today-is-a-good-day
24.3 C
São Paulo
terça-feira, março 19, 2024

Descoberto no Acre um homem de 131 anos! Será?

- Publicidade -

É verdade que um morador do Acre tem mais de 130 anos de idade e vai entrar para o Livro dos Recordes como o homem mais velho do mundo?

A notícia apareceu na web no final da primeira quinzena de janeiro de 2016 e conta a história do cearense José Coelho de Souza, que ficou conhecido mundialmente por ter inacreditáveis 131 anos de idade!

De acordo com textos espalhados pela web, o senhor José teria nascido em março de 1884, antes mesmo da abolição da escravatura no Brasil.

Morador de Estirão de Alcântara, no Acre, o homem mais velho do mundo teria sido pai pela primeira vez aos 101 anos!

Será que essa história é real?

Seria esse o homem mais velho do mundo com 131 anos? (foto: Reprodução/Facebook)
Seria esse o homem mais velho do mundo com 131 anos? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Existe, sim, um senhor chamado José Coelho de Souza morando em  Estirão de Alcântara e ele possui uma certidão de nascimento dizendo que ele nasceu em 1884, mas não há provas (além da certidão) de que ele tenha mesmo 131 anos.

Conforme verificado pela equipe de reportagem da BBC, o Guinness não está convencido da alegada idade do homem, pois foi encontrada uma versão digitalizada dos livros de batismo de Meruoca (cidade onde o idoso teria nascido) e não há nenhum registro com o nome de José Coelho de Souza feito em março de 1884.

A certidão de nascimento do seu José foi tirada no Acre e isso só ocorreu em 1974!  

A certidão de nascimento do homem só foi tirada em 1974! (Reprodução)
A certidão de nascimento do homem só foi tirada em 1974! (Reprodução)

- Publicidade -

Como não há nenhum exame ou teste que possa comprovar a idade de uma pessoa, as únicas provas são os documentos do idoso e todos eles são feitos tendo como base a certidão de nascimento!

Atualmente, o recorde da pessoa mais velha do mundo é da francesa Jeanne Louise Calment, que morreu aos 122 anos de idade!

Conclusão

Não há como se comprovar a idade do senhor José Coelho de Souza! Pesquisas feitas nos livros do ano do em que ele teria nascido não mostram o seu nome e não há outro registro seu antes de 1974.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

18 COMENTÁRIOS

    • Você realmente É ou só está se fazendo de burro mesmo?

      “pois foi encontrada uma versão digitalizada dos livros de batismo de Meruoca (cidade onde o idoso teria nascido) e não há nenhum registro com o nome de José Coelho de Souza feito em março de 1884.”

      ACHARAM O LIVRO onde SUPOSTAMENTE estaria REGISTRADO o BATISMO DO INDIVÍDUO E NÃO FOI ENCONTRADO NINGUÉM COM ESSE NOME NASCIDO EM MARÇO de 1884.

      “é,uma certidão de nascimento lavrada em um cartório realmente não vale de nada!”

      Não prova absolutamente nada, especialmente certidões antigas que registram nascimentos mais antigos ainda, pois na época da emissão não havia como provar que o cidadão nasceu naquela data informada. Hoje é necessário a Declaração de Nascido Vivo (DNV) emitida pelo hospital, porém mesmo assim não é obrigatório:

      http://www.es.gov.br/Cidadao/Paginas/docs_certidao_nascimento.aspx

      “O primeiro passo é obter a Declaração de Nascido Vivo – DNV:
      Documento do Ministério da Saúde com informações importantes sobre as condições da criança no momento de seu nascimento, dados sobre a gravidez e o parto e características especiais da mãe.

      A DNV é emitida pelo hospital ou maternidade, em três vias e a segunda (amarela) é que deve ficar com a família e ser levada ao cartório. Se a criança não nasceu em hospital e não tem a declaração, pai e mãe devem comparecer ao cartório, acompanhados por duas testemunhas maiores de 18 anos, que confirmem a gravidez e o parto.

      Ou seja, uma certidão de nascimento lavrada em um cartório realmente não vale de nada.

  1. Caso ninguém tenha percebido, a abolição da escravatura no Brasil ocorreu me 13 de maio de 1888. Assim ele senhor teria nascido 4 anos antes e não dois anos como mencionado.

  2. Duvido que ele tenha tudo isso, já ouvi falar de outros casos, de idades além de 130. Geralmente com brasileiros. Viver 130 anos aqui é castigo.

  3. Não importa a fonte da certidão de nascimento ,pode ser uma 2ª via. E atenção muitos aqui que estão fazendo suas criticas destrutivas agradeçam a Deus se chegaram pelo menos aos 50 anos,pois quem não fica velho morre novo.

  4. Segundo jornalistas da Tv do Bispo, o ancião casou com uma menina de 13 anos quando o mesmo já tinha, supostamente, noventa e tantos. Se um velho engravida uma menor de 14 hoje, é considerado estuprador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Isso vai fechar em 20 segundos