18.9 C
São Paulo
domingo, maio 28, 2023

O Poupatempo de Santo Amaro está contaminado com meningite?

- Publicidade -

Será verdadeiro o alerta que se espalhou através do Facebook e do WhatsApp sobre o Poupatempo de Santo Amaro estar contaminado com meningite?

O aviso foi bastante compartilhado nas redes sociais desde o começo de abril de 2016 e afirma que a unidade do Poupatempo de Santo Amaro (SP) estaria infectado com o vírus da meningite!

O texto explica que o Ministério da Saúde já teria ido ao local e detectado altas doses do vírus e que dois funcionários – um rapaz e uma moça – teriam morrido em decorrência da doença.

Abaixo, uma das versões do alerta:

“Pessoal evitem ir no poupa tempo de santo amaro por um tempinho, o ministério da saúde foi lá e o posto está infectado com o vírus da meningite.

Um rapaz e uma moça que trabalham lá, morreu na segunda 14/03 e 24/03 quinta com meningite bacteriana, e tem mais 2 funcionários que estão internados.

É bom esperar até a dedetização e descontaminação do local, que provavelmente será na próxima semana. Divulguem! PESSOAL NÃO SEI DA VERACIDADE DESSE BOATO. SÓ REPASSANDO QUE ESTÁ ROLANDO NO WHATSAPP.”

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Posto do Poupatempo de Santo Amaro estaria contaminado com meningite! Será verdade?
Posto do Poupatempo de Santo Amaro estaria contaminado com meningite! Será verdade?

Verdadeiro ou falso?

Não há nenhuma menção no Ministério da Saúde em relação a esse ocorrido. Além de nenhum jornal local citar o fato. O autor do boato não dá nenhuma prova de isso esteja acontecendo mesmo.

Além disso, o próprio texto é vago e se espalhou com várias das características de um bom boato digital. Note que, no final, ele ainda pede para ser repassado.

Entramos em contato com o Poupatempo através do 0800-7723633 e conseguimos agendar normalmente uma visita à unidade de Santo Amaro. É de se deduzir que, se o Ministério da Saúde tivesse interditado mesmo o local como o rumor afirma, dificilmente conseguiríamos marcar algo lá, não é?

Certamente, trata-se de um boato infundado e inventado por alguém que quisesse apenas criar um barulho na web.

Conclusão

- Publicidade -

Essa história afirmando que o posto do Poupatempo de Santo Amaro está contaminado com meningite tem todas as características de mais uma farsa da web!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Um edifício está contaminado?
    Vírus da meningite causa meningite bacteriana? Não seria então uma bactéria?
    Como assim o ministério da saúde foi lá? Foi o ministro, secretários, assessores?

    Esses boatos só servem pra vc confirmar qual amigo/parente/contato é ignorante.
    Provável ser o mesmo que repassa a frase ‘Não vai ter golpe’.

  2. Esse tipo de comportamento deveria ser tipificado como crime – terrorismo, até – e o responsável por “divulgar” deveria ser processado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui