panamá e do Eurotúnel, e ta negociando a compra da NASA. Podem acreditar!!!

    • paulon

      28 de Fevereiro de 2015 em 21:16

      Pode ser que o Lulinha( Filho de Lula não seja o dono das Pirâmides do Egito, das Muralhas da Ch0ina, é sócio majoritário do Canal do Panamá e do Eurotúnel, e ta negociando a compra da NASA. Só que direita radicial andou espalhando um boato, segundo o qual, ele estaria adquirindo uma fazendo nos arredores de Sete Lagoas, Minas Gerais, pelo preçinho de 300 milhões e, que o negócio não vingou. Verdade ou mentira. Para tirar conclusões eu teria de ver a proposta, por escrito e, com firma reconhecida.

    • mseb

      12 de novembro de 2015 em 10:46

      João Ribett, é mesmo!! Sabe que eu já ouvi falar isso também? Gente, vamos espalhar essa notícia alarmante!! Não percam tempo. A hora é essa!!! Quem diria, também comprou a Nasa…E assim, esses inocentes úteis vão entrando de cabeça no jogo sujo de grupos hegemônicos que querem desestabilizar o país para que sempre sejamos submissos e reféns de interesses obscuros e nunca cheguemos à estatura de uma grande nação desenvolvida. O grande capital nacional e estrangeiro (leia-se todos os países que têm interesse nas riquezas do País e que há décadas estão superfaturando aqui dentro através de suas empresas), vêem o PT no poder uma ameaça para a ideologia de mercado, concentradora de riqueza, que cerceia o desenvolvimento do Brasil.

  14. Adriano

    11 de Maio de 2015 em 11:09

    DEVEMOS RESPONDER NAS URNAS, ELE NÃO É POLÍTICO MAIS É FRUTO DO MEIO.

  15. ze sjc

    26 de Maio de 2015 em 23:10

    O ze lulinha anda Ferrari vermelha e uma amarela e quase bêbado.
    …tem pra quem puxar….

  16. HELIO CRUVINEL

    14 de setembro de 2015 em 11:48

    Outra coisa que não devemos aceitar mais, votos em urnas eletrônicas, isso é uma fralde. Porque países mais evoluídos não a utilizam, será que é por falta de verba? acorda gente !!!!!

  17. Jefferson Kemps

    2 de dezembro de 2015 em 3:42

    Senhores . incrível o que o ódio irracional consegue fazer com pessoas tidas como ” inteligentes ” , o dono do respectivo site tem como proposta o compromisso coma verdade , porém parece que isso desagrada muita gente. Parecem aqueles crentes fanáticos que são cegos pela fé ! Senhores cuidado para não cometerem injustiças , peço a todos que deixe o preconceito e o senso comum de lado e julgue de acordo com fatos comprovados não boatos absorvidos desses fazedores de opinião da maioria dos meios de comunicação , pois nos manipulam de acordo com seus interesses.
    Se for comprovado a culpa , que seja punido , mas não cabe a nós fazer juízo de valor de pessoas públicas pelo simples fato de elas estarem em evidência , como disse nosso colega lá em cima ” Inocente até que prove o contrário ” .
    Um abraço a todos !!

  18. Maria Perpétua de Lima Pedro

    9 de Janeiro de 2016 em 13:28

    Tá bom. Se a pessoa roubou (mas tem que ter provas), então, pode soltar qualquer boato sobre sua vida, que tá valendo. Tá desculpado, pode falar o que quiser, mesmo mentiras. Tá justificado.

  19. Ivan

    17 de Março de 2016 em 20:54

    Tem um sujeito aqui perto da mnha casa que acredita em tudo que falam para ele disse que o amigo dele já foi nessa fazenda e contou o gado e essa fazenda fica no estado do Pará… vai ser ignorante assim..

  20. Ivan

    17 de Março de 2016 em 20:57

    Tem um sujeito aqui perto da mnha casa que acredita em tudo que falam para ele disse que o amigo dele já foi nessa fazenda e contou o gado e essa fazenda fica no estado do Pará… vai ser ignorante assim.. mas tudo bem mesmo sendo burro e teimoso e um sujeito bacana…

  21. rone

    1 de Abril de 2016 em 21:17

    Alguém já tentou ver as fazendas de Lulinha ou dos laranjas no estado do Pará

    • Eu™

      2 de Abril de 2016 em 12:57

      Que bom! E aí?

  22. Márcio coelho da Silva

    28 de Abril de 2016 em 18:54

    O povo é igual o corno e sempre o ultimo a saber e ainda dúvida!

  23. Josimar (Belém - PA)

    30 de Maio de 2016 em 15:32

    As fazendas dele no Pará são coisa de cinema. Uma sede mais bonita e luxuosa q a outra. Tudo terra de boa qualidade, com boa qdade de árvores, água, madeira, cachoeiras inclusive, etc. Estão no nome do Dantas. Os maquinarios agrícolas são de primeira e comprados aos montes (enquanto o pobre agricultor paga juros exorbitantes p financiar um tratorzinho). Os funcionários usam uniformes e é tudo super moderno e organizado.
    Antes se chamavam Santa Bárbara, mas parece que quando começaram a investigar e a sair na mídia, eles mudaram de nome. Inclusive mudaram o escritório central de Redenção PA para Palmas TO.
    Acho que são seis ao todo. Todas naquela região do Sul do Pará. Onde a terra e boa e barata. Lá o Lulinha é tratado como rei do gado rsrsrsrs Todos sabem que as terras são da família, apesar de não estar nada nome dele. Os pais, Mariza e Lula, só não frequentam mais as luxuosa propriedades por falta de tempo e por causa da distância. Pesquisem, perguntem para quem mora naquela região. Ali é dinheiro grosso, coisa de coronel das antigas.

    • Gilmar Lopes

      30 de Maio de 2016 em 15:35

      Pode ser mesmo! Agora o difícil é provar, né? Sem provas fica complicado!

    • José

      1 de julho de 2016 em 8:49

      Meu Deus! Tem gente que tem a mentira nos genes. Incrível. Pescador perde feio …

  24. Sergio

    7 de setembro de 2016 em 19:51

    Deitado em berço esplendido as margens estrelados este é o Brasileiro………….Divida publica de mais de 01 TRILHÃO DE REAIS …………O Brasil quebrou acorda povo Brasileiro…………………….

    • REu™voltado

      8 de setembro de 2016 em 9:47

      Acordei, e aí? O que mudou? O que VOCÊ fez pra mudar, além de perder tempo com essa bunda gorda sentada no sofá digitando um comentário em blog que não tem nada a ver com política?

  25. Anderson

    19 de dezembro de 2016 em 23:12

    E Brasileiros está na hora de despertar enquanto políticos ficam milionarios povo sobre com comunismo, visando só seus interesse.
    Enquanto brasileiros não excluir esses comunistas do poder o brasil não vai melhorar.
    A so sei que lugar de bandido e na cadeia. Quem Roubou tem que ser preso.
    Desperta povo…

  26. tatata

    17 de Fevereiro de 2017 em 21:45

    você acha que um filho de um presidente eriam ganhar só 1500 $r kkkkkkkkkk.

  27. Não sei de nada

    16 de Abril de 2018 em 12:49

    Vim do Futuro só para dizer que em 2018, O Molusco esta preso! Bem feito Bandido de MERDA! Que perca tudo o que roubou. E ainda sera pouco. Desgraçado

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Doe Bitcoin

15c5g4Y4vk84WuTNgVQ3ttqN9fv4JUbqNP

Categorias

Voltando a Circular

Links patrocinados

Publicidade

Topo