today-is-a-good-day
17.4 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Chinês comeu peixe cru e ficou com o corpo cheio de vermes?

- Publicidade -

Será verdadeira a história do chinês que comeu sashimi e acabou ficando com o corpo tomado de larvas?

A notícia, acompanhada de imagens de raios-X, apareceu com força no Facebook em janeiro de 2016, mas vem sendo compartilhada desde 2014. De acordo com o texto, um chinês apaixonado por sashimi – o famoso peixe cru japonês – teria ficado com o corpo completamente tomado por larvas depois de tanto ingerir sua comida predileta.

A notícia ainda afirma que o homem resolveu ir ao médico com fortes dores no estômago e coceira na pele e a equipe médica teria comprovado que o chinês teria sofrido essa infestação de larvas porque consumiu muito peixe cru contaminado com vermes da espécie Diphyllobothrium latum, pertencentes à classe Cestoda.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Verdadeiro ou falso?

Essa notícia apareceu em setembro de 2014, quando o site de notícias chinês HK publicou a história de um homem que teria dado entrada no hospital infestado de larvas e que a causa teria sido o consumo de peixe cru!

A noticia do chinês (sem nome) logo foi traduzida para o inglês através de tabloides sensacionalistas como o Daily Mail e outros, mesmo as imagens de raios-X mostradas na reportagem não se referirem a um caso de contaminação por peixe cru.

Na verdade, as radiografias do corpo cheio de pontos brancos são de um caso publicado em 2013 no British Medical Journal, de um paciente de 74 anos de idade que gostava de comer carne de porco crua. Exames revelaram inúmeros cistos calcificados em várias partes do corpo do paciente!

O caso registrado é o de uma doença infecciosa bastante rara chamada cisticercose disseminada, um tipo de Neurocisticercose em que os cisticercos se espalham por todo o corpo do doente.

Resumindo: o que vemos nessas imagens são cistos calcificados causados por uma infecção de um parasita que infestou um paciente por causa do consumo de carne de porco crua ou mal passada! Não são parasitas e/ou larvas!

Peixe cru pode contaminar

- Publicidade -

Apesar dessa história ser falsa, é bom salientar que é preciso que sejam tomados certos cuidados para o consumo desse alimento. Segundo alerta emitido em 2005 pelo Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o consumo de peixe cru de procedência duvidosa pode causar a difilobotríase (ou a “Tênia do Peixe”), causada pelo cestódio Diphyllobothrium. Uma doença (geralmente) assintomática onde o doente pode apresentar em alguns casos dor e desconforto abdominal, flatulência, náusea, vômito, diarreia intermitente e emagrecimento. Em alguns casos mais graves, porém  raros, pode ocorrer obstrução intestinal e do ducto biliar, explicou a Secretaria.

A VES explica que a prevenção é simples: ingestão do peixe bem cozido ou o congelamento  prévio do peixe a – 20º C, por 7 dias,  o que torna todos os tipos de peixes seguros, inativando não somente o Diphyllobothrium, mas outros parasitas de peixes.

Conclusão

A notícia do chinês que ficou com o corpo todo infestado de larvas após comer peixe cru é falsa! As imagens mostram, na verdade, cistos calcificados causados por uma contaminação rara de um parasita presente na carne de porco! Apesar da farsa, é bom salientar que todo o cuidado com a alimentação é pouco. O peixe cru pode, sim, contaminar humanos com parasitas, mas não da forma como espalhado pelo boato!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

13 COMENTÁRIOS

  1. A cisticercose é causada por ingestão de ovos da tênia que podem estar em vegetais. No caso da ingestão de carne de porco com cisticercos, a pessoa pode ter uma teníase, popularmente conhecida como solitária.

    • Podem existir sim casos de cisticercose a partir da ingestão de carne crua de porco. Existe uma via de transmissão que é a retal. Algumas proglotes eliminadas pela Tenia do paciente são expelidas pelas fezes e podem se romper no reto do paciente e os cisticercos podem entrar pela corrente sanguínea e causar cisticercose muscular ou no sistema nervoso. Sou veterinário e isso pode ocorrer.

      • Exatamente o que o colega disse, pode haver uma forma de cisticercose/neurocisticercose através da contaminação por retroperistaltismo dos ovos da tênia instalada no intestino. Então a pessoa que apresenta teníase por Taenia Solium pode sim adquirir a cisticercose sem comer frutas, legumes contaminados.

  2. COMO DISSE JASON LEBROM – NA MINHA TERRA TAMBÉM ERA CHAMADO CANJIQUINHA. QUANDO SE ABRE A BARRIGA DO PORCO A CARNE ESTÁ CONTAMINADA. PARECEM BOLINHAS BRANCAS ESPALHADAS POR TODA PARTE. NA MINHA ERRA NÃO SE COMIA A CARNE QUE TIVESSE ASSIM, NO MÁXIMO SE FAZIA SABÃO OU ENTERRAVA O PORCO.
    QUANDO UM PORQUINHO JÁ CASTRADO NÃO CRESCIA E NEM ENGORDAVA ERA QUASE QUE 100% A CANJIQUINHA. ESSA CANJIQUINHA ERAM OS OVOS DA “SOLITÁRIA”. E NÃO CUIDAR, ELA PODE CRESCER MUITO DENTRO DA PESSOA, E SE ATINGIR O CÉREBRO, FICA UMA PESSOA INUTILIZADA E PODE DURAR MUITOS ANOS ASSIM.
    O COMBATE À SOLITÁRIA DEVE SER DEFINITIVO E O MAIS PRECOCEMENTE POSSÍVEL. ELA É FORMADA COMO SE FOSSE EM “GOMINHOS”ACHATADOS. SE TOMAR A MEDICAÇÃO ELA VAI SOLTANDO SEUS PEDACINHOS ATÉ SAIR A CABEÇA, QUE É MUITO PEQUENA. SE NÃO SAIR A CABEÇA É PORQUE ELA FIXOU EM ALGUM PONTO DO ORGANISMO DA PESSOA E VOLTA A CRESCER NOVAMENTE E A PRODUZIR OVOS. TERRÍVEL ! CONSULTE NO GOOGLE .

  3. Eu moro no Japão e aqui comer sushi e sashimi é um hábito lógico q as pessoas não vão todos os dias pelo menos eu vou uma vez por semana,tb acredito q esse caso não procede senão haveria milhares de caso no Japão e os restaurantes especializados nessa especialidade seria lacrados ou fechados o governo e fiscalização de saúde sao muito exigentes aqui.E alimento contaminado tem em todo lugar!!!!Antes de espalharem uma notícia dessa na net as deveria se pesquisar analizar fontes….

  4. Não é muito comum esse tipo de contaminação, porém mesmo assim é bom cuidar afinal estamos falando de peixe cru…. é bom sempre comer sushi em lugares que a gente já conhece.. eu não gosto de arriscar kkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui