Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Doença causada por tatuagem fez homem virar um “saco de osso”! Será verdade?

Falso

Doença causada por tatuagem fez homem virar um “saco de osso”! Será verdade?

Será verdade que a tinta da tatuagem fez com que um homem ficasse em um estado horrível, magérrimo e à beira da morte?   

O alerta, acompanhado de uma foto, apareceu nas redes sociais na primeira semana de janeiro de 2018 em diversas páginas no Facebook e foi bastante compartilhado também através de grupos no WhatsApp.

De acordo com o texto, o homem da foto ficou doente após ter o corpo tatuado! A tinta utilizada na tatuagem teria feito com que seu corpo ficasse nesse estado horrível, “como um saco de osso”, diz o alerta.

O aviso ainda explica que a tinta teria virado um veneno e este mesmo veneno entranhou em todo o corpo do homem, fazendo ele ficar neste estado.

Para terminar, o alerta ainda pede para que isso seja compartilhado de modo a avisar a todos que gostam de tatuagem se conscientizarem do perigo das tatuagens!

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Homem teria virado “um saco de osso” após fazer tatuagens em seu corpo! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Se você acompanha as nossa publicações, pode notar que esse alerta possui várias características de um boato virtual:

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

  • Carece de fontes
  • Não é datado
  • Usa caixa alta para chamar mais atenção
  • É alarmista
  • Trata de um assunto que chama a atenção do leitor
  • Pede para ser compartilhado

Em primeiro lugar, alergias causadas por tatuagens podem, sim, ocorrer em pessoas com tatuagens. Dermatologistas alertam que reações podem ocorrer até anos mais tarde, mas que isso não é tão grave e tem tratamento. As tintas coloridas podem causar mais alergias do que as pretas e os sintomas geralmente são coceiras, irritações e até bolhas, mas sempre na pele (e não há casos em que a pessoa tatuada chegasse ao ponto desse homem da foto).

É claro que, ao decidir fazer uma tatuagem, procure profissionais certificados e tenha o cuidado de verificar se o estúdio usa somente materiais descartáveis e esterilizados para, dessa forma, evitar algum tipo de contágio e/ou infecção!

Em entrevista ao jornal Estadão, Juliano Ribeiro, docente de Dermatologia no curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo, explica que qualquer um pode ter reações na pele:

“É difícil saber se uma pessoa comum, que não tenha sabidamente alergia a alguma substância, vai ou não ter uma reação ao fazer uma tatuagem[…] O pigmento vermelho tem corantes que costumam causar mais alergia, mas é difícil prever qual será a reação da pele de cada pessoa.”

Nessa matéria do site Inspirar, podemos ver alguns mitos e verdades sobre os cuidados ao se fazer tatuagens! Nesse artigo médico da Medscape você pode ver algumas fotos de reações alérgicas causadas pela tinta da tatuagem.

O homem da foto

A foto do homem tatuado, deitado no chão e extremamente magro circula pela web desde o começo de 2017 e trata-se de um vietnamita doente. Diversas publicações na época foram feitas para mostrar que as tatuagens continuavam firmes em seu corpo, apesar da sua doença (não relacionada com o fato dele ter feito tatuagens), mesmo 10 anos após ter feito as tatoos.

Reprodução/Facebook

Conclusão

O homem que aparece deitado no chão é um vietnamita e não há nenhuma confirmação de que ele tenha ficado doente por causa das tatuagens. Na verdade, as publicações que circularam quando essa foto se espalhou pela primeira vez mostravam que as tatuagens estavam firmes em sua pele, mesmo 10 anos após terem sido feitas! Lembre-se: Ao fazer uma tatuagem, procure um profissional gabaritado e tenha certeza de que o estúdio de tatuagens use somente materiais descartáveis!  

Continue lendo
1 Comentário

Comente

1 Comentário

  1. Jose L Macias

    14 de setembro de 2018 em 0:20

    Esta es una prueba más de quienes se tatúan más de la mitad el cuerpo, pueden vivir más tiempo, pero renacen en Cebras del Reino Animal, son las aulas que tenían los antiguos salvajes que Vivían pintándose el cuerpo toda su vida. Sin embargo cuando el hombre llega al colmo de su desvergüenza de cambiar su piel con tintes idiotas todo su cuerpo, la misma tinta lo destruye miserablemente como sucedió quizás con este pobre hombre ignorante de su destino.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Voltando a Circular

Publicidade

Topo