Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Cura de queimadura com farinha de trigo – receita do Vietnã

farinha-de-trigo cura queimaduras! Falso texto que circula pela web!

Acidentes

Cura de queimadura com farinha de trigo – receita do Vietnã

Circulando pela web desde março de 2011, o texto conta a história de alguém que se queimou acidentalmente enquanto estava cozinhando e, segundo um amigo havia lhe ensinado, bastou colocar a mão dentro de um pote de farinha de trigo para a queimadura melhorar.

Parece que melhorou tanto que não sobrou nenhuma marca vermelha na pele!

Será que essa história é real?

Será que a farinha de trigo pode vir a substituir o tratamento convencional de queimaduras na pele da população?

Veja o que descobrimos:

farinha-de-trigo cura queimaduras! Falso texto que circula pela web!

Farinha de Trigo cura queimaduras? Falso texto que circula pela web afirma que sim!

O texto é falso!

Como na maioria dos hoaxes que rondam as nossas caixas de entrada, o e-mail é muito vago e contém várias informações imprecisas e erradas.

Por exemplo, no 1º parágrafo:

Uma vez eu estava cozinhando milho verde e quando enfiei o garfo na água fervendo para ver se o milho estava pronto e sem querer enfiei a mão toda dentro da água fervendo….

Dica: Não é bom acreditar em um fato que começa com “Uma vez…”.

Quando aconteceu? Com quem aconteceu? Foi com algum amigo seu?

Pergunte para quem lhe enviou esse e-mail se o acidente aconteceu mesmo com ele. Provavelmente, ele irá dizer que foi com um amigo do amigo dele.

E no próximo parágrafo:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Um amigo meu que era veterano de guerra no Vietnam chegou lá em casa justamente quando eu estava gritando de dor e ele me perguntou se eu tinha e onde estava a farinha de trigo.

Quem é esse amigo? Qual o nome dele?

O E-farsas não conseguiu verificar esse dado, mas não deve haver muitos veteranos de guerra do Vietnã no Brasil. Isso, se assumirmos que essa corrente esteja mesmo contando um fato ocorrido aqui no nosso país, pois há versões desse texto em inglês, francês e espanhol.

O texto foi traduzido para o português e o “miolo” do texto acabou ficando igual.

Mais abaixo o texto afirma que o autor, após ficar por 10 minutos com a mão dentro do saco com farinha, a queimadura foi totalmente curada. Não sobrando nem um vermelho na pele. Acredita? Nós não acreditamos!

E ainda: o texto diz que funciona melhor com a farinha gelada! Nada mais óbvio. A sensação de alívio é acentuada pela temperatura do produto. Poderia ser qualquer ingrediente, desde que gelado.

No entanto, é importante ressaltar que essas soluções caseiras não são estéreis e, além de não serem eficazes, ainda podem causar infecções sérias nas queimaduras.

Já mostramos aqui no E-farsas há um tempinho uma corrente semelhante a essa, igualmente falsa! Nessa versão, o autor da farsa eletrônica sugeria que a cura para queimaduras seria a clara de ovos.

A recomendação médica diante de acidentes com queimaduras continua a mesma: lavar o local com água fria e levar o acidentado o mais rápido possível para o hospital.

O site dos Bombeiros de Minas Gerais lista os procedimentos corretos para lidar com fogos de artifícios e, no caso de queimaduras, a recomendação é a mesma:

Medicação popular pode prejudicar o ferimento. Não use! A mesma recomendação está no site da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe e no blog da revista Veja.

Telefones úteis: (Fonte: Blog da Veja)

  • Bombeiros: 193. Dá os primeiros socorros por telefone e faz o resgate se necessário.
  • Instituto pró-queimados: 0800-707-7575. Também orienta os primeiros socorros por telefone e indica o hospital mais próximo habilitado para o atendimento. Não faz o resgate.
  • SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência): 192. Não orienta por telefone, mas faz o resgate e encaminha a vítima para o hospital mais próximo.

Conclusão:

História falsa! Farinha de trigo não cura queimaduras. O melhor é procurar ajuda médica.

Sites Consultados:

Continue lendo
33 Comentários

33 Comments

  1. Luís Henrique Pessoa

    2 de setembro de 2011 em 10:59

    Mais uma lenda devidamente esclarecida. Antes do impulso de repassar um e-mail destes “a todos os seus contatos imediatamente”, devemos verificar a veracidade destas lendas, mesmo que tenham argumentos aparentemente convincentes. As caixas de mensagens e filtros anti-spam agradecem.

    • Gilmar Lopes

      2 de setembro de 2011 em 11:02

      Obrigado!

      • André Luiz

        5 de outubro de 2011 em 18:15

        Boa tarde, Gilmar. Meu nome é André Luiz, moro em Aracaju, Sergipe, e venho informá-lo sobre a questão que falou no artigo acima sobre clara de ovo e queimadura.

        Te informo que É VERDADE SIM!!!

        Fui casado por 10 anos e minha esposa (à época) quando estava gestante de 8 meses da minha filha (hoje com 7 anos) sofreu uma forte queimadura na barriga com uma panela de pressão que acabara de ser retirada do fogo.

        Na mesma hora ficou uma mancha avermelhada na parte da barriga que encostou na panela.

        Com o grito que ela deu na cozinha eu, que estava na sala, corri para ver o que havia acontecido.

        Ao constatar o acidente e ela chorando com muita dor e ardência, imediatamente passei clara de ovo como me indicaram fazer em casos de queimaduras.

        Apliquei 3 vezes ao longo do dia. Percebi que a clara do ovo, ao secar, criou uma espécie de camada por cima da pela, como se estivesse plastificado(pode fazer o teste), impedindo dessa forma que a pela descolasse.

        Resumo da ópera: Não gerou nenhuma bolha, a pele em momento algum fez menção de enrugar e sequer deixou marcas da queimadura, com cicatrização rápida (a mancha sumiu).

        Isso porque o ovo é uma macrocélula cujo óvulo(gema) detém as informações genéticas para se gerar vida(código dna). Na clara (citoplasma) encontramos proteínas, água, minerais, gorduras e tudo que é necessário para a geração dessa referida vida.

        Neste caso, quando colocamos a clara do ovo em contato com a pele, tais recursos contidos no citoplasma(clara do ovo) são absorvidas pela epiderme de modo a nutrir o organismo da pessoa, naquela região afetada pela queimadura, de todas as ferramentas necessárias para uma reação positiva do organismo, diante da agressão calórica, para tratar de forma rápida e eficaz, da lesão causada pela respectiva queimadura.

        Se quiser saber detalhes de como ocorreu, basta que entre em contato comigo através do meu e-mail:deko_39@hotmail.com

        E sugiro que da próxima vez que acusar um e-mail de falso, que não se atenha simplesmente às informações (ou falta delas) do e-mail e pesquise na internet em sites sérios para poder verificar de forma mais consistente sobre a veracidade do fato, ao invés de simplesmente dizer que é falso pelo fato de não ter identificação.

        Ou então promova um fórum, para buscar quem já fez isso pra ver se realmente funciona.

        Pois bem, estou aqui me identificando para afirmar que CLARA DE OVO SERVE SIM PARA QUEIMADURA COM 100% DE EFICÁCIA, em uma velocidade de restauração da pele que nunca vi pomada nenhuma fazer.

        Pense nisso.

        P.S. Com relação a farinha de trigo, vou pesquisar sua composição para verificar a veracidade da notícia. Posteriormente posto aqui minhas descobertas.

        Tenha uma boa tarde.

        • Gilmar Lopes

          5 de outubro de 2011 em 22:02

          Olá! Entendo que no seu caso até pode ter funcionado. Não sei o tamanho da sua lesão, mas outros fatores podem ter ajudado no processo de cura. O que valeu pra você não deve valer necessariamente para outros tipos de queimaduras. Não podemos generalizar e tampouco incentivar a automedicação.

        • Myriam Vogt

          18 de fevereiro de 2012 em 11:30

          Eu tive a mesma experiência com a clara de ovo e foi fantástico. Não fiquei com marcas e a dor passa na hora. A medida que a clara de ovo vai secando é preciso colocar mais até que a dor passe.

    • Débora menezes

      1 de junho de 2019 em 11:10

      Verdade sim!!.tive uma queimadura grave no braço . Minha avó encheu de farinha de trigo. No dia seguinte sem sequelas. Viva a farinha de trigo!!

  2. Vera Monteiro

    3 de setembro de 2011 em 14:22

    A farinha de trigo pode não funcionar, porem, a clara de ovo é realidade porque eu já usei em uma amiga que se queimou e no meu braço queimado. Não dá bolha, melhora a dor até a chegada no hospital. É verdade!!!!! É a albumina que reage. Não deixem de procurar um médico!!!

    • fatima

      18 de dezembro de 2018 em 16:29

      fuciona sim a farinha de trigo

      • Gilmar Lopes

        18 de dezembro de 2018 em 16:32

        Obrigado por avisar!

  3. Wellington Silva de Farias

    3 de setembro de 2011 em 22:27

    Sim, qualquer coisa gelada “ajuda”, mas somente gelo ou água corrente fria ajuda de fato. Ainda assim não devemos descuidar dos cuidados básicos realmente necessários.

  4. laa-chan

    7 de setembro de 2011 em 13:47

    tem como fazer fogo com farinha de trigo XD

  5. Cláudio

    12 de setembro de 2011 em 12:16

    Caramba, eu lia esse blog com uns 10 anos de idade e ainda tá aqui (8 anos depois!). Gilmar, que compromisso! E a qualidade continua ótima!

    • Gilmar Lopes

      13 de setembro de 2011 em 12:30

      Valeu! Só espero que você não demore outros 8 anos pra nos visitar novamente! 🙂

  6. Cláudio

    12 de setembro de 2011 em 12:18

    http://web.archive.org/web/20041202045416/http://www.e-farsas.com/

    Comecei a acessar quando tinha esse layout =P

  7. Pingback: Retrospectiva do E-farsas.com – setembro de 2011 | E-farsas.com - 9 anos desvendando as farsas da web!

  8. Marcos Aurelio

    24 de outubro de 2011 em 6:39

    Quanta bobagem circula pela internet! Essa é mais uma. Há um e-mail correndo o mundo, aconselhando a passar farinha de trigo nas queimaduras. Como se não bastasse, orienta a não molhar previamente o local, passando a farinha rapidamente na área atingida. Ninguém assina, não há responsável pela orientação, mas há detalhes de como esse remédio milagroso foi usado na guerra do Vietnam.

    Quem seguir este conselho, além de não ficar curado, ainda contaminará o local atingido, com sérios riscos de contrair uma infecção por bactérias.

    O Ministério da Saúde recomenda nunca tocar a queimadura com as mãos, não furar as bolhas, não tentar descolar tecidos grudados na pele queimada, não retirar corpos estranhos ou graxa do local queimado, não passar manteiga, pó de café, creme dental, ou qualquer outra substância, além de procurar socorro médico imediato. A primeira providência deve ser resfriar o local atingido com água fria em abundância. Em seguida, procurar socorro médico.

    Considerando que nem sempre o médico está disponível, havendo lugares não muito distantes dos grandes centros urbanos onde as populações só o conhecem por ouvir falar, já aconselhei, no caso de pequenas queimaduras, a passar clara de ovo no local atingido. Embora também haja o risco de contrair uma infecção, foi o tratamento que testei em mim e em pessoa da família com bons resultados, eliminando prontamente a dor evitando a formação de bolhas. Pelo sim, pelo não, já usei a clara de ovo numa queimadura pequena e continuaria usando, se necessário. Mas, como não sou médico, recomendo que não me imitem. Façam o que eu digo, não façam o que eu faço, já dizia minha mãe. Falando em mãe, durante um período de sua vida ela esteve bem doente, não saindo da cama. Mesmo com todos os cuidados que recebeu, houve a formação de uma escara profunda na região sacral. O tratamento foi simples: manter a área limpa e encher o orifício com uma papa feita com açúcar, povidine (anti-séptico) e hipoglos. Isso restaurou completamente os tecidos necrosados. Como foi usado por indicação médica, repasso aos leitores.

    Então, em caso de queimaduras, a primeira providência é resfriar o local queimado, deixando-o sob a água fria corrente por dez minutos e, em seguida, procurar socorro médico.

    • Márcia Rodrigues

      3 de março de 2019 em 15:59

      Eu queimei meu braço com Óleo fervendo,passei farinha,,bastante farinha.e qual foi minha surpresa que não ficou nenhuma marca nem mesmo bolhas

  9. Anônimo

    10 de novembro de 2011 em 20:18

    olha, garanto que vocês não entenderam como a farinha funciona… farinha “absorve” a água que seria utilizada pelo organismo e formaria a bolha. A causa de ser recomendável que a farinha seja fria pois cada vez mais baixa a temperatura mais lento o metabolismo, não havendo, ou tendo poucas, sequelas.

  10. Pingback: Retrospectiva 2011! O que rolou no E-farsas no ano passado! | E-farsas.com - 9 anos desvendando as farsas da web!

  11. Fernando

    20 de janeiro de 2012 em 14:24

    Imagina se misturar farinha de trigo com clara de ovo!!!
    Se não funcionar para melhorar a queimadura ainda
    pode usar para fazer um bolo…kkkk

  12. Aline

    18 de fevereiro de 2012 em 12:56

    Nada como a experiência para dizer se algo é verdadeiro ou não.
    Há 3 semana atrás, fazendo biscoito de polvilho frito, a gordura estourou(a tampa da panela VOOU LONGE) e veio tudo na minha cara. Não desejo a dor que eu senti a ninguém, foi horrível e bem traumático!! Pois bem, na hora da dor, não sei como eu consegui lembrar do email da farinha de trigo(pq nessas horas não se lembra de nada) e pedi ao meu marido pra pegar a farinha de trigo e ele cobriu meu rosto com ela por uns bons minutos(e como aquilo aliviou um pouco da dor)..pois bem, meu rosto ficou horrivel, eu dizia que ficaria um mês sem sair de casa, de tão feia que eu tava…..mas Deus é grande e fez eu lembrar da bendita da farinha!!uma semana depois, repito UMA SEMANA depois, meu rosto não tinha quase mais nada…hj estou completamente sem manchas, a única coisa que me resta é uma ferida da queimadura no couro cabeludo debaixo do cabelo(lugar aliás onde não passei a farinha)!!!!ouvi de farmaceuticos, vizinhos..que só iria sarar com tratamento dermatológico….não tive NENHUMA bolha e NENHUMA mancha!!quem quise eu tenho fotos para comprovar a gravidade que foi meu caso!!portanto, acho importante colher depoimentos antes de dizer que uma coisa funciona ou não….é fato que nas redes circulam muita coisa mentirosa, mas a respeito da farinha eu mesma comprovo a veracidade!!!

    • guilherme

      20 de novembro de 2012 em 16:49

      gostaria que enviasse suas fotos e legendasse o passo a passo do processo que fez, aqui para o site do e-farsas. em vez de fazer a oferta, ja deveria ter colocado a disposição do pessoal para corroborar sua, até então, “Estória”.

  13. marcia

    7 de março de 2012 em 19:13

    oi pessoal!

    a clara de ovo funciona sim, para essas nossas pequenas queimaduras diarias na cozinha. Ela alivia a dor quase instantaneamente, e nao ergue bolha. Outra coisa para regenerar a pele e aliviar a dor de queimadura e SORO FISIOLOGICO, eu tive uns anos atras queimadura de segundo grau de sol (dia nublado, cerveja, piscina e la pelas tantas esqueci o protetor). Trabalhava na epoca em uma clinica e um dos medicos me orietou a passar soro varias vezes ao dia, aliviou os sintomas, mas dias depois começaram a erguer bolhas na pele que se rompiam imediatamente. mas nao doia pois o soro mantinha a pele bem hidratada.
    Para queimadura de sol tbm, minha mae teve uma experiencia nos anos 70 de sair caminhando na praia e adivinhe so, pele clara, dia na praia, torrou, como estavam em uma turma uma das amigas preparou uma mistura de maizena e cachaça e passou nas partes queimadas. Eu nunca fiz isso, mas segundo minha mae foi o que aliviou e tbm nao teve bolhas. Porem tbm nao aconselho.

  14. Bruno Silva

    8 de novembro de 2012 em 10:46

    Meu, é verdade essa história da farinha de trigo. Vejo que você analisou o texto, e o texto parece mentira mesmo. O TEXTO…mas a utilização de farinha de trigo em queimaduras é verdade. Eu já utilizei ela e foi maravilhoso, pessoas do meu trabalho também dão testemunho de que realmente funciona. a Clara de ovo, mesma coisa. Bom, faça o teste. Queime sua mão e faça o teste com a farinha e a clara de ovo, dae realmente terá testemunho pra falar se funciona mesmo ou não kkkkk.

  15. guilherme

    20 de novembro de 2012 em 16:46

    para os amalucados que acreditam cegamente em meia informação, sugiro determinar, junto com um medico especialista, QUAL O GRAU DA QUEIMADURA antes de prestar suas declarações.

    Para queimaduras superficiais, de 1º Grau portanto, sim, a clara de ovos ajuda, por ser hidratante, nada de teorias sobre alimentar a pele ou milagres mirabolantes. Lembro ainda que há o risco de infecção por bactérias e outros micro-organismos presentes na casca do ovo, mesmo lavado, que podem contaminar a clara e fazer adoecer o paciente queimado.

    Equivalente a clara do ovo, com a vantagem de ser estéril, inodoro, insipiente etc, é o gel lubrificante intimo, conhecido nas marcas Preserv Gel, KY, KMED, etc. APENAS PARA QUEIMADURAS DE 1º GRAU. Ainda assim, para essas queimaduras, o ideal é agua fria.

    Queimaduras superficiais nas extremidades dos membros (mãos e pés), podem ser mantidos mergulhados em água fria. Conforme a intensidade da queimadura enquadrada ainda no 1º grau, até 12 horas mergulhados em água fria para anulação da dor.

    Mais uma vez, repito: antes de acreditar na descrição imprecisa das pessoas que declaram sob juramento, serem graves queimaduras na barriga, no braço ou na perna, lembrem que o fator humano esta envolvido e pessoas leigas, sob efeito da emoção forte no momento do trauma em si ou no proximo, podem ter impressões distorcidas dos fatos.

    Queimaduras com bolhas (2º grau) devem receber como primeiros socorros, apenas água fria corrente em abundancia para resfriar os diversos níveis da área atingida e preferencialmente – após alivio e passado o susto – levada ao pronto-atendimento de queimados.

    Para finalizar, quem não sabe oque é uma bolha de queimadura em 2º grau, oque é o liquido, como a pele estica, porque, etc, sugiro um passeio no google. Até a wikipédia pode ser util, desde que seja usada como guia para buscar informações mais precisas.

  16. victor

    27 de março de 2013 em 12:15

    quanta besteira e quanta verdade .O difícil é saber onde está uma e outra .Todos os remédios são criados a partir de um princípio vegetal, animal ou mineral
    A folha de coca nada tem a ver com a cocaína mas, se você mascar a dita cuja, sentirá uma dormência e imediatamente o snc será bloqueado e assim não sentirá mais tanto cansaço em uma caminhada, poderá caminhar horas a fio, terá insônia e muito mais vigor físico e nem por isso ficará “doidão”. É como o caldo de cana, que nada tem a ver com a cachaça. O ser humano aprendeu a manipular os elementos, a conseguir concentra-los em doses curativas ou letais mas, o que ele, ser humano não quer, é que você descubra algo que alivie teu sofrimento, ele quer é que você compre o alívio a peso de ouro, e assim os grandes e mega laboratórios ficam extremamente ricos. Aqui na capital de SP , eles não vendem mais nada que contém antibióticos, dizem que só com receita. É o eterno conflito entre médicos e laboratórios. Outro dia quis comprar uma simples pomada, a quadriderm e não foi possível. Precisei ir na periferia da zona sul, lá sim eu consigo. Eles querem anunciar para vender mais, os médicos querem que você faça consulta para eles ganharem o deles. E você fica nesse fogo cruzado. Aprendam a distinguir o que realmente funciona e o que não funciona e isso é só através da experiência pessoal. O melhor anti-inflamatório que eu pude experimentar, foi o açúcar caseiro, esse de cozinha. Ele é muito usado no interior de São Paulo por alguns veterinários pois, quando algum animal sofre uma ferida que sangra,( é claro que se houve um rompimento de vaso, terá que suturar primeiro) é só fazer uma pasta de açúcar e agua que quando ela secar, não senta nem mosquito ou mosca, há uma cicatrização perfeita sem nenhuma inflamação. Veja o caso do “rinossoro”, Nada mais é, do que água e sal ensinado pelos indianos ha séculos e que realmente descongestiona as vias superiores. Você pode faze-lo em casa com um pouco de água e uma pitada de sal mas, eles querem mais é que você compre 20 ml por uma grana absurda se comparado o custo do m³ de agua da sabesp. verifique a fórmula do rinossoro e vocês verão. Leia sempre a bula e veja qual é o princípio ativo de um remédio e depois pesquisem esse princípio ativo. Descubra de onde ele veio e depois compare as pesquisas, procure sites confiáveis para fazer a “sua” pesquisa.

  17. E-farsa seria uma farsa?

    30 de novembro de 2013 em 19:08

    Aqui o site fala que não tem nexo a história que usaram para chegar a eficiência da farinha na queimadura, porém não pagou pra ver.Diante de vários depoimentos positivos, convém o e-farsa rever seus conceitos, senão pode provar do próprio veneno..rsrsrs. Lembrando que médicos e industria farmacêutica detestam soluções caseiras (-$$).Não recomendo acreditar em tudo que lê na internet…e pelo visto, nem nesse site.

  18. Lourdes

    15 de novembro de 2015 em 1:34

    Há 2 anos uma xícara de leite fervendo caiu sobre minhas pernas e foi uma dor horrível que eu gritava. Ficou vermelhão .Lembrei da clara do ovo e peguei uma clara e passei sobre as pernas. Graças a Deus na hora a dor diminuiu cinquenta por cento, isto já foi um alívio. Enquanto a clara do ovo agia, a dor foi passando. Fui passando clara de ovo de hora em hora. E toda aquela mancha arroxeada foi sumindo. Fiquei sabendo que é a albumina que está na clara do ovo que recompõe a pele queimada,

  19. Wilson

    25 de maio de 2017 em 18:36

    Pois, eu Wilson Costa ontem me queimei com um fero de soldar na mão direita. Rapidamente coloquei a farinha na mão por apens uns 5min. Pois acredite que nao criou bolhas como de costume na maioria das queimaduras.

  20. Camilla

    29 de março de 2018 em 8:57

    realmente funciona, meu amigo usou e não chegou a criar bolhas no lugar

    • Eu™

      29 de março de 2018 em 13:03

      Claro. E meu amigo sabe voar, atira laser pelos olhos e tem superforça! Ah sim, ele usa a cueca por cima das calças, mas é só um detalhe…

  21. Valéria Ferreira Penna

    11 de fevereiro de 2019 em 6:42

    Ontem, cozinhava batatas e ao levar a panela para a pia deixei cair água nos dedos da mão direita. Lembrei do post sobre o trigo. Enfie a mão no saco de trigo e depois, como ainda doía um pouco misturei o trigo na água e deixei ali por alguns minutos. Tirei o joguei um trigo seco por cima. A dor cessou e a tarde, por volta de 18 h minha não tinha absolutamente nada!! Parecia um milagre . Sei das formas corretas com relação a queimaduras, mas funcionou. Não sei em casos mais graves de queimaduras de 2 e 3 graus. Que a área deve ser lavada e procurado o socorro médico. Mas, no meu caso deu tão certo que estou respondendo, porque como dona de casa, sei que isso ocorre frequentemente e, nós não temos direito a licença médica!!!😂!!!!!👍🏽

  22. Sérgio Galdino de Barros

    22 de abril de 2019 em 20:27

    Independente da suposta veracidade, se não há pesquisas ratificando ou desqualificando o fato, é inútil que qualquer um opte por um palpite. Da mesma forma que pode ser falso, pode ser verdadeiro, principalmente diante do corporativismo médico que insiste em apregoar as mais novas descobertas científicas que ora são desmentidas posteriormente após mais uma nova pesquisa ou estudo. Portanto, é tão insólita a opinião favorável, quanto a desfavorável, já que nenhum dos dois se baseou empiricamente em algo. Principalmente por que esse algo é novidade, tanto o qual fora a penicilina de Fleming, a qual passou esquecida alguns anos até que dois canadenses a levassem a sério e dessem a entrada na era da penicilina. Achar ou não achar por conta da quantidade de mentiras disseminadas na Internet não resolve, o que vale mesmo é ser exegeta.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Topo