Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O Facebook e o Instagram proibiram o uso de emojis de berinjela e de pêssego?

Falso

O Facebook e o Instagram proibiram o uso de emojis de berinjela e de pêssego?

O Facebook e o Instagram proibiram o uso de emojis de berinjela e de pêssego?

É verdade que o Facebook e o Instagram proibiram o uso de emojis “de duplo sentido” como o da berinjela e do pêssego por associar à sexualidade?

A notícia começou a se espalhar através das redes sociais e em diversos sites e blogs no final de outubro de 2019 e afirma que o Facebook e o Instagram teriam proibido o uso dos emojis da berinjela e do pêssego por causa da conotação sexual que esses desenhos representam. 

O texto ainda afirma que quem utilizar esses emojis em sequência terá a sua publicação excluída!

Será que isso é verdade ou mentira?

É verdade que o Instagram e o Facebook baniram os emojis de duplo sentido? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Em 29 de outubro de 2019, sites de língua inglesa – como o Mirror – começaram a relatar que o uso de emojis como pêssegos e berinjelas havia sido proibido pelo Facebook e Instagram com o objetivo de impedir a propagação de conteúdo sexual através de emoji.

A verdade é que o Facebook e o Instagram não proíbam o uso de emoji de berinjela e pêssego!

Analisamos a página de regras de comunidade do Facebook e não encontramos restrições específicas para o uso dos emojis de pêssego e berinjela. O Facebook explica que avalia o conteúdo dos emojis no contexto de reclamações, ou seja, uma sequência de emojis é analisada apenas quando um conteúdo sexual é denunciado.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

A seção que especifica o que é “conteúdo inadequado” do Facebook – atualizada em setembro de 2019 – não deixa muito claro o que o contexto sexual cobre e não há nenhuma afirmação nos padrões da comunidade de que o uso de emojis de berinjela e pêssego esteja proibido a partir de agora (como muitos sites estão afirmando).  

Em resposta ao site de checagem de fatos turco Teyit.org, a equipe do Facebook explicou que comentários que usem emoticons ou emojis variam muito entre regiões e culturas, por isso é impossível para o Facebook determinar que esse ou aquele emoji representa algo sexual no mundo todo.

O Facebook também explicou que não são excluídas todas as postagens que não atendem aos padrões da comunidade estabelecidos pela empresa! Para que uma postagem seja removida, ela deve ser denunciada ao Facebook e obedecer a basicamente dois critérios específicos:

O conteúdo deve possuir caráter sexual implícito ou explícito (nesse caso, podemos até denunciar postagens que contenham emojis considerados sexuais – como berinjelas e pêssegos dentre vários outros – mas ainda assim depende do contexto)

É bom lembrar que isso não é algo recente nessas redes sociais. Como lembrado por um porta-voz do Facebook ao site XBIZ:

“Atualizamos frequentemente nossos padrões da comunidade e publicamos alterações para que nossa comunidade se conscientize. Com esta atualização, nada muda na política em si ou em como a colocamos em prática; acabamos de atualizar nosso idioma para tornar as regras mais claras para a nossa comunidade.” 

Conclusão

Não é verdade que o Facebook e o Instagram proibiram o uso dos emojis de berinjela e de pêssego. Há muitos anos a empresa determinou algumas regras que determinam o que é “impróprio”, mas não há nenhuma regra específica para esses emojis. De qualquer forma, a exclusão de postagens dependem da denúncia dos usuários das redes sociais e de posterior mediação da empresa.

Continue lendo
2 Comentários

2 Comments

  1. Maria

    1 de novembro de 2019 em 21:24

    Eu acho que isso, atualmente, é um problema sem solução definitiva e/ou imediata. É HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL verificar o conteúdo e/ou o contexto do que é publicado por milhões/bilhões de usuários todos os dias, mesmo com denúncias. As Redes Sociais estão investido pesado em A.I., algoritmos etc, mas eu DUVIDO que eles sejam “inteligentes” o suficiente para discernir essas coisas. 😐 KKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. Pingback: O Facebook e o Instagram proibiram o uso de emojis de berinjela e de pêssego? – Zip Viral

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo