E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Youtube

O milagre da clara de ovo

Postado por Gilmar Lopes no dia 27 de julho de 2010 41 Comentários

Share Button

Texto afirma que a clara de ovo produz maravilhas com queimaduras é falso!

Será que a clara de ovo é indicada am casos de queimaduras?

Analisando uma das versões da mensagem, podemos encontrar várias informações erradas e desencontradas, como podemos ver abaixo:

"Após uma queimadura muito séria no braço e rosto numa explosão de gás, a família ligou imediatamente para uma enfermeira conhecida, muito conceituada, para saber dos primeiros socorros. Recomendou água, muita água corrente, e depois, para tirar a dor, mel."

Note que em nenhum momento é revelado o nome da família. Tampouco não se sabe quem é a tal enfermeira "conhecida" e "conceituada". Como já mostramos em nossas pesquisas aqui no E-farsas.com, os hoaxes possuem sempre as mesmas características:

- Informações incompletas ou erradas;
- Pedem que sejam repassadas;
- Citam o nome de pessoas ou instituições para dar um ar de veracidade ao texto;

Nas próximas linhas:

"Num curso de ‘AGENTE DE SAÚDE COMUNITÁRIA’ foi ensinado que, na hora da queimadura, seja lá a extensão que for, a primeira providência é colocar a parte afetada debaixo de água fria corrente até que o calor diminua e pare de queimar outras camadas de pele."

Apesar do texto não explicar o que seria o curso de "Agente de Saúde Comunitária", esse é o único parágrafo correto em todo o texto! Em todos os sites que pesquisamos, a orientação em relação à queimaduras é que se tente resfriar a área afetada com água ou toalhas umedecidas e procurar socorro médico.

Prosseguindo:

"Depois devemos passar clara de ovo, levemente batida… Então abriu 2 ovos e separou as claras, bateu um pouco, e ficou com a mão naquela coisinha chata, que era a clara… Estava tão queimada a mão, que assim que ela colocava a clara em cima secava e ficava uma película, que depois ficou sabendo que era colágeno natural. Ficou pelo menos uma hora colocando camadas de claras na mão."

Os trechos do texto acima demonstram que o autor não estava mesmo com a intenção de ser compreendido. Por exemplo, a moça (sem nome) teve a mão queimada com água fervente e ao passar a clara de ovo no ferimento formou-se uma película no local!

É pouco provável que isso tenha acontecido, a menos que o ovo tenha fritado quando entrou em contato com a mão ultra quente da amiga! Será? Achamos que não, pois na mesma linha o texto diz que a acidentada havia colocado a mão na água fria antes! Vai entender…

Além disso, a clara de ovo não possui colágeno. De acordo com esse site, a clara é constituída de mais de 13 proteínas, como a ovoalbumina e a ovotransferrina.

A seguir, o texto conta que:

"…À tarde, não sentia mais dor alguma, e no dia seguinte apenas havia a marca vermelha arroxeada onde havia queimado.
Pensou que ficaria com uma cicatriz horrível, mas para sua surpresa, depois de 10 dias não está com nenhuma marca do acontecido. Nem a cor da pele mudou. A parte queimada foi totalmente recuperada pelo colágeno existente na clara de ovos, que na verdade é uma placenta cheia de vitaminas.
"

A clara do ovo também não é uma placenta. Segundo o site Só Biologia, a placenta é formada apenas por animais placentários. As aves não "dão cria", são ovíparos!

No site Plástica Atual, o doutor Luiz Philip Molina Vana, explica que o uso de substâncias como pasta de dente, manteiga, pó de café, clara de ovo e outras misturas caseiras só atrapalham e às vezes até prejudicam na cicatrização do local afetado. O local ferido pode se contaminar ao entrar em contato com esses tipos de preparados. O ideal é se resfriar o ferimento e procurar ajuda médica!

Em algumas versões, o texto vem assinado pelo Instituto de Botânica – Seção de Ficologia. Apenas a título de curiosidade, "Ficologia" é uma especialização da Biologia voltada para o estudo das algas. Portanto, nada a ver com queimaduras e clara de ovos!

Aguardamos o seu comentáriono final dessa página!

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Conclusão:

A clara de ovo não cura queimadura! História falsa!

Sites Pesquisados


- Boa Saúde - http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4877&ReturnCatID=1762
- Intituto de Botânica - http://www.ibot.sp.gov.br/INSTITUTO/fico.htm
- Ministério da Saúde - http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/54queimaduras.html
- Portal da Saúde - http://www.ses.se.gov.br/index.php?act=leituraFixa&codigo=1264
- Avisite - http://www.avisite.com.br/cet/trabalhos.asp?codigo=64
- Só Biologia - http://www.sobiologia.com.br/conteudos/embriologia/reproducao15.php
- Plástica Atual - http://www.plasticaatual.com.br/queimaduras.asp


Mensagem Original:

O milagre da clara de ovo
Após uma queimadura muito séria no braço e rosto numa explosão de gás, a família ligou imediatamente para uma enfermeira conhecida, muito conceituada, para saber dos primeiros socorros.
Recomendou água, muita agua corrente, e depois, para tirar a dor, mel.
Só que a dor começou a ficar insuportável. Corremos ao google e investigamos a clara de ovo. Lá dizia que era muito bom para queimadura.
O alívio foi imediato. Foi usada até passsar a dor, uma hora mais ou menos.
Nenhuma seqüela. Queimadura Olha que interessante!!!

Num curso de 'AGENTE DE SAÚDE COMUNITÁRIA' foi ensinado que, na hora da queimadura, seja lá a extensão que for, a primeira providência é colocar a parte afetada debaixo de água fria corrente até que o calor diminua e pare de queimar outras camadas de pele.
Depois devemos passar clara de ovo, levemente batida.
Pois, pasmem, na semana passada, uma amiga, queimou uma grande parte da mão com água fervendo. Colocou então a mão em baixo da torneira, bastante tempo, para tirar aquele calor inicial, porque a dor era violenta.
Então abriu 2 ovos e separou as claras, bateu um pouco, e ficou com a mão naquela coisinha chata, que era a clara.
Estava tão queimada a mão, que assim que ela colocava a clara em cima secava e ficava uma película, que depois ficou sabendo que era colágeno natural. Ficou pelo menos uma hora colocando camadas de claras na mão.
À tarde, não sentia mais dor alguma, e no dia seguinte apenas havia a marca vermelha arroxeada onde havia queimado.
Pensou que ficaria com uma cicatriz horrível, mas para sua surpresa, depois de 10 dias não está com nenhuma marca do acontecido. Nem a cor da pele mudou. A parte queimada foi totalmente recuperada pelo colágeno existente na clara de ovos, que na verdade é uma placenta cheia de vitaminas.

Repassem!

Sempre existe alguém que pode precisar.

Instituto de Botânica - Seção de Ficologia
Caixa Postal 4005
01061-970 São Paulo, SP, Brasil

23 respostas para “O milagre da clara de ovo”

  1. Roberto disse:

    E ficam repassando como se fosse indicação dos bombeiros. Perigosíssimo!

  2. MÁRCIA SIQUEIRA disse:

    A internet é muito util, mas devemos ter cuidado com o que lemos sem ter certeza da verdade . Portanto é melhor ser como tomé, só vendo para crer.

  3. Andreia disse:

    por incrivel que pareça é verdade a clara de ovooo é otimo para queimadura sim , me queimei feio ,minha mãos ficou hiper vermelha mergulhei na clara de ovo , um milagre começou a clarear istantaneamente …depois de 1 hora nada de dor só ficou as marquinha rocheada , incrivel

    • Gilmar Lopes disse:

      Por favor, não tentem fazer o que a nossa amiga Andréia fez!

      • Ronaldo disse:

        Eu tenho uma história real(não estou dizendo que a história da moça é falsa)sobre a clara de ovo em queimadura, aconteceu comigo. Meu e-mail você já tem, se quiser me conhecer pessoalmente e constatar a veracidade do fato é só me contatar. Desmerecer a cultura popular sem ter total conhecimento, só porque algum médico disse isto ou aquilo é no mínimo insensato, médico não é Deus e eles também erram.

        • Valdemar disse:

          Caro amigo,concordo com o teu comentário. Trabalhei 30 anos em ressuscitação e primeiros socorros. No ano passado,tive uma queimadura de 3º grau na mão esquerda.Os amigos que estavam presentes quizeram me encaminhar ao pronto socorro,não quisw,preferi tratar 1] limpando a necrose depois passando varias vezes ao dia clara de ovo. No segundo dia de tratamento,os amigos ficaram abismados pois já estava completamente curado e sem cicatriz.Este tipo de tratamento em queimaduras eu já aplicava a muitos anos,e inclusive oriento para que o façam em caso de queimaduras.Quem tiver duvida,pode entrar em contato.
          Abraços
          Valdemar
          Obs: A clara de ovo é 100 vezes melhor que Picrato de butezin,para queimaduras

    • Eliane disse:

      A clara de ovo funciona sim em caso de queimaduras. Tive uma queimadura na mão e na hora coloquei-a na água fria e depois pus 1 clara batida em cima. Não criou bolhas, acalmou a dor, que era terrível e não ficou marcas depois.Posso afirmar que a clara de ovo é excelente para queimaduras.

  4. [...] Já mostramos aqui no E-farsas há um tempinho uma corrente semelhante a essa, igualmente falsa! Nessa versão, o autor da farsa eletrônica sugeria que a cura para queimaduras seria a clara de ovos. [...]

  5. Adriana disse:

    Sim, a clara de ovo funciona sim. Porque vc mesmo não faz o teste, morrer vc não vai, eu garanto.
    Queimei a mão passando roupa… encostei o ferro no meu dedo, estava quase levantando bolha já. Mergulhei meu dedo na clara de ovo e a dor passou rapidamente. No dia seguinte passei de novo, no terceiro dia meu dedo estava muito melhor. Ficou uma marquinha vermelha na primeira semana e depois disso sumiu, e não há qualquer marca.
    Também queimei uma vez a mão com chá quente que espirrou no meu braço, fiz o mesmo procedimento e não há mais nada.
    Acho ótimo vcs analisarem os e-mails falsos, mas além de analisar a escrita e história do e-mail, testem tbm o que é dito, aí vcs poderão constatar o que é realmente falso e o que não é. A farinha de trigo eu não sei… e não faço a menor ideia se funciona, mas a clara de ovo funciona perfeitamente.

    • DORA GOMES disse:

      ha 5 dias queimei a barriga com sopa quente, foi um dor horrivel.
      na hora ficou horrivel tirei a roupa que estava usando sem perceber que estava colada e pele de um a parte pequena da pele saiu junto.
      uma amiga me orientou a passar clara de ovo por varias vezes e dormir om clara no local.
      coisa de mais ou menos 1 hora ja nao doia mais, no dia seguinte estava sem dor. nao fez bolha alguma continuei com as clara a pele ficou um vermelho claro sem dor o local que saiu a pele ficou com uma pelicula fina sem dor, secreçao, nem bolhas.
      enfim para mim a clara para quimaduras e otimo mesmo

  6. Elder Rios disse:

    E-farsas, tenho uma idéia… contrate o Minimim pra fazer um teste…
    2 queimaduras… numa coloca a clara de ovo e noutro um tratamento médico.. em 2 semanas saberemos o mais eficiente…rsrs

  7. Dr. Hardman disse:

    A Andréia mostrou pequenos incidentes de queimaduras “de susto”. 1º grau, que poderiam sarar com qualquer resfriamento. Clara de ovo é um líquido. Se houvesse lesão da pele, ela corria o risco de ser contaminada, mas não ocorreu (não houve lesão, o produto (clara de ovo)não estava contaminado, e seu sistema imunológico estava regular). Acho suspeito o trabalho de pegar a clara de ovo para queimaduras tão inexpressivas… Mas não impossível. E mesmo se o fez, não prova nada.

    Já o caso da Dora Gomes, sanar queimaduras de 3º grau em 1 dia… Nem a “corrente da Clara de Ovo” dá esse grau miraculoso de regeneração! é obviamente um garoto de 12 anos tentando trolar.

    • Valdemar disse:

      Olhe amigo,sofremos um acidente de moto,e tive varias queimaduras de 3º grau no braço e perna esquerda.Fui levado ao hospital e começaram a limpar as queimaduras com alcool iodatado,berrei e não permiti que continuassem pois a dor era tanta que poderia entrar em estado de choque.Fui para casa e tratei com a clara de ovo,hoje não tenho nem cicatriz. Sendo que o profissional de saude afirmou que eu teria que fazer cirurgia plastica.
      Este tipo de repulsa é pelo fato da clara de ovo ser de fácil acesso e custo reduzido e o tratamento é imediato,não tendo que ficar por muitas horas aguardando em corredores de prontos socorros e muitas vezes mal atendido.
      Abraços
      Valdemar

      • Mauricio disse:

        Limpar com álcool “iodatado” uma queimadura? Rs, isso sim é pra se colocar nesses hoax, adorei!
        Taí um termo que nem se aplica pra pro produto de antissepsia, que deveria ser o PVPI que o amigo quis dizer, mas que no caso de queimaduras, nem seria o mais indicado para “limpeza”. O preconizado é simples: água em abundância e sabão neutro. Se for queimadura com necrose, deve-se debridar fisicamente, na medida do possível. No máximo utiliza-se solução fisiológica (cloreto de sódio 0,85%) estéril.
        Álcool iodatado, rs….

  8. Livia disse:

    Caros, boa tarde.

    Aconteceu há cerca de 1h30… coloquei café com leite numa chícara no micrrondas e esperei 1 minuto. Ao retirar, peguei a alça com a mão esquerda e me queimei muito, chegando a derrubar no chão a chícara. Na hora, foi um sufoco, pois queimei 2 dedos – o anular e o médio e a primeira ação foi colocar a mão debaixo da torneira, mas como não passava, peguei sabão de pedra que aliviou um pouquinho, mas me lembrei de ter lido sobre a clara de ovo, então tirei o sabão, com maior sofrimento, pois doía imensamente e peguei um ovo e o quebrei num pote de vidro e mergulhei os dedos, mexendo para misturar gema e clara e no MESMO SEGUNDO ALIVIOU!!!!Nem pensei em bater clara, fui direto para o completo e fiquei com a mão por meia hora mergulhada. Formou uma casca branca e, quando mexo os dedos, como agora para digitar, sinto um pequeno ardor, mas nada comparado à dor inicial, que foi combatida pelo ovo. Vou deixar seguir o curso normal de cicatrização. Para quem quiser confirmar, tirei fotos. Fiquei fã do ovo! Abraços.

  9. Alex disse:

    Olha, ja tive queimadura feia, más pequena, coisa de 3 centimetros e mais um pouquinho, e duas coisas já me salvou: manteiga e clara de ovo. Eu posso dizer que é verdade, já passei pomada de farmácia em queimadura, vi pessoas passando isso, más pude notar que jamais é tão eficaz quanto a clara do ovo e manteiga. Minha esposa, duas vezes que já se queimou, sempre passou clara de ovo na queimadura e se deu muito bem com clara de ovos. Olha, eu sou contra a muitos remédios receitados por médicos, a maioria desses medicamentos tem efeito secundário, prefiro um remédio natural receitado por um pentoterapelta ou um omeopata, são os unicos que confiu. Minha madrasta por exemplo, curou a artrose dela, com um pentoterapelta, se ela fosse pelo safado do médico, ela tinha passado por sirurgia, mas bastou mudar a alimentação e tomar algumas soluções caseiras e certas saladas de folha e algumas verduras, que ela ficou curada.

  10. Mônica disse:

    Queimei meu dedo tirando uma assadeira do forno com um pano de prato molhado no último domingo. Coloquei um pouco de clara em um pote de vidro e mergulhei o polegar dentro. Em seguida, meu marido leu no site de um hospital que isso não deveria ter sido feito, mas já era tarde. Logo em seguida, levantou uma bolha enorme, ficou super vermelho e doeu horrivelmente. Achei que a clara devia ter piorado. Ontem (segunda), já não havia vermelhidão en dor, a bolha havia murchado e só estava uma pele um pouco solta. Hoje (terça), a única evidência de que me queimei é que a pele está um pouco mais escura e grossa no local, mas para minha surpresa, houve uma retração cutânea. A pele colou totalmente e não estou sentindo absolutamente nada. Não acreditava muito nessa história, mas senti (literalmente) na pele!

  11. LEÔNCIO disse:

    CLARA DE OVO FUNCIONA MESMO, JÁ PUDE COMPROVAR POR 3 VEZES, E AGORA POSSO AFIRMAR QUE FUNCIONA MESMO.
    E QUANTO A OPINIÕES DE MÉDICOS, PENSO QUE COM TANTO LABORATÓRIO AJUDANDO ELES COM AMOSTRAS GRÁTIS, ELES NÃO QUEREM QUE NOS CUREMOS SEM USAR NENHUMA POMADA, OU TAMBÉM SEM IR AO HOSPITAL OU CONSULTÓRIO DELES, PAGANDO CONSULTAS!

  12. Graziela Costa disse:

    Prezados leitores deste blog, meu nome é Graziela, e, há algum tempo tive uma queimadura na mão direita e na parte do pulso. estava cozinhando e ao pegar a panela de pressão (destampada) acabei colocando a mão dentro (fervendo), ao ter a mão e parte do pulso queimados, sentir muita dor, como se a minha mão estivesse em chamas, estava muito roxo, dolorido. todos os maneiras que me indicaram pra aliviar a queimadura não deram certo, fiz de tudo “lavei em água corrente, passei gelo etc…”na hora de dormi foi um sufoco, á dor não aliviava, sem saber mais o que fazer a minha mãe bateu uma clara de ovo e foi passando nos locais da queimadura, e, em seguida enrolou com um tecido foi tiro e queda (alívio já), consegui dormi sem dor e ao amanhecer o dia desenrolei a mão, não tinha nenhuma bolha, só estava um pouco roxo devido a queimadura, mas muito pouco. ao passar mais uns dois dias já estava sarada sem mancha, sem bolha, sem cicatriz, sem nada. hoje a minha mão é como a outra não tem nenhuma macha.
    sou prova de que a “gema do ovo” é mesmo curável numa queimadura. comigo funcionou, fiz e deu certo. lhes recomendo. abraços!!!

  13. Após me queimar com água fervendo usei e tive bom resultado.

  14. kelcy batista disse:

    olha , por incrivel que pareça , li na net que alho era bom pra espinha manchas na pele , entao pisei o alho e passei no rosto nas areas onde tinhas , dai ccomeçou arder , e queimou , como tivesse sido com ferro quente , chapinha , ficcou roxo , chorrivel , ou seja recorri a neomicina , e neotricin , e sufaldiazina de prata ja no segundo dia , so que a regiao tava umida , e aguada , feio, dai lembrei da clara , mas com medo de passar pois , ja tinha me decepccionado com o alho pois vi na net, dai msm assim passei em menos de 2 horas secou a regiao msm ,começou a secar a queimadura , to no 2 dia de queimadura , espero q no final consiga otimos resultados com a clara obrigada… e po

  15. kelcy batista disse:

    olha , por incrivel que pareça , li na net que alho era bom pra espinha manchas na pele , entao pisei o alho e passei no rosto nas areas onde tinhas , dai ccomeçou arder , e queimou , como tivesse sido com ferro quente , chapinha , ficcou roxo , chorrivel , ou seja recorri a neomicina , e neotricin , e sufaldiazina de prata ja no segundo dia , so que a regiao tava umida , e aguada , feio, dai lembrei da clara , mas com medo de passar pois , ja tinha me decepccionado com o alho pois vi na net, dai msm assim passei em menos de 2 horas secou a regiao msm ,começou a secar a queimadura , to no 2 dia de queimadura , espero q no final consiga otimos resultados com a clara obrigada… e por favor nao façam iguall eu nunca coloquem alho no rosto , foi infantil , mas paguei o pato ..

Deixe uma resposta

Mais Populares de 2014

Criança prevê tragédia durante a Copa no Brasil e morre em seguida!

Texto conta a triste história de uma criança que teria ...

Neymar fingiu lesão depois de vender a Copa para a Fifa?

Sites mostram que um sósia do jogador da seleção brasileira ...

6 Notícias falsas publicadas pela TV Revolta

A TV Revolta, uma das maiores fanpages do Facebook, publica ...

Médico italiano Tullio Simoncini e a cura do câncer com bicarbonato!

Texto exalta a eficácia de um tratamento a base de ...

Mundial do Medo: Revista France Football reclama da Copa no Brasil

Será verdade que foi publicada uma matéria falando mal da ...