Criador do E-farsas debate no Youpix sobre boatos digitais!

Share Button

Gilmar Lopes foi convidado para mediar um debate sobre as diferenças entre os boatos digitais do começo da web com os hoaxes atuais.

No dia 5 de julho de 2012, o pesquisador do E-farsas Gilmar Lopes foi convidado para subir a um dos palcos do Youpix Festival – o maior evento de cultura de internet do Brasil – para mediar um debate sobre as diferenças e semelhanças entre os boatos eletrônicos de antes de 2002 e os boatos atuais.

Debate no Youpix!

Marcelo Zorzanelli, Gilmar Lopes e Wagner Martins no debate do Youpix!

Participaram do debate dois ícones da geração de boateiros profissionais, o Wagner Martins – do Cocadaboa (blog famoso no começo dos anos 2000 por criar vários boatos que pegou muita gente na web! ) e Marcelo Zorzanelli – um dos criadores do jornal humorístico Sensacionalista (famoso por criar notícias engraçadas, porém falsas, fundado há pouco mais de 2 anos).

Gilmar Lopes conduziu o bate papo descontraído e, após apresentar os convidados, iniciou as perguntas. Wagner Martins explicou que quando criou o Cocadaboa, sua intenção não era fazer um blog de mentiras. “Percebi que muita gente copiava meus textos sem me dar os devidos créditos. Resolvi então escrever um post com uma notícia falsa, só pra ver se alguém iria me copiar… Foi o que aconteceu! A partir daí, comecei a inventar cinco notícias falsas por semana.”, explica Wagner.

O mesmo aconteceu com o Sensacionalista de Marcelo Zorzanelli. Ele contou que a ideia do jornal humorístico era somente criar noticias engraçadas e descaradamente falsas e que não esperava que várias pessoas (jornalistas, inclusive) iam cair nas pegadinhas.

Falamos também do caso do professor de história T. Mills Kelly que ensina a seus alunos a inventar boatos. Pra quem ainda não leu sobre isso aqui no E-farsas, ta aqui ó! Em 2008 o professor Mills e sua turma de alunos criaram a história do ultimo pirata e conseguiram enganar toda a web por um ano! Já, em 2012, ele e sua turma criaram uma noticia de um serial killer e foram descobertos em apenas 26 minutos! A pergunta de Gilmar Lopes para os convidados foi: Estamos ficando mais espertos?

Debate no Youpix 2012!

Tanto Wagner Martins quanto Marcelo Zorzanelli concordaram que o internauta está ficando mais “descolado” quando se trata de alguma notícia publicada na web. Mas ainda nos dias de hoje é muito fácil pegar as pessoas se o hoax for bem feito. Wagner Martins conta que lá no começo do Cocadaboa – em 2000 – pessoa física não tinha muitas ferramentas para gerar conteúdos online. “Essa tarefa ficava nas mãos de gigantes da mídia convencional que migraram para a web”, afirma Martins – “Quando uma pessoa ‘normal’ postava alguma coisa na internet, os leitores acreditavam. Afinal, se estava na internet, então era verdade!”, completa ele.

Debate no Youpix - LambeLambe

Debate no Youpix - (Foto: LambeLambe.com)

Perguntamos para ambos qual tipo de boato não cola mais, Zorzanelli foi enfático: “Todo boato se for bem feito, por mais batido que possa ser, ainda pode enganar muita gente! É só caprichar e ter uma boa ideia!”, diz o jornalista.

Casos famosos

Relembramos alguns boatos clássicos criados pela dupla como, por exemplo, a história da mulher que teria engravidado depois de assistir a um vídeo pornô em 3D e da morte do humorista Bussunda (um ano antes de sua morte real).

Youpix Festival

O Youpix Festival desse ano rolou dos dias 03 a 05 de julho e só no último dia reuniu mais de 5000 pessoas na Bienal do Ibirapuera – em São Paulo. O festival (que é o maior evento de cultura de internet do Brasil), teve 38 atividades em 6 palcos diferentes e contou com mais de 100 palestrantes no dia 05 (e o Gilmar Lopes estava no meio disso tudo! Viva!).

Debate no Youpix (pulseira dos palestrantes)

Todo o nosso bate papo foi filmado e, em breve, postaremos aqui pra você assistir na íntegra.

 

Como prometido, aí está o vídeo:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/kuCMGKbJJ8Y” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Queremos agradecer imensamente o convite e avisar que estamos sempre à disposição.

Share Button
E-farsas
, , , , , , ,

Comente pelo Facebook

2 comentários

  1. Josenny

    Sempre que aparece videos que esteja o E-farsas, no caso o Gilmar, eu me interesso de ver, na verdade eu nao costumo mexer muito com a nete, pois alem de viciar, toma um bom tempo das nossas vidas, mas como muitos, eu era hiper ingenua e acreditava em tudo mesmo, eh como foi dito ai, se estava na internete, entao devia ter mesmo algum credito, por isso eu gosto de me interar por aqui dos comentarios sobre cada assunto e ter este esclarecimento que nao faz mal a ninguem. rsrs

  2. Pingback: Criador do E-farsas debate no Youpix sobre boatos digitais! « TudoSobreTech

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *