Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Cuidado com as sandálias made in China, as Havachinas!

Fotos que circulam na web sobre as Havachinas - 3

Correntes

Cuidado com as sandálias made in China, as Havachinas!

E-mail alerta para o perigo das sandálias importadas da China. O texto vem acompanhado de imagens de alguém com os pés feridos em decorrência de uma alergia ao produto! Verdadeiro ou falso?

A corrente e as imagens dos pés de uma vítima de um produto falsificado circulam pela web desde julho de 2007 e, aqui no Brasil, apareceu no final daquele mesmo ano. O texto afirma que a pessoa nas fotos teve uma reação alérgica ao usar sandálias feitas na China.

Veja abaixo algumas das fotografias, leia um trecho do texto que acompanha as imagens e veja o que descobrimos:

“Estão chegando ao Brasil para esse verão. Fiquem alertas!!!

Sandálias – HAVACHINAS

Profissionais da saúde estão recomendando: Muito cuidado com tudo que for ‘Made in China’, principalmente produtos que tiverem corantes amarelos, vermelhos e laranja. Isso inclui brinquedos, sabonetes, géis, desodorantes, vestuário etc…. Veja só:

Fotos que circulam na web sobre as Havachinas - 1

Fotos que circulam na web sobre as Havachinas - 2

Fotos que circulam na web sobre as Havachinas - 3

Fotos que circulam na web sobre as Havachinas (enviadas por e-mail ao E-farsas)

As sandálias falsificadas havaianas ‘made in China’ são feitas com resinas e elastômeros plásticos tóxicos provenientes de recipientes usados para armazenar agrotóxicos, e são pintadas com tinta tóxica com altíssimo teor de chumbo. O efeito é catastrófico!!!

Alerte seus amigos e familiares!!!”

As fotos

As imagens são reais! As feridas ocorreram com a americana Kerry Stiles, em Ocklawaha, na Florida. Em junho de 2007, a moça comprou um par de chinelos em uma das lojas da rede de supermercados WalMart e, depois usá-lo por algum tempo, começou a sentir coceiras que viraram erupções cutâneas no local onde as correias das sandálias encostaram-se em seus pés.

Stiles criou um site para mostrar seu problema. O site não está mais no ar, mas ainda temos a chance de vê-lo no WebArchive.

Em setembro de 2007, 3 meses depois da denúncia, a rede Walmart mandou tirar das prateleiras todos os chinelos made in China. De acordo com a agência de notícias WKYT, o Walmart tomou a decisão depois de saber que outros clientes também haviam tido alergia ao entrarem em contato com o produto.

Encontramos em um artigo publicado no site da FoxNews também no mês de setembro de 2007, onde a jornalista Tina Benitez havia contabilizado 10 vítimas do “chinelo venenoso”. Na mesma matéria, o Dr. Nanette Silverberg, diretor de dermatologia pediátrica e do adolescente no Beth Israel Medical Center – em Nova York – explica que o numero de pessoas que apresentaram problemas na pele depois do uso da sandália foi muito pequeno se compararmos com a enorme quantidade de pares vendidos nos EUA (foram vendidos 7 milhões de “Havachinas” e segundo ele, “apenas” 10 sofreram reações alérgicas – [claro que o numero deve ter sido bem maior!]).

O doutor também afirma que as pessoas alérgicas ao látex dos chinelos podem sofrer esse mesmo tipo de reação a outros produtos a base desse material.

 

O texto

Como mostramos acima, as imagens são reais. Porém, o texto que as acompanha não é todo verdadeiro!

Logo no primeiro parágrafo, temos:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

“Estão chegando ao Brasil para esse verão. Fiquem alertas!!!”

Como o texto não está datado, a impressão que fica é que as tais “Havachinas” estariam chegando agora. No entanto, como mostramos lá no começo do post, o texto é de 2007.

Em seguida, o autor da versão brasileira da corrente afirma:

“Profissionais da saúde estão recomendando: Muito cuidado com tudo que for ‘Made in China’, principalmente produtos que tiverem corantes amarelos, vermelhos e laranja. Isso inclui brinquedos, sabonetes, géis, desodorantes, vestuário etc…. “

  • Quem são os profissionais de saúde que estariam recomendando?
  • Cadê os links que confirmam as recomendações dos “profissionais de saúde”?

Os parágrafos seguintes também deixam o leitor apavorado em com mais dúvidas:

“As sandálias falsificadas havaianas ‘made in China’ são feitas com resinas e elastômeros plásticos tóxicos provenientes de recipientes usados para armazenar agrotóxicos, e são pintadas com tinta tóxica com altíssimo teor de chumbo. O efeito é catastrófico!!!”

  • Onde estão os artigos que comprovam tais afirmações?

Encontramos no site da Dra. Shirley de Campos uma matéria interessante sobre esse tipo de alergia, chamada de Dermatite de Contato. De acordo com a doutora, o látex não é o único agente causador dessa alergia. Para o tratamento, a Dra. Shirley aconselha uma ida ao médico.

Não se pode negar que muitos produtos importados têm a qualidade inferior aos nacionais. Há vários relatos de consumidores que se sentiram lesados por terem adquirido produtos made in China. Apesar disso, não encontramos nenhuma notícia de vítimas desse tipo de alergia causado em brasileiros. Caso encontre alguma, mande pra gente lá nos comentários!

Por fim, a corrente pede para ser repassada:

“Alerte seus amigos e familiares!!!”

Como sempre mostramos aqui no E-farsas, a maioria dos textos alarmistas que circulam pela web termina com parágrafo semelhante, pedindo para ser repassado!

Conclusão

As fotos são reais, mas não há motivo para preocupação. O caso ocorreu em 2007 e (até onde apuramos) não houve nenhuma ocorrência do incidente aqui no Brasil. Não precisa repassar essa corrente!

Ah! Qualquer coisa, procure um médico!

Sites pesquisados

Continue lendo
20 Comentários

20 Comments

  1. Janaína

    6 de fevereiro de 2012 em 12:37

    Como eu imaginava.
    Obrigada pela pesquisa.
    Excelente site!

  2. natanael

    6 de fevereiro de 2012 em 20:48

    eu axo issso verdade ps:alguns podem ser ate reais!!!!!!

  3. Julio Costa Pereira

    7 de fevereiro de 2012 em 9:47

    Tem uma corrente também que mostra que mulheres que usaram roupas íntimas, principalmente sutiã, sem lavar depois de terem comprado sofreram sérias lesões. As fotos mostram vários mulheres com feridas nos seios. Essa também parece um boato criado em cima de casos verdadeiros.

    • Mariê

      14 de abril de 2013 em 19:04

      Bah, eu tenho alergia a Melissa (olha que nem e uma marca ruim!) e àquelas coisinhas de metal que tem no sutiã. Coisa mais normal do mundo, nem é só com produtos da China. 😛

  4. Elisabete

    7 de fevereiro de 2012 em 9:49

    Bom dia,

    Há muitos anos atrás (mais ou menos 40) minha mãe sofreu uma alergia igualzinha a esta, ficou com a marca das tiras do chinelo em carne viva com o uso da sandália havaiana (legítima)e de lá pra cá nunca mais usou nenhum calçado que tenha borracha (latéx) temos até certa dificuldade em encontrar chinelos que não provoquem a alergia. Portanto a doutora está certa, a alergia é do contato com a matéria prima e não de uma determinada marca e da qualidade que ela oferece. Moramos em Sâo Paulo, na zona leste e o nome da minha mãe é Benedicta Elvira Louranço.

  5. Roberto

    7 de fevereiro de 2012 em 13:25

    Pode até ser marketing, mas da china, nem chinesa presta.

  6. Carlos Boccacino

    7 de fevereiro de 2012 em 18:37

    Carlos – São Paulo.
    Trabalho na área de assistência à saúde e há bem pouco tempo tem sido usado luvas de Vinil em substituição às luvas de Látex, devido ao processo alérgico que este último provoca, inclusive das luvas de cirurgiões, há estudos em andamento para analisar o riso do choque anafilático ser provocado pelo latex destas mesmas luvas em pacientes mais sensíveis. Portanto, há que se ter o cuidado com o uso de produtos que contenha o látex, por aquelas pessoas notadamente sensíveis oa Látex… Não é exagero se cuidar…
    Em meu caso específico, quando faço uso de sandálias que o contenha, realmente inicia-se uma processo alérgico, com coceira nã região onde há o contato da tira da sandália nos pés e posteriormente com descamação da pele. Além disso, essa mesma sensibilidade ao látex, me dificulta o uso de preservativos másculinos, a não ser com o uso de mais gel lubrificante dentro da mesma antes da colocação, caso contrário é uma irritação da mucosa do penis muito grande.
    Assim, guardada as devidas precauções e características físicas de cada um, em caso de irritações, deixe de usar e procure ajuda terapeutica adequada. Boa sorte a todos.

  7. maristela

    7 de fevereiro de 2012 em 23:55

    AINDA NAO REPASSARAM PRA MIM …. OBRIGADA PELO ALERTA E OBRIGADA PELO EXELENTE TRABALHO….ABRACOS A TODA A EQUIPE….

  8. Rose Araujo

    9 de fevereiro de 2012 em 19:05

    A maioria desses e-mails que circulam pela Web pedindo para repassar não passa de invenção,alguns tem até um fundo de verdade mas nunca toda a verdade, o site esta ótimo precisamos mesmo de sites que tirem a limpo esse bando de lixo que circulam na net!!!!

  9. Pingback: Um resumão do que rolou no E-farsas em fevereiro de 2012 | E-farsas.com - 9 anos desvendando as farsas da web!

  10. oscar alho

    26 de junho de 2012 em 16:59

    QUE PENA QUE EU TENHO EM VER PESSOAS COM FERIDAS NOS PÉS À PALA DAS HAVAIANAS. QUANDO EU VEJO UM GAIJO COM ELAS NOS PÉS É GAIZOLA MESMO!

  11. lordy

    28 de agosto de 2012 em 15:48

    infelismente esta empresa vende muitos produtos made in china;ja me senti lesado com um kit ferramentas. ps uma bosta!

  12. Marcelo Alves

    10 de novembro de 2012 em 12:20

    Sem contar, que embalagens de produtos agrotóxicos não são feitas de borracha Látex e também não são pintadas com tinta à base de chumbo. 90% das embalagens de produtos químicos produzidos no mundo são feitas de Polietileno, já soprado na cor final da embalagem, sem a necessidade de pintura posterior, no máximo com a aplicação de rótulos ou etiquetas. O Látex não permite reciclagem na produção de novos itens de Látex, como se faz com a maioria dos plásticos, pois ele não é termoformado, mas curado por reação química irreversível. Muito mal feito esse e-mail.

  13. antonio figueiredo

    12 de janeiro de 2013 em 14:09

    é fato! essas sandalias baratas além de causar escorregões ainda causam essas coisas na pele.
    è um perigo mesmo!

  14. Sebastiao

    31 de janeiro de 2015 em 19:46

    Ainda bem que isso não acontece com camisinhas…

  15. simone silva

    25 de abril de 2015 em 11:13

    mas eu to em portugal o que fasso agora

  16. Daniel Fernandes

    13 de setembro de 2016 em 13:39

    Meu Deus! Por isso que compro sempre chinelos da havaianas ou ipanemas

  17. Cesar

    13 de janeiro de 2017 em 21:27

    Sempre trabalhei com produtos importados e nunca algo do tipo, mas também só ofereço produtos de qualidade e que não ofereçam risco a saúde de ninguém.

  18. Roselane

    11 de dezembro de 2018 em 21:53

    Eu fui uma vítima na compra de um chinelo igual ao que vi na foto . Comprei numa loja num bairro próximo ao que moro , numa loja de roupas , e que vendeu numa banca exposta na porta de entrada. Sofro até hoje e fiz vários tratamentos sem sucesso .

  19. Roselane

    11 de dezembro de 2018 em 21:59

    Acredito e não ė uma farsa pois fiquei com os dois pés lesionados com as tiras de uma sandália também , pena que não dá para enviar fotos recentes .

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo