Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Criptografia do WhatsApp vai monitorar suas mensagens 24 horas por dia?

Falso

Criptografia do WhatsApp vai monitorar suas mensagens 24 horas por dia?

Aviso espalhado pelas redes sociais alerta para a nova funcionalidade do WhatsApp que agora estaria monitorando suas conversas 24 horas por dia! Será?

O texto apareceu na segunda semana de abril de 2016, poucos dias após o anúncio da “criptografia de ponta a ponta” no aplicativo de troca de mensagens instantâneas. De acordo com o alerta, a criptografia das mensagens passou a ser obrigatória a pedido da justiça federal e, por isso, a partir do dia 05 de abril, os usuários passariam a ser monitorados pela justiça 24 horas por dia!

O alerta ainda pede para que esse aviso seja repassado a todos os grupos e amigos.

Será que essa notícia é real? Estamos sendo monitorados pelo WhatsApp?

Mensagem espalhada alerta para o perigo das mensagem criptografadas do WhatsApp! Será verdade?

Mensagem espalhada alerta para o perigo das mensagem criptografadas do WhatsApp! Será verdade?

Verdadeiro ou falso?

Abaixo, uma reprodução do alerta que se espalhou através do WhatsApp e do Facebook:

“AVISO IMPORTANTE

O aplicativo Whatsapp no Brasil passou a criptografar todas as mensagens de texto, imagens e vídeos por determinação da justiça federal. Sendo assim, todos devem tomar cuidado com o que estão postando, caso o juiz achar que sua conta tem algo criminoso pode pedir as cópias. Observem que desde o dia 05/04/2016 começou a aparecer uma mensagem no seu Whatsapp de que as mensagens estão criptografadas de ponta a ponta, ou seja, você está sendo monitorado 24 horas. Repassem aos seus grupos e amigos.”

Quem inventou essa história misturou alguns fatos com um monte de desinformação para enganar as pessoas e, por se tratar de um assunto que chama bastante a atenção e atrai muitos leitores, tem grandes chances de ser repassado mais rápido e com maior intensidade. Mas, como já dissemos, o tal alerta é falso!

Em primeiro lugar, o WhatsApp passou a criptografar todas as mensagens enviadas através de seu aplicativo, mas isso não foi feito a pedido da justiça. De acordo com a página dos criadores do app, eles fizeram isso para aumentar a segurança no envio e recebimento de mensagens.

O WhatsApp explica que:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“A criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp assegura que somente você e a pessoa com que você está se comunicando podem ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp.”

Ou seja, as mensagens são criptografadas de forma que somente o remetente e o destinatário possuem o “cadeado” e a “chave” para abri-las. Caso alguém consiga interceptar alguma dessas mensagens, não conseguirá abrir para ler.

Conforme foi explicado pelos executivos do WhatsApp à revista norteamericana Wired, a nova criptografia é semelhante à usada em comunicações militares sigilosas e isso não é recente na empresa (que agora pertence ao Facebook). Desde 2014, o WhatsApp já vem criptografando boa parte das conversas, mas só agora a criptografia só foi anunciada, pois ainda faltava fazer com que alguns aparelhos passassem a ser compatíveis com essa novidade. Os criadores do WhatsApp também explicaram que nem mesmo os funcionários da empresa podem ler os dados e informações que são enviadas pelos usuários. Dessa forma, dizem eles, o aplicativo se tornou o maior sistema de comunicação criptografada no mundo.

Áudio se espalha no WhatsApp sobre um iminente golpe de estado! Será verdade?

Investigações comprometidas

Diferente do que o boato espalhou, agora a empresa não pode cumprir ordens judiciais que solicitarem o teor das conversas transmitidas entre os usuários e a polícia só poderá ter acesso às conversas de usuários se apreender o celular.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Departamento de Justiça estaria passando também por esse mesmo problema e cogitando até mesmo processar o WhatsApp para poder avançar em uma investigação (que havia parado por causa dessa criptografia). Segundo o New York Times, um juiz federal chegou a autorizar a quebra de sigilo, mas os investigadores não conseguiram ver o conteúdo das conversas do WhatsApp.

Esse artigo da BBC explica melhor sobre as melhorias na segurança que essa criptografia traz consigo.

O curioso é que o autor desse boato pede para que usemos o próprio WhatsApp para espalhar o alerta!

Conclusão

As conversas estão criptografadas no WhatsApp para proteger a privacidade dos usuários que usam o aplicativo! Caso alguém consiga interceptar as conversas, não conseguirá ler nada!

Continue lendo
8 Comentários

8 Comments

  1. Eu™

    12 de abril de 2016 em 14:48

    Idiotas sendo idiotas sendo idiotas. Como sempre.

  2. Wellington V.

    12 de abril de 2016 em 15:00

    A estupidez das pessoas realmente não tem limite.

  3. Tim Tones

    12 de abril de 2016 em 16:26

    Espero que muitos acreditem nesta mensagem e parem de usar esse aplicativo. Assim, certamente o número de hoax que recebo diariamente de parentes e amigos irá diminuir muito.

    • EvandroJGC

      13 de abril de 2016 em 13:53

      Pelo menos esse boato tem um benefício.

  4. Yann

    12 de abril de 2016 em 19:51

    Criptografar impede do governo acessar as suas coisas…. eeeeeeeeeeeeeeeeeee!

  5. Anônimo

    13 de abril de 2016 em 8:45

    Com Criptografia o não, o WhatsApp lê suas mensagens e vende suas informações para empresas. Como você acha que eles ganham tanto dinheiro? 🙂

    • Gilmar Lopes

      13 de abril de 2016 em 9:56

      Acredito que eles não vendam as mensagens e tampouco trabalhem com seus dados de forma individual. Os dados “vendidos” fazer parte de uma massa de dados do tipo faixa etária, sexo, país de origem etc… Mas isso você já tem ciência quando clica em “aceitar” na instalação!

  6. joice elena

    27 de dezembro de 2016 em 11:25

    oi gente

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo