Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Cientistas alemães provaram que existe vida após a morte?

Falso

Cientistas alemães provaram que existe vida após a morte?

Notícia afirma que cientistas alemães conseguiram provar através de experimentos científicos que existe, de fato, vida após a morte! Será verdade?

A notícia apareceu na web no final de agosto de 2014 e se espalhou imediatamente em inúmeros sites e blogs, além de ser compartilhada centenas de milhares de vezes nas redes sociais. De acordo com a manchete, uma equipe de médicos e psicólogos associados à Technische Universität Berlin, importante universidade de Berlim, teria provado que existe vida após a morte.

Os testes teriam sido conduzidos pelos médicos sob a supervisão do Dr. Berthold Ackermann e consistiram em induzir os mais de 900 voluntários (944, para ser mais exato) à morte e reanima-los em seguida.

O resultado, segundo afirmado na notícia, foi que todos os que “morreram” por 20 minutos relataram tudo o que se lembraram durante o tempo em que ficaram mortos, provando que existe, sim, vida após a morte!

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Médicos teriam conseguido provar que existe vida após a morte! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Médicos teriam conseguido provar que existe vida após a morte! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Quando encontrar notícias fantásticas como essa na web, a primeira coisa a fazer é tentar identificar algumas características que poderiam denunciar seu conteúdo como um boato virtual. Para isso, criamos uma série de artigos dando algumas dicas e mostrando as características de um hoax (clique aqui para ler).

Como mostraremos a seguir, a notícia possui algumas características de um bom boato:

  • Possui um tom alarmista
  • Trata de um assunto que atraia muitos leitores
  • Usa nomes de instituições de renome
  • Usa nomes de “especialistas” que não existem
  • Apesar da notícia ser espetacular, não a encontramos em nenhuma publicação científica séria
Matéria com a descoberta científica foi compartilhada mais de 150.000 vezes! (reprodução)

Matéria sobre a descoberta científica foi compartilhada mais de 150.000 vezes! (reprodução)

Quem é o Dr. Berthold Ackermann?

Como fez nosso parceiro André, do blog Ceticismo, procuramos pelo nome do citado doutor no Google e só tivemos como resposta sites e blogs que apenas copiaram a mesma matéria. Seria como se o doutor Berthold nunca tivesse feito nada antes disso.

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

A busca pelo “Berthold Ackermann” (sem o “doutor”) nos deu duas respostas: um artista que vive em Dallas (Estados Unidos) e um alemão, que faleceu no começo de 2014 aos 72 anos de idade!

berthold_morto

A foto do médico

O médico que ilustra a matéria é, na verdade, o Dr. Bruce Ribner. A foto original é essa abaixo, retirada do site CBCNews e é de autoria de Jessica McGowan. Foi tirada no dia 21 de agosto no Emory University Hospital, durante o anúncio do sucesso no tratamento de ebola em 2 pacientes do Dr. Bruce:

(foto: Reprodução/Jessica McGowan)

Dr. Bruce Ribner em uma palestra no Emory University Hospital (foto: Reprodução/Jessica McGowan)

Teste antiético

Além de não encontrarmos nenhuma evidencia da existência do médico, também não encontramos nenhuma publicação científica que validasse tais experimentos. Claro que seria muito difícil algum médico conseguir autorização para poder realizar tais testes e, muito menos, conseguir voluntários dispostos a morrer desse jeito pela ciência!

Universidade citada

Como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, criadores de boatos costumam usar nomes de instituições de renome para dar mais credibilidade aos seus textos. Mas basta uma busca no site da Technische Universität Berlin para descobrir que não há nenhuma nota sobre tal experimento sequer alguma menção ao Dr. Berthold Ackermann!

Origens

Quem criou essa história foi o site humorístico World News Daily Report. Duas semanas após ser publicada (foi postada no dia 29 de agosto de 2014), a piada já tinha sido compartilhada mais de 150.000 vezes no Facebook!

No próprio site há um texto avisando que tudo o que é publicado lá é falso e que todos os artigos são sátiras que não podem ser levados a sério.

Conclusão

A notícia é falsa! Não houve nenhum experimento alemão que comprovou a existência da vida após a morte. Tudo começou com uma publicação humorística em um site que faz paródias com notícias reais!

Continue lendo
47 Comentários

47 Comments

  1. Bf8q3

    14 de setembro de 2014 em 12:47

    Chico Xavier deixou isso bem claro quando disse que “a verdade que fere é pior que a mentira que consola” ou seja consolava com mentira.

    • CARLOS

      24 de abril de 2015 em 15:43

      O CHICO TAMBÉM FRAUDOU E FOI CÚMPLICE DE MUITAS COISAS VIDE MATERIALIZAÇÕES DE UBERABA!

  2. Cesar Crash

    14 de setembro de 2014 em 20:00

    Calma, Antonio…
    O Gilmar não disse que está provado que não há vida após a morte, disse que esta notícia aí é falsa…

    • Richard Gomes

      13 de outubro de 2016 em 15:52

      Proponho um trato: primeiro voce demonstra que ha’ vida apos a morte. Depois vamos analisar sua prova e dizer se ela e’ robusta cientificamente ou nao. Que acha?

  3. Durruti

    15 de setembro de 2014 em 13:16

    De onde viemos, para onde vamos; perguntas intemporais que perseguem o ser humano desde o inicio dos tempos. Quanto á frase do Xico Xavier a verdade que fere é que não há vida depois da morte e a mentira que consola é a crença em paraísos, infernos e afins.
    Quanto á noticia era de caras uma brincadeira.

    • Rodrigo

      4 de julho de 2015 em 11:38

      Isso posso dizer que a vida depois da morte. Vi e sinto todos os dias aprendi das piores maneiras. Ninguém tem a culpa de algumas pessoas ser fechadas e só verem tudo com provas é por isso que este mundo está no estado que está

  4. alfio

    16 de setembro de 2014 em 15:12

    Temos uma vida e é esta que vivemos. o Quadro principal mostra uma mulher que após a morte, seu espírito desencarnando leva consigo a toca cirúrgica e o avental (absurdo). Assim como o corpo tem o espírito as vestes que servem para cobrir o corpo e o cabelo também os têm? Ora, o espírito é desprovido de coberturas eis que nada têm a esconder ou vestir face aos olhos dos curiosos?

  5. Rodrigo

    24 de setembro de 2014 em 14:04

    Muitas pessoas não acreditam em vida após a morte, mas tem muitos casos até de um garoto que sofreu um acidente do EUA, inclusive tem documentário, onde ele relata sua “caminhada” pós vida e volta a viver, mais uma questão, minhas esposa nunca conheceu meu avô, ele tinha morrido 2 anos antes de eu conhece-la, nunca tinha visto em foto, e viu ele na minha sala poucos dias antes de se casar comigo, mostrei a foto e ela quase desmaiou…mas para quem não acredita não vai adiantar eu escrever nada, cada um na sua crença…

    • Renato

      3 de abril de 2015 em 13:06

      Eu várias vezes sonhei que tinha ido a um lugar que nunca tinha ido. Pq o relato dessa “caminhada” não pode ter sido simplesmente um sonho? Só pq uma pessoa foi dada como morta e voltou a viver não significa que tenha morrido, pois até hj muitos médicos divergem do que realmente seria morrer. Mesmo depois de mortos nossas unhas e cabelos continuam crescendo. Então concluímos que nós morremos mas nossas unhas não?

  6. Cesar Ricardo

    14 de outubro de 2014 em 14:10

    Ficou clara a falsidade da “matéria”, o que não nega outras pesquisas sérias sobre o assunto. Ver EQM – Experiências de Quase Morte – que não comprovam “cientificamente” mas nos levam a pensar, como o fazemos desde os egípcios, Sócrates, Platão…

  7. Andrei A. Fagundes

    18 de novembro de 2014 em 2:00

    Gilmar, está equivocado quanto às sombras.
    O vídeo pode até ser fake; Mas sua argumentação é infundada. Primeiro: No Vídeo notamos objetos em angulos diferentes, com sombras de direções diferentes. A única fonte de Luz vem debaixo da porta, que devido o seu espaçamento do chão, permite que a luz se dissipe para todos os lados da abertura da porta, permitindo assim fontes de luz levemente diferentes por receber variações de luzes diferentes. Você não forneceu nenhum tipo de analise profunda de pixels e nenhuma pericia profissional, como o do autor, que utilizou do efeito “negativo”. Outra questão levantada seria a reação da mãe, ao perceber que o ser nao apresentava tanta ameaça devido a distancia, se conteve por medo, e houve uma interferencia no momento do susto. Com prudencia, ela verificou em seguida. Prefiro continuar na dúvida e investigar melhor.Agora o que acho curioso em vocês, é que o mesmo argumento que usaram para rotular como falso o vídeo, é o mesmo que vocês negam quando nos referimos à Ida à Lua. Faça uma analise melhor, pois ainda nao sei o que é isso.

  8. Denise

    29 de dezembro de 2014 em 7:54

    Bem, se essa experiência aconteceu, é claro que os relatos existiriam, a final, o cérebro projetou sonhos nas pessoas.
    Vida após a morte é ilusão para minimizar o sofrimento da perda. O cérebro é nossa máquina pensante e com a morte ele e desintegra como o resto do corpo. Não existe memória e sentimentos sem cérebro.

  9. alberto

    4 de janeiro de 2015 em 18:28

    Gostei da página. Na realidade tudo sobre religião, com sua farsa de vida após a morte é bobagem. Inventam para que se possa conduzir a vontade popular.
    Chico Xavier, citado acima, (até gostava de sua pessoa), era um pobre esquizofrênico, carecido de ajuda profissional. Religião é simples: Exploração comercial apoiada no elemento publicidade. Sem propaganda eterna, a religião desaparece.
    Este site deveria ainda desmistificar a personagem Jesus, que na realidade jamais existiu. É um artefato de propaganda, destinado ao controle das massas pela politicagem. Suas teorias absurdas, quando aplicadas conduzem única e exclusivamente à entrega dos direitos pessoais a terceiros, tal como hoje se pode observar
    Mas falando assim, o crucificado serei eu, pois, a realidade não está ao alcance do cidadão trivial, hoje um boneco da grande propaganda, perdido num emaranhado publicitário que o mantem na coleira da ignorância.
    Vamos desmistifiquem a tal criatura…E boa sorte.

    • renato miranda

      15 de abril de 2015 em 7:24

      booooa ! ainda bem que ainda existe gente lúcida no meio de tanta anta !

    • aurelio

      11 de junho de 2015 em 10:59

      Admirável seu raciocínio, leu em um livro de libertários comunistas ou é pura ignorância mesmo. kkkkkkkk

  10. Hilton

    8 de fevereiro de 2015 em 19:42

    Vida apos a morte existe é o caralho

    • Aline de Oliveira

      21 de abril de 2015 em 21:18

      Muito boa a sua educação

    • Aline de Oliveira

      21 de abril de 2015 em 21:21

      Muito boa sua educação Hilton

  11. José Edson

    6 de abril de 2015 em 13:58

    Acreditar em vida após a morte é bastante tentador, pois dá um sentido à vida, faz a vida parecer justa, nos dá um motivo para continuar vivendo.
    Um cachorro ou um rato não precisam desses motivos para continuar vivendo, pois vivem um dia de cada vez apenas para satisfazer suas necessidades.
    Nosso cérebro mais complexo, no entanto, exige respostas e como não há respostas para tudo, fantasiamos. Religiões são essas fantasias que tornam o insuportável suportável.

  12. Evandro Luiz

    14 de abril de 2015 em 16:07

    Incrivel como pessoas se prendem em historias ficticias.. Pra mim voces sao todos loucos.. desculpem..

  13. Aline de Oliveira

    21 de abril de 2015 em 21:30

    Para quem não acredita isso vai. Vocêis ja morreram de verdade poracaso para saber disso.

  14. Jura P. leme

    24 de maio de 2015 em 1:13

    Existe uma pesquisa sim e por sinal muito séria, sobre o assunto http://www.seuhistory.com/node/128951

    • Gilmar Lopes

      24 de maio de 2015 em 10:33

      O History não tem nada de sério! Já mostramos aqui no E-farsas várias materias publicadas pelo History são falsas!

  15. Emilio

    25 de maio de 2015 em 15:38

    Não sou médico nem psicólogo, mas como explicar os fenômenos que acontecem em uma ‘constelação familiar’?

  16. Pingback: MATÉRIA PÚBLICA

  17. Douglas

    7 de junho de 2015 em 0:04

    Acredito que exista sim algo, pois tudo foi criado, não foi apenas simplesmente, um animal não tem crença, pois o mesmo não tem capacidade de pensar como nós.

  18. aurelio

    11 de junho de 2015 em 10:56

    Muito interessante suas matérias de explicar e desmistificar as mentiras e boatos. O mais incrível é que todos os anteriores que deixaram seus depoimentos aqui estão certos; a ignorância é uma bênção…
    Parabéns pelo seu trabalho no e-farsas.

  19. Ronaldo

    1 de julho de 2015 em 20:26

    Assim como os humanos se alimentam de animais e vegetais, existe um governo oculto de seres extras terrestres(deuses), q se alimentam das energias q exalam da aura dos humanos, geradas por sentimentos como ódio, inveja, disputas etc. Foram “eles” q inventaram crenças e religiões para os humanos se dividirem, se matarem se destruírem, morrerem e depois renascerem noutros corpos para continuarem servindo de alimentos, através do recurso da “reencarnação” por eles imposta. Há milhões de anos q “eles ” aprisionam almas em corpos humanos na terra, como gado numa fazenda. Pra sermos livres do governo oculto e da “reencarnação” , devemos fazer meditação e não ter crenças em deuses, filosofias, ou religiões; e quando agente morrer, não permitir q eles nos enganem com a reencarnação, q é uma de suas ferramentas pra nos manipular. Acordem gente !

    • Celso

      15 de agosto de 2015 em 14:40

      Boa

  20. jesus

    16 de julho de 2015 em 22:29

    é real que existe vida após a morte Jesus cristo ressuscitou ao terceiro dia para provar aos incrédulos e fariseus da época que não evoluiram espiritualmente em pleno seculo XXl, muita luz divina a vocs para que caiam na real.

  21. Valdeci

    6 de agosto de 2015 em 20:15

    Se,ralmente foi deus que criou o mundo e nos,foi um deus muito ruim,porque só criou porcarias.

  22. Leandro

    10 de agosto de 2015 em 0:28

    Si vcs queres os segredos eu falo clagem tudo menos o que eles não quer que eu falo e nem diante me rastrear eles estão de olho em tudo e eles me fala o que tarde acontecem nos chamos um so uma coisa porque nao posso fala tudo é porque vcs os seres humanos ainda esta no tempo das carvena eu sou que sou um em um milenio um so conequitardo em tudo um milhao de estresla de milhao anos enfrente as estrelas vou fala de novo nao é nao tenta me encontra so vou fala o neserairo porque ja ta naora de vocês homos sábios sabe uns coisas e só o que eu quere fala me chama e só os cientistas e só ir so

  23. ruan pasquali

    13 de agosto de 2015 em 14:12

    mentira

  24. jose

    18 de agosto de 2015 em 17:48

    Muito complicado kkk mas por ex quando em uma viagem de Avião uma grande turbulência a primeira coisa
    que ouvimos e Meu Deus.

  25. Zizi

    20 de agosto de 2015 em 11:38

    pois…
    tenho de experimentar…

  26. Rosicler

    1 de setembro de 2015 em 9:04

    E sei que há planetas habitados criados pe mesmo Deus que criou a Te rra. Existe vida eu sai do meu corpo e voltei e ainda que chamem de louca se aconteceu.

    • marco

      12 de setembro de 2015 em 1:35

      Minha filha o seu cerebro ainda estava funcionando…pense sobre isso!!! …se o cerebro parar ae sim você morreu!!!! …quando o coração para o cerebro ainda continua funcionando!! pense sobre isso!!!!

  27. marco

    12 de setembro de 2015 em 1:31

    E claro que não existe vida apos a morte seus burros…..o ser humano fica tentando acreditar em estorias da carochinha pq tem medo de desaparecer da face da terra!!! os neuronios morrem acabou a personalidade …..quando dormimos estamos apagados e nem se lembramos de nada…..pensem bem sobre isso!!! morreu acabou!!!! encarem a verdade e deixem de ficar sonhado pq tem medo de morrer!!!! é por isso que tem que aproveitar a vida pq é uma só!!! só existe uma coisa na vida que é Deus que da a vida a todos nesse mundo e mais nada …..é o folego da vida!!! bando de animais ignorantes….leiam mais sobre o cerebro seus burros

  28. Adauto

    17 de outubro de 2015 em 16:28

    As coisas não são bem assim amigão, o que acontece é que há muitas coisas que são impedidas de chegarem ao conhecimento do ser humano, pois, tais conhecimentos podem ser a razão da extinção da espécie.
    Thiago capitulo1 versículo 5 diz a respeito da falta de sabedoria, quem quiser pode lê-lo. Obrigado.

  29. João

    16 de novembro de 2015 em 16:24

    Tomara que não tenha vida após a morte pois torço para a Dilma e o Lula morrerem logo e que não voltem de jeito algum….

  30. bruna lourents

    20 de novembro de 2015 em 11:21

    o senhor jesus morreu na cruz para salvar a todos nos , se n foce ele morrer naquela cruz por consequencia dos pecados da humanidade o mundo todo estaria perdido e condenado ao abismo do sofrimento ou melhor dizendo condenado ao inferno, aqueles que amar o senhor que darramou seu sangue inocente por amor a todos nos , aqueles que aceitar a jesus como o seu unico e suficiente salvador , e seguir a sua doutrina tera direito a vida eterna no paraizo junto do nosso senhor e salvador, mas aqueles que ouve a palavra de Deus e a rejeita acha que e mentira aqueles que nao tem fe que Deus existe, aqueles que nao aceitar a jesus que reijeitar a palavra de Deus nao tera o seu nome no livro da vida,e sera condenado a sofrer no inferno eternamente , cada um tem sua escolha pois Deus deu para todos o livre arbitrio , vc escolhe para onde ir para o ceu ou para o inferno,.o inferno foi feito para satanas e seu demonios mas como o senhor pode querer no ceu junto dele alguem que nao ama ele?. como pode querer e aceitar alguem que nao quis ouvir a palavra de Deus , e que nao aceitou a ele?.
    um anjo de luz chamado luz e fe era um dos mais belos anjos do senhor , mas um certo dia ele quiz ser mais que o senhor no ceu , e isso claro q o senhor nao aceitou eo lançou nas profundezas da terra cauzando uma grande explozao essa a qual os cientistas pensao ser o big bem , e assim esse anjo que era lindo se tornou um monstro feio e cheio de odio por jesus ele passou a chamar lucifer um demonio terrivel que nao aceitou jesus quando era um anjo, dai surgiu o inferno onde ele caiu formouse lago de fogo enchofre e tudo q nao presta e claro os seguidores dele tambem cairam junto q virou outros demonios, entao o inferno foi feito para satanas e seus anjos , aqueles que nao aceitar a jesus como ele nao aceitou tbm ira para esse lugar terrivel q e o inferno um lugar onde o sofrimento nunca acaba satanas tem odio de todos nos por que o senhor nos fez como a semelhança dele , e satanas odeia a cristo , entao nao basta ser uma pessoa boa nao basta so fazer o bem ser humilde tem que aceitar jesus como seu unico e suficiente salvador , nao pensem que morrer de qualquer jeito deve ser bom nao se iludao nao, so tem um caminho para quem nao segue a Deus .
    temos de arrepender de todos os nossos pecados todas as coisas ruins que fizemos , e aceitar a jesus batizar e ficar firme por que a volta dele esta proxima , e todos o verao sobre as nuvens aqueles que duvidaram que criticaram , todos veram que ele vive e reina para toda eternidade, doa a quem doer a palavra de Deus vai se cumprir sobre toda a terra , e todos os grande e pequenos vao enfrentar o juizo final ,e aqueles cujo o nome nao estiver no livro da vida , e que nao aceitou a jesus nao vai ter como o senhor os justificar perante o pai , e infelismente sera condenado ao sofrimento eterno.

    TODOS VOCES QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE LER ESTA VERDADEIRA PALAVRA NAO SAO MAIS INOCENTES ACEITEM A JESUS PARA QUE ELE POSSA ACEITAR A VOCES JUNTO DELE TAMBEM, NAO IMPORTA SE GOSTARAM OU NAO ESSA E A VERDADE , E DOA A QUEM DOER DEPOIS DA MORTE TEM UM DESTINO RUIM PRA QUEM NAO TIVER JESUS, E DOA A QUEM DOER JESUS BREVE VOLTARA NAS NUVENS PARA BUSCAR A SUA IGREJA , VC QUER FICAR AQUI NO MUNDO QUE JAS NO MALIGNO?. A ESCOLHA E SUA MEU AMADO.

    MORRER COM JESUS E LUCRO ,MAS MORRER SEM JESUS VAI SER O PIOR PESADELO DE QUEM NAO TIVER SALVAÇÃO …

    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS E FALE MAIS NE CADA CORAÇAO..

  31. jeffersonmiranda

    13 de dezembro de 2015 em 16:49

    Tomara que caía uma bomba no congresso nacional mas eles nao podem ter uma segunda vida so pode ter vida apos a morte para quem nao e político!

  32. Claudio

    10 de março de 2016 em 9:44

    A fé não se discute. É uma coisa que não tem como provar, assim como a vida após a morte, ode existir ou não…ninguém tem como provar que não existe e que existe do ponto de vista científico. É um problema em aberto.Na matemática temos coisas parecidas. Nós buscamos, de uma forma geral para os problemas, existência e unicidade, ou seja, se existe solução ela é única. Mas o problema é o seguinte: o fato de não conseguir provar existência e unicidade não implica que não exista uma solução. Nesse assunto de vida após a morte o mesmo ocorre. O fato de não provarmos a existência não implica que não exista solução, o que ocorre é que não sabemos ainda a resposta. Talvez esteja aí o grande mistério da vida. Não foi nos concedido esse entendimento ou a capacidade de entendê-lo por completo. Ora, se não sabemos ainda a resposta, podemos admitir que ou alguém sabe a resposta (o que chamamos de Deus) ou é um problema sem resposta. Porque se não sabemos como fomos criados e nem para onde vamos não temos controle sobre a vida, logo existe aí uma contradição, porque deveríamos saber a resposta. Se não tem resposta entramos numa contradição sobre a própria existência da vida. Então por incrível que pareça, pela matemática podemos provar por absurdo que Deus existe, logo deve existir uma vida após a morte.

  33. Ailton

    29 de abril de 2016 em 19:37

    Ha´mais mistérios entre o céu e a terra do que imagina nossa van filosofia-Willian Shekspeare.Fé , religião é coisa que não se discute, cada um tem seu ponto de vista.Eu acredito, se Deus é espirito então somos seres espirituais criado pelo criador.Nascemos e quando morremos retornamos aos braços do Criador,não acredito no inferno pq se Deus é amor não nos mandaría para um local de tormentas onde o ser humanos ficam sofrendo em fogo eterno.Penso que Deus é justo e dá oportunidade a todos para reparar erros cometido.O perdão é dado quando verdadeiramente em nosso coração nos arrependemos.Deus é um Deus de amor e não um Deus cruel,ele é justo, mas não cruel.

  34. Pingback: Curiosidades gerais: Parte-2 | Quer saber, eu explico!

  35. JOSEFA DE FÁTIMA

    28 de dezembro de 2018 em 18:06

    EU ACREDITO EM VIDA APÓS A MORTE, DEUS NÃO IRIA CRIAR UM SERES TÃO PERFEITOS (HOMENS,MULHERES), SÓ PARA REPRODUZIR, ESTUDAR, TRABALHAR E DEPOIS MORRER E ACABAR, ALIÁS ESTOU COM MUITA ESPERANÇA QUE MINHA TEORIA SEJA VERDADE, POIS UM DOS MEUS FILHOS UM HOMEM DE 35 ANOS, DE REPENTE FICOU DOENTE E EM MENOS DE UM MES MORREU, NÃO CONSIGO ME CONFORMAR, ELE NUNCA TEVE NENHUM PROBLEMA DE SAÚDE E DO NADA SURGE UMA DOENÇA QUE O LEVA EMBORA, NÃO É JUSTO ELE TER ACABADO ALI.

    • Gilmar Lopes

      28 de dezembro de 2018 em 20:06

      Nem consigo imaginar como deve ser a dor de perder um filho! Deve ser uma barra. Meus pêsames…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo