Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O E-farsas é entrevistado no Jornal A Gazeta do ES

Capa do Jornal A Gazeta - ES

E-farsas

O E-farsas é entrevistado no Jornal A Gazeta do ES

No dia 21 de julho de 2012, foi publicada a entrevista que Gilmar Lopes concedeu ao jornal A Gazeta, que circula em Vitória – no Espírito Santo. Com o título “Na Internet: será que é verdade?”, a matéria escrita pelo repórter Elton Lyrio Morati conta como foi o começo do E-farsas.com e quais são as maiores dificuldades e desafios encontrados para se pesquisar a veracidade de algum assunto na web.

Capa do Jornal A Gazeta - ES

Capa do Jornal A Gazeta - ES

Gilmar Lopes teve a oportunidade de explicar como faz para diferenciar uma notícia falsa de uma verdadeira, quais as ferramentas usadas para se pesquisar na internet. Ele também conta como usa o Photoshop e outros softwares para identificar possíveis fotomontagens.

Na reportagem, nosso pesquisador pode mostrar alguns dos boatos eletrônicos que mais marcaram nesses 10 anos de pesquisas como, por exemplo, a criança com câncer e recebe ajuda a cada e-mail repassado e a senha digitada ao contrário para acionar a polícia em caso de assalto relâmpago.

Nem tudo é farsa

O criador do E-farsas aproveitou para enfatizar que nem tudo que está publicado no E-farsas é boato. Algumas histórias pesquisadas parecem mentira, mas são reais! É o caso da menina chinesa que teve a mão implantada na perna e a história que afirma que há pedaços de baratas no chocolate que consumimos.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Reconhecimento de uma década

Agradecemos imensamente a oportunidade e ficamos muito felizes em mostrar todo o conhecimento que acumulamos nesses 10 anos em desmascarar os boatos eletrônicos. Nosso trabalho sério e embasado em pesquisas sólidas tem atraído a atenção de meios de comunicação, dos investidores e – mais importante – do leitor que possui um lugar na internet onde pode tirar suas dúvidas e aprender a não cair nas farsas da web!

Para ler um resumo da reportagem no formato online, basta ir ao site do jornal clicando aqui!

Site citado

 

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Luis

    24 de julho de 2012 em 11:34

    Realmente este site faz um belo trabalho, realizando um excelente serviço na desmistificação de muitos assuntos que circulam em nossas caixas postais. Confesso que é muito difícil fazer nossos contatos aceitarem a verdade referente às mensagens. Muito acham que vc é um “revoltado” e que vc é quem está faltando com a verdade. Normalmente isto acontece logo quando se informa sobre a veradicidade ou não das mensagens. Com o tempo a maioria aceita a informação e diminui a quantidade de mensagens distorcidas que se recebe. Continuem procedendo desta forma. Parabéns

  2. Pingback: O E-farsas é entrevistado no Jornal A Gazeta do ES « TudoSobreTech

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo