Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É realmente seguro salvar suas senhas no seu navegador?

Tecnologia

É realmente seguro salvar suas senhas no seu navegador?

É realmente seguro salvar suas senhas no seu navegador?

Será que é realmente seguro salvar as suas senhas no navegador? Veja aqui no E-farsas se isso é bom ou ruim e se existe alternativa para deixar suas senhas mais protegidas!

Quem é que gosta de ficar preenchendo os mesmos formulários dos mesmos websites toda hora? Digitar suas senhas de acesso das suas redes sociais favoritas sempre que você quer acessá-las pode ser algo bastante chato e entediante.

É exatamente por isso que navegadores web como o Chrome (e vários outros, como Firefox, o Tor e o esquecido e odiado Internet Explorer) oferecem a opção de memorizar, salvar suas senhas para preencher os campos (e/ou formulários) automaticamente, economizando seu tempo e facilitando seu acesso às suas redes e plataformas.

Isso é excelente, não é? Bem, nem tanto assim. Há vários riscos de se memorizar senhas no Google Chrome (e em qualquer outro navegador) e, aqui, você ai aprender mais sobre esses perigos e sobre como se proteger.

O problema das senhas frágeis

Antes de falar sobre armazenar senhas no seu navegador, vale a pena falar sobre dados de log in bastante frágeis. Senhas com sequências numéricas óbvias, como “12345”, ou que incluem o nome da pessoa e datas mais fáceis de se obter (como as de aniversário).

Essas senhas são extremamente frágeis e muito mais fáceis de descobrir, facilitando (e muito) a vida dos cyber criminosos. Na verdade, muitos hackers guardam bancos de dados inteiros com senhas tão óbvias que acabam garantindo acesso a inúmeros dispositivos.

Então, antes de falar sobre armazenamento automático de senhas e outros dados de login, é importante ressaltar que suas contas devem possuir senhas autênticas, fortes e individuais – o que significa que você não deve usar as mesmas credenciais para acessar seu e-mail, seu Facebook, seu Twitter ou qualquer outra coisa.

Uma boa dica para criar senhas fortes é inserir caracteres especiais (como &, *, $, #,), alterar entre letras maiúsculas, minúsculas e palavras reversas.

O perigo de salvar suas senhas no navegador

A maioria dos web browsers oferece a opção de salvar senhas e outros preenchimentos de formulários para que o acesso seja automático. O problema é que qualquer um que acessar o dispositivo terá acesso também às suas redes e perfis pessoais. E, pior: esse acesso pode ser feito por terceiros, por criminosos.

O Chrome permite aos usuários visualizar todos os logons armazenados e salvos, sem nem mesmo exigir senhas de acesso. O Firefox, por sua vez, dá acesso imediato às senhas, sem nenhuma autenticação – o que só ocorre se o usuário definir uma senha “mestra”.

O Google Chrome possui um sistema que guarda as suas senhas e tudo fica protegido por uma senha mestre! (foto: Reprodução/Google)

O Safari tem uma vantagem em relação a eles: o navegador oculta as senhas por trás da senha de acesso definida para o usuário (ou seja, para visualizar esses conteúdos, é preciso antes inserir uma senha definida).

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Se você pode ver, talvez outros também possam

Parece bem básico dizer isso, mas vale a pena reafirmar: você sabe exatamente como o navegador armazena suas senhas e que tipo de criptografia (proteção) é utilizada para dar alguma segurança aos seus dados?

Se você consegue armazenar suas senhas de forma tão fácil e simples e elas ficam “estocadas” com fácil acesso, bastando usar seu navegador, então outras pessoas também podem visualizar essas informações.

Imagine que um hacker consiga invadir seu computador, notebook, tablet ou smartphone qualquer dispositivo, enfim. Ao simplesmente abrir seu navegador favorito, essa pessoa terá acesso às suas redes sociais, plataformas diversas, caixas de e-mail – absolutamente tudo que você tiver configurado com acesso automático e senhas salvas. Esse é um dos modos mais fáceis de abrir as suas portas para invasões internas e externas.

Algumas dicas de segurança essenciais

Se você já se convenceu de que armazenar suas senhas no navegador não é uma boa ideia, então vamos listar algumas ótimas formas de melhorar a integridade das suas informações.

De acordo com as configurações do seu navegador, você pode desativar a opção de armazenamento automático das senhas e preenchimento de formulários.

Outra ótima opção é utilizar a verificação de dois fatores para suas redes sociais, aplicativos e caixas de e-mail.

Essa autenticação em dois níveis pode ser um incremento entre sua senha e códigos enviados por SMS ou ligação para seu dispositivo móvel, e servem como uma proteção adicional às suas contas.

Pode parecer óbvio, mas também é essencial bloquear seu dispositivo quando você estiver ausente, colocando uma boa senha de usuário para evitar que terceiros, sem sua autorização, usem seu equipamento.

Como uma boa VPN pode te ajudar

Além dessas dicas básicas de segurança, usar uma boa VPN aprimora a criptografia dos dados da sua conexão e protege seus dispositivos contra invasões externas e internas.

Um bom app de VPN também melhora a integridade das suas senhas, informações de login e e-mails, te protegendo contra vários tipos de malware.

Aliado a um gerenciador de senhas confiável, um bom firewall e um antivírus de ponta, uma VPN serve como uma barreira adicional para aprimorar a sua segurança e a integridade dos seus dados.

Continue lendo
6 Comentários

6 Comments

  1. Diego

    30 de outubro de 2019 em 16:16

    Uma pequena correção na matéria: o Chrome pede senha sim quando vc quer visualizar as senhas salvas, ele exige a senha de login do windows 10, se o usuário fez login com sua conta Microsoft, será exigida a mesma.

    • Maria

      1 de novembro de 2019 em 14:43

      @Diego , não sei se isso adianta muito, heim? Depois que você loga com a verificação em 2 etapas, ouvi dizer algumas EXTENSÕES (caso você tenha adicionado) do Chrome podem roubar suas senhas. 😐

  2. Sidney

    30 de outubro de 2019 em 17:00

    No Windows 10, Chrome exige a senha de usuário para exibir as senhas salvas, sem isso não exibe nada.

  3. ADELAR PEREIRA MARTINS

    30 de outubro de 2019 em 18:50

    Como já dito acima, o Chrome exige senha para visualizar as outras senhas salvas. Agora, não entendi o que a VPN tem a ver com proteger senhas salvas no navegador… Edição fumou Danone.

  4. Daniel

    30 de outubro de 2019 em 20:56

    KeePassXC é a melhor opção! Nade de nuvem!

  5. Bruno

    31 de outubro de 2019 em 1:19

    Se alguém conseguir invadir meu computador, o menor dos problemas vai ser ter acesso as senhas do navegador, até porque o mais difícil já foi feito.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo