Conecte com a gente

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Chico Buarque compra músicas e as registra em seu nome?

Falso

Chico Buarque compra músicas e as registra em seu nome?

Chico Buarque compra músicas e as registra em seu nome?

Vídeo mostra confissão do músico Chico Buarque, que afirma ter comprado músicas de compositores desconhecidos e as registrado em seu nome! Será verdade?

Essa história se espalhou através das redes sociais na primeira semana de abril de 2016 e mostra um trecho de um depoimento do músico carioca onde ele deixa escapar que seus sucessos, na verdade, são de outros compositores!

Chico afirma ter comprado vários de seus sucessos de um músico chamado Ahmed, o que deixou muita gente indignada, mas será que isso é verdade mesmo?

Assista ao vídeo abaixo com a suposta confissão do artista feita em 2006, durante a turnê do CD “Carioca”:

Envie suas dúvidas e sugestões para o nosso WhatsApp no (11)96075-5663

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo é real, mas a história é falsa!

Chico Buarque de Hollanda realmente cita um “fornecedor” chamado Ahmed que, aliás, cobra muito caro pelas músicas. Só que o músico estava participando de uma das muitas brincadeiras de seu DVD “Desconstrução”. O documentário registrou os bastidores da gravação do CD “Carioca”.

Dirigido por Bruno Natal, o documentário foi feito com o consentimento da gravadora e a direção interferiu o mínimo possível nas gravações, deixando o bom humor de Chico livre para criar as suas brincadeiras!

O vídeo com a brincadeira foi tirado do contexto e só agora em 2016 é que o assunto se espalhou pela web como se fosse verdade.

Conclusão

O vídeo onde Chico Buarque confessa ter comprado músicas de outros compositores e as registrado como se fossem suas é apenas uma brincadeira do próprio músico, feita durante as gravações de um documentário com os bastidores da confecção de um de seus CDs!

Continue lendo
104 Comentários

104 Comments

  1. Eduardo Olbera Ferrer

    8 de Abril de 2016 em 1:21

    Eu só sei de uma coisa: não sei mais em quem acreditar. O que sei é que postei esse vídeo no face e quase no mesmo instante derrubaram. Não sei mais o que é verdade. Prefiro dessa maneira acreditar no pior do ser humano. Dessa forma, não me causaria estranheza ou surpresa se esse vídeo fosse realmente verdade, apesar do desmentido.

    • Ana Viana

      10 de Abril de 2016 em 9:53

      Pelamordedeus!! o vídeo É real! Ninguém disse que não era! Quem conhece o trabalho do Chico já viu esse vídeo há muito tempo! E, sinceramente? Se ele fosse ter comprado, ele teria comprado de um compositor excelente, UM compositor, pois suas músicas seguem uma linha autoral muito clara e uniforme. Pode se ler todas, ou a imensa maioria, como do mesmo músico! E o que o Chico está fazendo? Mantendo o pobre em cativeiro? Um pouco mais de raciocínio, por favor, e menos fanatismo político! Estamos falando da arte do cara, e não de sua postura política! Isso é outra esfera, quem quiser rebatê-lo em suas idéias sobre governo e sociedade que o faça, e mesmo quem quiser questionar a qualidade de suas músicas tem todo o direito, mas criar factóides? É dessa forma que pretendem um Brasil melhor? Criando mentiras?

      • Humberto

        14 de Abril de 2016 em 9:56

        Comentário mais que perfeito. Parabéns pela lucidez.

        • DOMENICO LAURITO

          13 de Fevereiro de 2018 em 11:14

          Perfeito. Abaixo os factoides na internet….

      • Selene

        25 de setembro de 2016 em 3:45

        Por que estou lendo isto.? Porque ssempre suspeitei da descontinuidade de sua obra. O que bate com sua declaração sobre autores que sendo velhos estão em asilos ou já morreram. Repare naincongruencia das primeiras musicas com a pouca idade do Chico na época. É completamente fora do contexto em que vivia esse jovem. É só escutar as musicas e agora o próprio Chico. Que aliás continua lindo.

    • josé marcos

      12 de Abril de 2016 em 12:07

      também postei e no instente seguinte já não estava mais lá…. não dá prá acreditar em mais nada nesse país.

  2. Jayme

    8 de Abril de 2016 em 9:02

    Não concordo com a posição do site.
    O vídeo fazer parte de um DVD com teor de brincadeiras, não necessariamente retira toda e qualquer veracidade do fato.
    Assim como o site não pode provar que houve farsa, também não posso provar que é verídico. Assim sendo, cada um vai fazer o julgamento do ocorrido.
    Gostaria de atentar para 1 detalhe: quando Chico falou que comprava de vários compositores, relatou que um deles escrevia no feminino. Logo depois pensou e falou que quem escrevia no feminino “era inclusive uma moça”. Para uma brincadeira um homem compor músicas no feminino soava mais engraçado. Além disso, consertar uma fala que era uma brincadeira é muito estranho.
    Abraço,

    • Leandro

      17 de Maio de 2016 em 8:41

      Concordo com você. Não parece t mas quem poderia afirmar que é verdadeiro? Fica a critério de cada um acreditar…

  3. Thiago

    8 de Abril de 2016 em 11:44

    O povo não pode ser contrariado, no Brasil não se pode ter mais opinião própria que logo você se torna mau visto e todo o trabalho de uma vida vai por água abaixo. Precisamos aprender a separar as coisas e a respeitar as opiniões alheias. O Chico Buarque tem todo o direito de ser PTista, de gostar da Dilma e do Lula e isso não anula o fato de ser uma referencia na música do Brasil.
    O fato de ele ter uma opinião diferente da sua não o torna um compositor pior.
    Estamos vivendo um momento de muito ódio no Brasil, os políticos (de todos os partidos) roubam e desrespeitam a população, e o povo em vez de se unir, resolveu se atacar. Respeito galera, Chico é um grande homem, porém com uma opinião diferente da de vocês!!

    • Juliana de Morais

      29 de Maio de 2016 em 11:08

      Ele pra mim é um espertalhão que se deu bem com os desmandos do PT, pois em troca do apoio à Dilma, conseguiu faturar, como muitos artistas, uma boa grana via Lei Rouanet -ele fechou os olhos pras mazelas que o povo vem sofrendo e fez o que fez.
      Como compositor. eu sempre questionei se ele era mesmo o compositor das ditas músicas . Se ele as tiver comprado de outro compositor e registrado em seu nome, isso já é prática antiga e muitos fizeram e fazem isso. A única coisa chata em tudo isso é que muitos pensaram que ele era ora um bom compositor, ora um compositor comum, mas era ele quem compunha as músicas. Devido ao sucesso que ele fez como compositor, essa revelação parece que o deixou incompleto por não ter criado o que diz que criou – melhor dizendo, o sucesso das músicas estavam diretamente vinculados a uma criação que não era dele, então ele não é compositor coisa nenhuma, mas, sim, o que recebe os direitos autorais.
      Com certeza, se os compositores tivessem melhor apoio nesse país isso não aconteceria.
      Voltando à Lei Rouanet, foi muito feio o que ele fez. Não digo isso por patrulhamento, pois quem gosta de patrulhamento é o PT. Só acho isso porque não concordo com a criação de castas sustentadas por leis legais, porém aplicadas imoralmente, bem como discordo das castas políticas, artísticas ou qualquer casta beneficiadas por governos corruptos, enquanto o povo passa fome – isso é socialismo? É, sim, safadeza, falta de educação cívica, de ética e outras coisas boas e necessárias num ser humano, num povo , numa casta ou seja lá o que for.

    • Juliana de Morais

      29 de Maio de 2016 em 11:16

      Não vejo nele um grande homem, mas, sim, um espertalhão, que se aproveitou da visibilidade que tinha junto ao público para fazer o que fez.
      Quem trabalhou com a finalidade de beneficiar governos corrupto em troca de benesses financeiras previstas em leis mal aplicadas, para mim e muita gente não presta – isso não é questão de visão política, mas, sim, de atuar em benefício próprio. É coisa de quem não presta.
      Chico pode ter faturado, mas perdeu muito prestígio e isso não tem volta. Hoje, ele não influencia mais ninguém,

      • Abmael Ramos Guimarães

        9 de novembro de 2016 em 7:04

        Esse bla bla bla todo não vai tirar do Chico o seu talento. Vamos deixar os invejosos sem noção se esbagaçarem!

  4. Fausto AMARAL DE BARROS

    8 de Abril de 2016 em 12:15

    Chico foi irresponsável.
    Acreditar na perspicácia e, principalmente!, sensibilidade das pessoas?!!!…
    fff…

    • Lucho

      8 de Abril de 2016 em 18:14

      E na inteligência do usuário médio de Internet.

      Realmente, o Chico foi muito ingênuo.

  5. Paulo

    8 de Abril de 2016 em 15:28

    Ahhh! Me desculpe mas se isso for uma brincadeira do Chico, ele foi muito leviano! Para contrapor seria necessário o vídeo original pra atestar que se trata de uma brincadeira! Eu trabalho com edição de vídeo e já vi muito material que não entrou no versão final pois comprometeria o artist e é isso que me parece esse vídeo aí. Verdadeiro ou não, foi um baita tiro no pé!

    • Valéria Aires

      10 de Abril de 2016 em 23:27

      Você (e todo o resto de quem acreditou nessa história) deveria ver os vídeos completos… será que não deu para perceber que eram trechos aleatórios e que juntaram para fazer uma “história com sentido”? E vc ainda trabalha com edição de vídeo??? Caramba!!! Ou vc nunca soube nada do Chico ou é um péssimo profissional.

  6. Sueli

    8 de Abril de 2016 em 15:34

    “DECEPÇÃO”…SÓ ISSO..

    • Eu™

      9 de Abril de 2016 em 9:18

      “SE MATE”… Só isso.

  7. Denisar

    8 de Abril de 2016 em 15:47

    Muita informação, depois vem a contra-informação, depois a contra-contra-informação. Realmente não se sabe em quem acreditar. Sempre fui fã do Chico, mas considerando sua posição política como mamador das tetas do governo, prefiro acreditar no vídeo.

    • Eu™

      9 de Abril de 2016 em 9:19

      Claro, afinal pra você a verdade é o que menos importa. Apenas sua opinião que vale, mesmo que ela seja uma bosta. Típico.

      • Júnior Brasil

        20 de Abril de 2016 em 11:41

        Gostei demais de sua resposta. Precisa e no ponto.

      • Wil Santos

        13 de julho de 2016 em 22:51

        O Rei pode ficar nu à vontade. Deitado na fama ele pode confessar qualquer deslize moral e terá súditos aos montes para rirem da “piada”….

        • Eu™

          14 de julho de 2016 em 12:49

          Sim, e trouxas pra acreditarem nas mentiras divulgadas no Facebosta, como você, acéfalo chorão.

          Chola mais!

  8. Sergio Castro

    8 de Abril de 2016 em 15:51

    Não concordo com a posição do site.
    A conclusão do e-farsas é sim uma farsa… Não há duvida que esse traste não tem caráter…
    A fala dele não parece em tom de brincadeira nem muito menos dos musicos que estavam com ele se referindo a “Mafia dos compositores “…
    A conclusão do site é tendenciosa e falha.

    • Ronaldo

      10 de Abril de 2016 em 22:15

      Cara, como você é burro!

  9. Lucho

    8 de Abril de 2016 em 18:19

    Nossa, como o pessoal anda tão mal humorado. Só pode ser falta de sexo. Como sempre, a culpa é do facebosta.

    Pessoal fica tanto tempo no facebosta que fica mais burro e sem tempo para afogar o ganso. Aí só poderia mesmo dar nisso.

    • Ana

      8 de Abril de 2016 em 22:57

      kkk toda razão, caro Lucho

  10. melhorando o humor

    8 de Abril de 2016 em 19:56

    Gentee… o Chico não está nem aí… é um mandingueiro, pra quem entende de malandragem….. ingênuo é quem vê o vídeo e não tem senso de humor

  11. Evandro

    8 de Abril de 2016 em 22:10

    É no mínimo irresponsável a divulgação de um vídeo com essas declarações, sem se contextualizar. Chico aparece visivelmente bastante alcoolizado (o que não é novidade) atribuindo a autoria de suas composições a outros autores.
    Chico repito “Bastante Alcoolizado” num bate papo entre amigos, abre o jogo e confessa um esquema de compra de composições. Poderia se argumentar que a declaração soa como absurda em função de sua história de vida e de sua até agora incontestada capacidade criativa. Poderíamos inferir que com certeza é uma brincadeira que acontece dentro do ambiente de estúdio de gravação, onde a criatividade esta tremendamente estimulada e propensa ao chiste, a gozação. Cabe ressaltar que também não se pode condenar os fãs e o público em geral de ficarem chocados com o vídeo e dada a sua identificação com o ídolo manifestarem reações de repúdio.
    Chico não está em bom momento de sua história. Durante mais de 40 anos foi uma unanimidade nacional através de suas canções que expressaram o sentimento de indignação da população em relação aos sucessivos governos corruptos que governaram o Brasil. No entanto sua identificação em relação ao PT o impede de reconhecer que o Partido que ele ajudou a eleger é responsável pelo pior escândalo de corrupção de história do Brasil. Não dá para não questionar tal posicionamento. Para a população em geral e para mim é um posicionamento político de enorme incoerência com a mensagem que foi cantada em verso e prosa ao longo de uma carreira.

    • Júnior Brasil

      20 de Abril de 2016 em 11:43

      Cara, pare de cagar pelos dedos. Pare de misturar água é mercúrio, esses dois líquidos NUNCA vão se misturar!

    • Luiz Henrique

      14 de Abril de 2017 em 8:14

      ….e aí Evandro, você respondendo excepcionalmente bem, confesso, mas tenho o tempo ao meu favor, 1 ano após o seu comentário, o último trecho do que fala, já está mudando um pouquinho, quero dizer, muito! Parece que o posicionamento político não é tão incoerente assim, incoerência é você acreditar numa mídia tendenciosa, capaz de enganar e manipular, mas eu prefiro ir sempre atrás das fontes, das origens das informações, à quem interessa, etc…
      Acho que a ingenuidade do povo, ainda não se deu conta do que é capaz de fazer os adversários políticos, inda mais se forem de direita e extrema direita……não quero dizer que o PT não tenha em parte se corrompido, tenho quase certeza que sim, mas imputar à ele o maior escândalo de corrupção da história, é ser muito ingênuo…..o buraco é mais embaixo, aos poucos a verdade aparece, mas até aí, só espero não perder todos os direitos trabalhistas que foram conquistados através da história.

  12. Pablo

    8 de Abril de 2016 em 22:37

    Pessoas que acreditam que o Chico compra música dos outros e nomeia como suas, continuem acreditando nisso. Vocês não são o público dele e ele se importa com vocês tanto quanto com formigas.

    • Juliana de Morais

      29 de Maio de 2016 em 11:22

      Você é m inocente útil, para não dizer outra coisa.

  13. Jonas borg

    8 de Abril de 2016 em 23:46

    É verdade. Ele não está nem aí pro público. Tá se lixando. Por isso apoia um governo que está envolvido até o pescoço em práticas questionáveis e q faz conchavo com a direita q antes combatia pra permanecer no poder, q chama impeachment de golpe, mas que já tentou impor o mesmo impeachment ao governo que o antecedeu. Antes não era golpe, mas agora q é contra ele virou golpe. Entendi… E dane-se o povo perplexo. Com o governo e com a ironia de um artista que depende do seu público, mas q não o leva em conta.

  14. July Espindola de Holanda

    9 de Abril de 2016 em 2:29

    OK… vamos acreditar! Han-Han…
    Ele esta mais com cara de cheirado ou bebido do que de quem esta brincando!
    Meu senso de humor nao cosegue se desligar do meu senso de logica… logo.
    E como todo PTista é mentiroso costumaz, esta na veia…
    Juntou a fome com a vontade de comer… esse video tem tudo para ser real.

    • Luiz Henrique

      15 de Abril de 2017 em 11:44

      July, vc não tem senso de humor, de lógica, senso de nada, por isso fala tanta besteira. O vídeo é real até onde a gente quer que ele seja, por puro prazer que o seja, por puro preconceito, por qual qualquer outra coisa que a gente queira…..acreditamos no que queremos acreditar. O vídeo é real Jully, tanto é que está aí, o problema é levar a brincadeira como não sendo, só para atingir aqueles em que a opinião você não concorda, só porque vota em outro partido, etc…

  15. Marcos

    9 de Abril de 2016 em 15:25

    Como todo Ptista, a explicação é pior do que o fato em si.
    Lamentável

  16. Juvenal Corinthiano

    9 de Abril de 2016 em 16:32

    Tem uma revista “O Cruzeiro” que trazia uma reportagem afirmando que “A Banda” pertencia a um compositor de Argos-MG.

  17. eumesmo

    9 de Abril de 2016 em 19:35

    Porque você acha que Roberto Carlos impediu a edição não autorizada de sua biografia?

  18. Maria Oliveira

    9 de Abril de 2016 em 22:19

    Pra que, tá brincando tá falando muito sério.
    Agora se pode entender porque defende corruptos.

  19. Edu

    10 de Abril de 2016 em 8:15

    Esta geração-rede-social consegue ser a mais medíocre da História: o Chico está obviamente brincando, tirando sarro. Quem acredita que ele compra música(s) de terceiros acredita também que conversar via whatsapp, facebook e companhia limitada é melhor que conversar pessoalmente. Que tristeza!
    “É o fundo do poço;
    É o fim do caminho…” *

    *geração-rede-social, apresento uma citação de um trecho da letra da música “Águas de Março”, do compositor Tom Jobim.

    • Juliana de Morais

      29 de Maio de 2016 em 11:25

      Se a geração “rede social” é isso tudo de ruim que você falou, o que estais fazendo na rede social?
      Deixe de ser hipócrita, inocente (?) útil!.!

  20. Brasileiro

    10 de Abril de 2016 em 18:44

    Pra mim ele compra… Dizer que foi brincadeira é papinho pra boi dormir, lorota… Como todo petista que se preze, engana os outros e ganha dinheiro com isso!! Fato

  21. Ronaldo

    10 de Abril de 2016 em 22:09

    Acreditar que isso não passa de uma brincadeira, uma zoação, é muita imbecilidade.

  22. Rose Pequeno

    11 de Abril de 2016 em 12:12

    E isso muda em quê, a minha vida?????!!! hahahahahaha

  23. Em busca

    11 de Abril de 2016 em 14:25

    Onde está o suposto “documentário” hein? Onde está a fonte da afirmação e-farsa??

  24. marcos luis rozendo e souza

    11 de Abril de 2016 em 23:46

    Estou deveras decepcionado. Acho que alguém com a credibilidade que ele tinha não iria fazer comentários assim. O idiota aqui comprou muito do material desse charlatão do caralho. Quero que ele se foda e não venda mais nada. As músicas são ótimas, mas os verdadeiros donos nunca foram mencionados. Poeta? Petista sem vergonha na cara. Nunca mais vou ouvir uma música dele

  25. Sinfronio Mendes Ferreira Neto

    12 de Abril de 2016 em 0:06

    Para chamar a atenção para si e para as suas composições esse idealista tenta ganhar folego para continuar faturando com os seus ideais.
    Os tempos andam ruins para esse que enganou a tantos por tanto tempo.
    Consciência social social de araque!!

  26. Batista

    12 de Abril de 2016 em 5:12

    Me pareceu um um “sarro” de muito mal gosto do Chico. De fato o comportamento dele não estava normal e aparentemente não estava sóbrio. Essa história de Ahamed com certeza é coisa de gente boba que bebe um pouco e começa falar asneira e pensa que está por cima da carne seca e agradando a platéia. Concordo que as músicas de Chico tem uma linhagem ou um padrão que desmente a questão de comprar musicas, até mesmos as linhas melódicas em muitos casos chegam a ser repetitivas em várias músicas, porém não diminui o valor de sua obra. Pode ser que uma ou outra canção que foje a esse padrão musical pode ter sido adqurida de um cara pobre e a intenção do Chico foi de ajudar essa pessoa (talvez seja esse o conceito de socialismo dele) e diga-se de passagem o mesmo do PT de “os fins justificam os meios”. Agora no campo político o Chico, na minha maneira de ver, é totalmente incoerente. Defende um governo sabidamente corrupto, sob uma bandeira de esquerda e bem estar da população mais carente da sociedade. Que esquerda é essa do Chico que na prática é um grande burguês, tem residência em Paris e nunca ouvir falar de atitudes do Chico para melhorar as desigualdades sociais deste país. Não tem nada mais burguês aqueles encontros que promovia para jogar peladas com figuras de posição social elevadas, regadas a muita cerveja, uísques e muita comilança, isso sim é um acinte ao povo pobre e necessitado do Brasil.

    • Eu™

      12 de Abril de 2016 em 14:50

      Inveja mata, sabia?

  27. Celia Cristina

    12 de Abril de 2016 em 12:32

    Petistas só acreditam neles mesmos, em mais nada. Não falo com petistas, não ouço. Na TV tiro o som. Tenho o direito de poupar minha saúde. Não é odio, é nojo mesmo. Se ele compra ou não pouco me importa. Não faz parte da minha vida.

    • Eu™

      12 de Abril de 2016 em 14:49

      Ui que meda!

  28. Leandro

    12 de Abril de 2016 em 15:05

    Engraçado que ele não sabe mais compor e escreve muito mal. Talvez o “verdadeiro” Chico já tenha partido deste mundo.

  29. Em busca

    12 de Abril de 2016 em 15:12

    Por favor, Gilmar Lopes. Se puder passe a parte que comprova que a filmagem foi uma “brincadeira“.

    • Gilmar Lopes

      12 de Abril de 2016 em 15:31

      O dvd inteiro é cheio dessa brincadeiras! A comprovação está no link da Folha que coloquei no artigo!

      • Luciana Maia

        10 de Maio de 2016 em 18:27

        Existe essa informação em algum outro jornal? Que não sejam blogs ou textos aleatórios… Estou tentando encontrar. Obrigada.

        • Gilmar Lopes

          10 de Maio de 2016 em 21:53

          Ué! O Próprio documentário não basta?

      • Luciana Maia

        10 de Maio de 2016 em 18:39

        Me esqueci de mencionar o UOL que também é da Folha.

  30. Jurema lima

    13 de Abril de 2016 em 5:58

    Querem saber? Chico é chico! Sempre será. Inveja mata. Raiva vira câncer. Não importa de onde vem suas músicas. Alegra minha alma e meus olhos. Quer saber? Foda-se a ignorância, a politicagem e is idiotas fanáticos que não sabem elevar a alma so ouvir chico brilhar.

  31. Verdade

    13 de Abril de 2016 em 22:02

    Esse é o problema dos PTistas. Mesmo frente aos fatos, claramente demonstrados, seguem defendendo seus bandidos de estimação! Representam sua crença religiosa. Abrem mão do intelecto para não perder a miragem! Aceitem, os petralhas usam vocês! Vocês são a massa idiota que dá sustentação a uma elite corrupta que usa vocês para ter privilégios e lucro roubando o dinheiro público!
    O Chico Farsa de Holanda é só mais um! Medíocre!

  32. Humilde

    14 de Abril de 2016 em 8:32

    A Verdade falou. Condenou. Julgou. Afinal, a Verdade é Deus. Nós, meros mortais, baixamos o bico e a consciência: amém.

    Ps: Verdade, estou tirando um sarro de você. Captou? Pois parece que o sarro que o Chico tirou você não entendeu, mesmo com todo seu poder divino e hipócrita.

  33. Thomas

    14 de Abril de 2016 em 15:19

    Sarro é… Pegaram ele fazendo confidencias, Devia estar Bêbado, como sempre, vazaram o vídeo e ele criou essa historia de brincadeira para disfarçar… Para Mim, não passa de um mentiroso.

  34. Thomas

    14 de Abril de 2016 em 15:23

    No Mínimo pode ser CONSIDERADO o MELHOR ATOR DO UNIVERSO, e a naturalidade então… como eu disse antes, vazou e eles tentaram consertar. DECEPÇÃO TOTAL.

  35. Paulo

    14 de Abril de 2016 em 23:48

    Para um “intelectual” ele deveria saber muito bem que brincar com fogo pode não acabar bem!
    Chico tem demonstrado que não anda muito atento ultimamente. Deu mole e está pagando por isso!
    Ele não é deus! Pisou na bola! Nunca mias ele desfaz essa cagada!

  36. Lele

    15 de Abril de 2016 em 14:32

    Eis a verdade!!!
    A Dilma e o Lula são os verdadeiros pais do Chico e o PT é apenas uma fachada para lavar dinheiro para pagar as músicas que o Chico compra!!! Só gravou este vídeo para desviar a atenção de Sérgio Moro que estava chegando perto da verdade!!!

    Me poupem né galera?

  37. Mônica

    25 de Abril de 2016 em 11:30

    Gente, eu o conheço um pouco (não pessoalmente), faz muito tempo e acompanho sua carreira e sei que ele é muito brincalhão!!!!! Esse vídeo mostra apenas uma parte da conversa!

    • Juliana de Morais

      29 de Maio de 2016 em 11:43

      Uma das únicas coisas boas que ele teve na vida foi o nome do pai, que por sinal era um homem bem diferente dele – o Sergio Buarque foi um dos fundadores do PT, pois, como muita gente, pensou em fundar um partido socialista para ajudar o Brasil, e não essa porcaria de PT que estamos vendo. Tenho certeza de que se o Sérgio Buarque estivesse vivo jamais concordaria com o que esses corruptos estão fazendo. Ele faria o que muitos ex-petistas fizeram, ou seja, abandonaria o PT e passaria a combate-lo. Ele, Sergio Buarque, era um homem idôneo.
      Chico nao respeitou o nome que herdou. Nao pelas musica (se comprou ou não, problema dele) , mas pelo posicionamento de fechar os olhos e apoiar as mazelas geradas pela maior corrupção politica já praticada no Brasil.

  38. Roseli

    3 de Maio de 2016 em 15:11

    Pelo amor de Deus, com tantas coisas mais importantes para pensar e as pessoas perdendo tempo com este assunto. Se foi o Chico ou não compositor de suas músicas, problema dele. Alguém esta ganhando algum por isso? Mudou alguma coisa em suas vidas? Aff!!

  39. Luciana Maia

    10 de Maio de 2016 em 18:02

    Leiam todos os comentários. Vejam os argumentos. Quem usa mais termos grosseiros ou mal educados? Daí fica fácil saber quem realmente tem argumento válido e quem só sabe ser grosseiro(a).

  40. Egberto Barbosa

    17 de Maio de 2016 em 15:04

    Talvez tenha pago alguém para dizer que é brincadeira.Eu acho que ele comprava.Ele sabendo desse vídeo porque não veio a público desmenti-lo? è muito estranho..Está muito natural para ser brincadeira. Essa é a desculpa que dá. Fui fã dele muitos anos e nuca soube desse vídeo.Acho que ele é uma farsa.

    • Eu™

      17 de Maio de 2016 em 17:16

      “Talvez”, “eu acho”.. Certeza que é bom, NADA né? Nem provas.

      KKKKKK

  41. wandeson moura da costa moura

    19 de junho de 2016 em 9:50

    DEVEMOS MUDA O NOME DE COMPOSITOR PARA COMPRADOR…..KKKKKK

  42. joao

    19 de junho de 2016 em 12:39

    Divertido.

  43. Joice

    19 de julho de 2016 em 22:47

    Vai saber…..

  44. Joice

    19 de julho de 2016 em 23:40

    Vai saber…hoje em dia a internet deu voz a muitos desinformados.

  45. Net 7 Mares

    8 de agosto de 2016 em 0:17

    Eu já desconfiava desse embusteiro desde aquela entrevista com o Jô Soares. onde mostra um conteúdo que nada tem a ver com uma suposta inteligência. Ali, ele foi o que é: um ser banal, comum, sem posições definidas… um zé ruela qualquer. Agora, aparece esse vídeo e essa conversa de que tudo não passou de uma brincadeira. Pergunte a si mesmo: sendo você um artista de talento, aceitaria montar uma peça dessa, pondo em sério risco o seu sucesso, a sua dignidade e a sua honra de artista? Nem bêbado você faria isso. A não ser que o que você diz de si mesmo fosse verdade.

    • Eu™

      8 de agosto de 2016 em 12:30

      Chola mais, chola. Cholão.

  46. Zurita Geo

    30 de agosto de 2016 em 11:13

    Ahmed é o tóxico que ele usada quando queria compor. Fumava ou cheirava e recebia as músicas, as vezes completa, as vezes só a letra, etc… Está claro isso! Esse bosta só compunha drogado!!!! Tanto é que hoje, supostamente afastado das drogas, não consegue compor mais…

    • Agente da CIA

      30 de agosto de 2016 em 11:59

      Seu IP está sendo rastreado e será notificada em breve pela acusação de crime de Calúnia, previsto no Artigo 178 do Código Penal.

      CP – Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940
      Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
      Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.
      § 1º – Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga.
      § 2º – É punível a calúnia contra os mortos.
      Exceção da verdade
      § 3º – Admite-se a prova da verdade, salvo:
      I – se, constituindo o fato imputado crime de ação privada, o ofendido não foi condenado por sentença irrecorrível;
      II – se o fato é imputado a qualquer das pessoas indicadas no nº I do art. 141;
      III – se do crime imputado, embora de ação pública, o ofendido foi absolvido por sentença irrecorrível.

  47. Verônica

    1 de setembro de 2016 em 16:05

    Quem garante que é uma brincadeira? Ele? Quem sabe alguém ameaçou contar e ele”armou a brincadeira”?

  48. Mario Eduardo Asor

    3 de setembro de 2016 em 20:35

    Se isso fosse verdadeiro (não o vídeo, mas o fato) já seria capa da Veja faz tempo!
    Assistam ao DVD Desconstrução do Chico Buarque e vejam o vídeo na íntegra, ele está tirando onda!
    (Se ele não apoiasse o PT não sofreria nada disso)

  49. franmotta

    5 de setembro de 2016 em 11:39

    Ninguém colocaria em xeque sua reputação por brincadeirinha. Agora numa roda de “amigos”
    faria sim confissões bombásticas para mostrar se o tal. não adiante querer desmentir o que ele mesmo confessou.

  50. Rogerio

    6 de setembro de 2016 em 9:07

    Sinceramente, é incompreensível uma brincadeira(?) dessa natureza. Nem a gravadora e principalmente, ele, deveria participar de algo dessa magnitude. Qual o propósito disso???????????????????????????????

  51. Waldisio Araújo

    7 de setembro de 2016 em 1:43

    Quanta gente burra!

    Por questões políticas, querem detonar um dos maiores compositores da história cultural do Brasil.

    Afirmam que o cara “mamou” na Lei Rouanet, quando ele nem recebeu nada dela:
    http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36364789

    Não viram o DVD completo que acompanhou o disco e tomam atitudes estúpidas baseadas num vídeo fora do contexto.

    E depois dizem que burros são do PT.

    Gente, condenar as posições políticas de um cara é até saudável, mas misturar política com os méritos artísticos inegáveis do cara, aí é má-fé, burrice e despeito.

    Por falar nisso, onde estão os grandes artistas de direita?

  52. Manollo Martins

    9 de setembro de 2016 em 1:57

    O fato da pessoa comprar músicas é muito normal, muito difícil um cantor manter uma carreira de tantos anos sendo só ele o compositor, e a partir do momento que ele a compra, é de propriedade dele, pois está registrada em seu nome. A pessoa só não pode ser desonesta e dizer que foi ela que compôs, criar uma coisa e ser dono é diferente. Mesma coisa com meu carro, eu comprei, eu sou dono, mas não fui eu que criei.

  53. Inês Alberton

    9 de setembro de 2016 em 13:23

    O chato é que sendo verdadeiro o vídeo, trata-se de uma brincadeira de muito mau gosto. Acho que ele não deveria brincar desta forma. Valer-se de “mídia negativa” não deveria ser estratégia dele, que sempre teve tanto crédito e respeito com o público em geral e, especialmente com os fãs dele. Penso que ele desrespeitou seus fãs fazendo estas brincadeiras “bobas”. Pra quê isto?

  54. Cristina Alvim

    27 de setembro de 2016 em 2:35

    Eu só fico desconfiada porque há muito tempo ele não compõe nada.
    Realmente gosto muito das músicas, mas tenho sim dúvidas se realmente são de autoria dele.

  55. Ednaldo

    27 de setembro de 2016 em 18:57

    O cara é tão produtivo, são apenas 50 anos produzindo belíssimas letras e melodias, que mesmo que o vídeo não fosse uma brincadeira, muita gente não acreditaria. O contrário é que é verdadeiro: muito artista por aí se inspirou no Chico, lenda viva da verdadeira música popular brasileira. Salve, mestre!!!!!!

  56. rpinto

    1 de novembro de 2016 em 16:25

    Caralho !!!! CALEM A BOCA !!! cliquem no icone “o documentário foi feito com o consentimento da gravadora” em verde na mtéria do E-FARSAS e vejam a matéria da Folha de São Paulo (de 2006) sobre o lançamento do CD e DVD.

  57. Gunther

    6 de dezembro de 2016 em 15:53

    Sempre achei este comunista imbecil um grande letrista. A única coisa que este asno sabe fazer é letra. O Bono Vox também tem talento. O povo valoriza muito essa “brincadeira” porque o Chico passou as últimas décadas defendendo déspotas assassinos como Fidel Castro e Lênin (e babando ovo pro bosta do Lula). É um grande letrista. Não é impossível que ele tenha comprado alguma letra, mas eu acredito que ele escreveu muito e bastante bem. O governo militar deveria ter matado esse bosta nos anos setenta, não teria feito falta, tô cagando e andando para a poesia, mas já que ele viveu para gravar grandes músicas… paciência. E ganhou montanhas de dinheiro do tal “capitalismo”, como se ele não tivesse relação alguma com os milhares de comerciários e operários envolvidos nas gravações, produção de discos, CDs, fitas, montagens de palcos, venda de bilhetes e etc…
    É um grande CAPITALISTA! Só não admite.

    • Shico Buark

      6 de dezembro de 2016 em 19:33

      E essa é a beleza da vida, TODOS tem direito à ela, até imbecis como você!

      😉

  58. Leonardo de Araujo Pereira

    21 de dezembro de 2016 em 14:29

    Sempre fui fã do Chico buarque, mas tenho andado um bocado brigado e decepcionado com suas atitudes cegas e totalmente incoerentes , com suas letras de conotação políticas. Quando vi o video , fiquei mais chocado ainda. E pensei em duas hipóteses que pra mim não são nem um pouco favoraveis a ele.
    1) Se o video foi uma brincadeira, achei uma brincadeira de muito mal gosto, uma falta de respeito com todos os seus fãs, porque isto é zombar das pessoas que fizeram dele um homem rico.Os defensores fanáticos , acham que o artista tem que ter direito de brincar, usar sua criatividade genial e tudo mais. Eu acho que isto mostra a falta de conciencia dele como cidadao, cada vez mais moleque e infantil em seus posicionamentos, como ser humano. Para mim um tremendo tiro no pé.
    2) Se for verdade, não ha nem o que comentar, de tão decepcionante que seria esta hipótese.

    É muito comodo para os artistas, se dizerem de esquerda, para parecerem bem na fita, e viverem uma vida confortavel, tendo por exemplo um apartamento em paris ! Pelo ambiente que cresceu, talvez nunca soube na vida o que é passar aperto pra sobreviver e cresceu imaturo em suas atitudes. Eu que nunca vivi de musica mas toco violão ha mais de 30 anos,e tenho bom material das obras dele, pelos songbooks do Almir Chediack, que contém as harmonias e letras para que o músico possa tocar a música, ainda não consegui voltar a tocar uma canção sequer. Me soa falso…Pra mim é difícil separar o artista do ser humano, porque a arte deveria ser um instrumento de reflexão, quando , utilizado num contexto político. E falar uma coisa e viver outra, realmente é uma coisa deprimente. É zombar das pessoas que cantaram suas musicas, e sonharam com um pais melhor. É sentir-se enganado na boa fé. É semelhante você confiar num político que se corrompeu e decepcionou seu eleitorado. A pessoa pode ser admirada por escrever bem, fazer belas melodias, pode ser um talento ate verdadeiro, mas quando se posiciona cegamente, apoiando, politicamente, pessoas que zombam de nós brasileiros com suas atitudes corruptas, realmente o sentimento é decepção. É voce ver mais um brasileiro que apenas pensa nos próprios interesses e com atitudes que ficam completamente incoerentes, com o que escreveu. Cada um tem a liberdade de pensar e se posicionar politicamente e devemos respeitar a escolha de cada um, mas isto não nos tira também o direito de nos reposicionarmos perante estas mesmas pessoas e nos sentirmos decepcionados e , de certa forma, enganados. Eu acho que o artista tem que ser responsável, com seu público. Em nome da arte não deveria se sentir no direito de até zombar das pessoas que o colocaram , na vida confortavel, que leva. A partir do momento que o artista se posiciona perante o publico, politicamente, deveria se esforçar por ser coerente com o que divulga, porque , caso não seja, então esta vendendo uma mentira ! Esta minha decepção… a cada dia vejo ele tomar mais atitudes infantis e fica difícil separar o ser humano do artista, porque todo dever do verdadeiro artista, deveria ser levar o bom e o belo a toda sociedade.

  59. kleberson caetano

    27 de Fevereiro de 2017 em 15:40

    Caramba, essa matéria já deveria ter sido esquecida..

  60. Carla

    28 de Fevereiro de 2017 em 15:21

    Poxa chico rs, mas eu acredito que a maioria dos cantores/compositores fazem isso, uma hora fica sem inspiração e etc.

  61. Roger

    28 de Fevereiro de 2017 em 15:25

    Não sei porque de tanta surpresa de algumas pessoas, a maioria desses cantores fazem isso, só que alguns não registram em seu nome. Na verdade tem pessoas que simplesmente ganham a vida fazendo isso, compondo para terceiros e nem querem os direitos autorais.

  62. Jr Rider

    8 de Março de 2017 em 17:24

    Mais de 50% dos compositores renomados fazem essa prática, quem é desse metiê sabe disso. Alguns compram mais enquando e outros menos.

  63. Eduardo Preto

    17 de outubro de 2017 em 16:36

    Legal é ver zé povinho que deu 4 mandatos pro PT achando que agora entende de política, não vocês não entendem, só repetem o que a mídia de massa manda. Pt, Bolsonaro, crentes… ninguém presta, a merda acontecendo é um reflexo de vocês. Bando de cagados que preferem mentiras confortáveis. Vocês merecem a merda que comem.

  64. Flavio

    28 de Fevereiro de 2018 em 8:12

    Essa conversa de que Chico compra músicas estourou antes dele fazer esse DVD. Na minha opinião ele realmente não compõe e só fez esse vídeo para tentar enfraquecer a verdade. A pergunta que deve ser feita é: Por que ele parou de compor tão cedo?
    Um cara que roubou quando jovem e nunca se mostrou arrependido não é uma pessoa de confiança. Um cara que tentou ganhar um prêmio injustamente e depois teve que devolver o prêmio (Jabuti), não é uma pessoa de confiança. Um cara usa sua popularidade para apoiar um partido que enganou milhões de pessoas, não é uma pessoa de confiança. Um cara que apoia e defende ditaduras e assassinos não é uma pessoa de confiança. Mas ele é um ídolo, e os ídolos cegam seus adoradores.

  65. Elisabete Santos

    19 de Março de 2018 em 20:19

    Ideia infeliz, né? Fazer brincadeiras deste tipo e ainda se deixar filmar? Foi no mínimo burro. Se é q foi assim. Agora fica a dúvida, o dito pelo ñ dito.
    MITO OU VDD?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Doe Bitcoin

15c5g4Y4vk84WuTNgVQ3ttqN9fv4JUbqNP

Categorias

Voltando a Circular

Links patrocinados

Publicidade

Topo