23.4 C
São Paulo
sábado, novembro 26, 2022

Fotos de Marte foram tiradas na Irlanda?

- Publicidade -

É verdade que as fotos da superfície de Marte exibidas pela NASA são, na verdade, de uma área não habitada da Irlanda?

Imagens mostram que as fotografias disponibilizadas pela NASA que teriam sido tiradas pelo rover Curiosity no solo marciano seriam uma farsa e que as fotos são apenas pedaços de fotografias tiradas aqui mesmo no nosso planeta. Mais precisamente, na Irlanda!

Essa denúncia bombástica apareceu em 2015 em diversos sites especializados em ufologia e teorias da conspiração, sendo compartilhada desde então.

Será que isso é verdade? Estaria mesmo a NASA enganando todo mundo com fotos forjadas como se fossem do planeta vermelho?

Fotos de Marte seriam, na verdade, da Irlanda! Será verdade? (fotos: Reprodução/Facebook)
Fotos de Marte seriam, na verdade, da Irlanda! Será verdade? (fotos: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Apesar dessas fotos não serem recentes, elas sempre voltam a circular pela web. Podemos encontrar publicações com essa “denúncia grave” em fóruns de discussão como o Reddit, em agosto de 2015.  

A questão aqui é que quem inventou essa “bomba” apresentou provas de apenas de um lado da história. Ou seja, uma busca reversa pela imagem que alegadamente seria da Irlanda nos mostra que ela é mesmo de uma paisagem irlandesa, como podemos verificar aqui!

A fotografia foi tirada por Jon Sullivan, no Burren National Park, que a disponibilizou na web sob a licença de domínio público para quem quiser utiliza-la.

Já a foto que seria da NASA, não a encontramos em nenhum dos repositórios da Agência Espacial. Ou seja, usaram uma fotografia da Irlanda para simular uma foto de Marte.

Quer saber como? Clique no vídeo abaixo:

- Publicidade -

 

Conclusão

As fotos de Marte não foram tiradas na Irlanda. Na verdade, a foto irlandesa foi usada como se fosse de Marte!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

8 COMENTÁRIOS

  1. Os conspiraciotários precisam se decidir!

    Ou a NASA forja as imagens de Marte, ou eles escondem os “ossos de ETs” ou “aliens caranguejos” encontrados nas fotos de Marte! Mas como esconder ETs se as fotos não são de Marte?

    Por essa lógica então, os ETs estão na Irlanda!

    KKKK

    #mindblowing

  2. Duvidas: tem algum “fim do mundo”, revelação de ets ou colisão de asteroides/planetas/etc contra a Terra anunciados para o mes de Abril?

    Só para eu me manter atualizado 🙂

  3. A Nasa já se decidiu qual das fotos do planeta terra divulgada por eles é “verdadeira”? A com os EUA enorme ou a com os EUA pequeno?

  4. QUER DIZER QUE A NASA NÃO PUBLICOU EM LUGAR NENHUM ESSA FOTO COMO SE FOSSE DE MARTE, CERTO? MUITO PELO CONTRÁRIO! ALGUÉM QUIS DENEGRIR A IMAGEM DA NASA?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui