Repasse e ajude no tratamento da criança com cabeça grande!

Share Button

Família de um bebê com a cabeça enorme pede para repassarmos o e-mail para ajudar em 3,00 thai baht no seu tratamento. Será verdade?

São vários os e-mails que circulam pela web com pedidos de ajuda para tratamentos de saúde.

Em 2010, essa história começou a rondar as caixas de entrada de todos: No texto, umas fotos mostram uma criança – com uma cabeça enorme – recebe os cuidados de 2 mulheres e de um homem.

O autor do texto também avisa que para cada vez que repassarmos o e-mail a criança receberá 3,00 thai baht para ajudar no seu tratamento.

Será que essa história é verdadeira ou mais uma farsa da web?

Criança com hidrocefalia pede 3 thai baht para ajudar no seu tratamento!

Criança com hidrocefalia pede 3 thai baht para ajudar no seu tratamento! Verdade ou mentira?

Aparentemente, as fotos são reais! Mas a história é falsa…

Analisando as imagens não detectamos nenhuma alteração digital. Ao que tudo indica, as fotos são mesmo reais.

No entanto, o fato de repassarmos o e-mail não ajuda em nada no tratamento do garoto.

Como já falamos várias vezes aqui no E-farsas, não é possível se determinar para quantas pessoas o e-mail foi repassado. Pode-se até tentar rastrear os remetentes do e-mail, mas isso daria muito trabalho. Mas muito trabalho, mesmo!

Talvez, o esforço para se tentar determinar a quantidade de vezes que um e-mail teria sido repassado ficaria muito mais custoso do que pagar milhares de tratamentos para centenas de crianças!

Quem é que pagaria a conta?

Além do mais, quem estaria por trás da “campanha”? O texto não especifica como funciona o processo de pagamento. Ao repassar o e-mail, quem pagaria os 3 thai baht?

O Wikipédia explica que essa é a moeda que circula na Tailândia e que 1 thai baht vale o mesmo que US$ 0,03! Portanto, os 3 thai bath equivalem a 9 centavos de dolar!

Não é possível analisar um paciente somente através de fotos (também não somos médicos!), mas ao que tudo indica, parece que a criança possui um grau avançado de hidrocefalia – que é o acúmulo excessivo de líquor dentro dos ventrículos ou do espaço subaracnóide.

Conhecido popularmente como “água na cabeça”, o tratamento da hidrocefalia consiste na instalação de válvulas para a drenagem do excesso de líquido juntamente (ou não) com medicamentos para a redução na produção liquórica.

De acordo com o site ABC da Saúde, após o tratamento, o paciente deve ter acompanhamento neurológico intenso.

Caso semelhante

Há poucos meses, a dona de casa Carmelia Cabrera conseguiu internar seu filho – que sofria há anos dessa doença.

No vídeo abaixo podemos ver uma reportagem que mostra o dia em que o garoto entra no hospital:

Conclusão:

As fotos são reais, mas a história é falsa! Ao repassar esse tipo de e-mail, você não está ajudando em nada no tratamento da criança.

Quer ajudar de verdade? Procure entidades filantrópicas que ajudam crianças com hidrocefalia como a AHME.

Sites pesquisados:

Hidrocefalia

AHME – Associação de Hidrocefalia e Mielomeningocele

http://en.wikipedia.org/wiki/Thai_baht

Share Button
, , , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

6 comentários

  1. Cid Marcos

    Desculpe, mas todos nós temos água na cabeça, afinal somos 70% Água. Hidrocefalia seria EXCESSO, de água na cabeça. se duvida de mim, pesquise.

  2. Pingback: Bebê indiana com hidrocefalia pede ajuda para tratamento na web : E-farsas.com – Desvendando farsas da web desde 2002!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>