today-is-a-good-day
20.5 C
São Paulo
sábado, abril 27, 2024

Como o uso de Inteligência Artificial impulsionou a criação de imagens falsas em 2023

- Publicidade -

Relembre algumas das imagens falsas geradas com inteligência artificial que foram mais compartilhadas em 2023!

Sem dúvida nenhuma, o ano de 2023 foi marcado pelo aprimoramento de vários softwares que usam inteligência artificial para gerar imagens a partir de comandos de texto. O que era apenas um estudo acadêmico do uso de machine learning (aprendizado de máquina) acabou se tornando em uma ferramenta poderosa que consegue criar imagens que beiram a perfeição.

É lógico que a popularização dessa geração de softwares traria consigo prós e contras, como ocorre com alguns usuários que passaram a usar a geração de imagens com inteligência artificial para criar fotos falsas, ajudando a disseminar ainda mais desinformação na web.

Nesse artigo, você vai relembrar com a gente algumas dessas imagens fake desmentidas aqui no E-farsas. Confira:

O Papa e sua jaqueta de grife

Uma das imagens mais compartilhadas de 2023 é a que mostra o papa Francisco vestindo uma jaqueta de grife. De acordo com o que se espalhou em setembro de 2023, o pontífice teria contratado um estilista super badalado no mundo da moda para criar o modelito e o assunto até enganou sites especializados em Alta Costura, mas trata-se de uma foto gerada com inteligência artificial. Confira o desmentido que fizemos sobre isso no nosso canal do TikTok ou clicando no player abaixo:

@efarsas

O PAPA APARECE VESTINDO UMA JAQUETA DE GRIFE! SERÁ VERDADE?

♬ som original – Gilmar Lopes

Família colocou o corpo da avó na resina e a transformou em uma mesa de centro?

Essa foi desmentida aqui no E-farsas em agosto de 2023. Segundo o que se espalhou, uma família norte-americana teria colocado o corpo da falecida avó na resina, fazendo dela um artigo de decoração da residência. Mostramos que a foto era falsa:

@efarsas

Família eterniza a avó em resina no centro da sala! Será verdade?

♬ som original – Gilmar Lopes

Um juiz da Pensilvânia autorizou o Satan Club a ensinar satanismo para crianças nas escolas?

Em maio de 2023, começaram a surgir imagens de uma sala de aula com alunos sendo ensinados sobre o satanismo. É claro que tudo não passou de uma série de imagens falsas, geradas por softwares de machine learning: 

@efarsas

Juiz obrigada o ensino do satanismo nas escolas! Será?

♬ som original – Gilmar Lopes

Elon Musk e sua noiva robô!

- Publicidade -

O empresário sul-africano-canadense Elon Musk também foi vítima de imagens falsas envolvendo a sua figura. Em junho de 2023, surgiu o rumor de que ele teria lançado uma robô humanoide que passaria a ser sua noiva. As fotos falsas, geradas com inteligência artificial, podem ser vistas aqui e também no nosso canal no TikTok:   

@efarsas

Elon Musk apresentou a sua noiva robô?

♬ som original – Gilmar Lopes

Um raro peixe-gorila foi capturado no mar do Caribe?

Em maio de 2023, desmentimos aqui no E-farsas a história do pescador que teria fisgado um peixe com rosto de gorila nos mares do Caribe. A foto foi gerada artificialmente e enganou muita gente: 

@efarsas

Peixe-gorila encontrado no Caribe! será verdade?

♬ som original – Gilmar Lopes

Os pontos de ônibus na Bélgica são cheios de livros para incentivar a leitura?

Essa circulou em abril e mostra uma parada de ônibus na Bélgica, cujo governo teria criado uma lei obrigando a criação de bibliotecas públicas em todos os locais como um incentivo à leitura. A foto que acompanha a notícia falsa também foi gerada com inteligência artificial:

@efarsas

Pontos de ônibus na Bélgica são minibibliotecas? Descubra aqui

♬ som original – Gilmar Lopes

A Lego lançou um conjunto de anatomia humana para estudantes de Medicina?

Em outubro de 2023, desmentimos aqui no E-farsas a história que afirmava que a Lego teria lançado um conjunto com a anatomia humana

Assista ao desmentido em vídeo:

@efarsas

A Lego lançou um conjunto de anatomia humana?

♬ som original – Gilmar Lopes

Foto mostra o Dalai Lama sendo preso após molestar uma criança! Será verdade?

Essa imagem apareceu em abril de 2023, logo após um vídeo que mostrava o líder religioso Dalai Lama pedindo para uma criança chupar a sua língua. Nela podemos ver Lama sendo conduzido por policiais e foi disseminado na ocasião que ele estava sendo preso. Desmentimos o caso aqui no E-farsas

A rara foto da Mona Lisa ao lado do Leonardo da Vinci

O mês de julho de 2023 também teve suas derrapadas. Uma imagem supostamente tirada em 1504, do inventor Leonardo da Vinci ao lado da sua musa Mona Lisa, foi bastante compartilhada nas redes sociais. Aqui, a verdade sobre isso!

A foto acima, mostrando Leonardo da Vinci ao lado da Mona Lisa, foi gerada com inteligência artificial! (foto: Reprodução/Twitter)

Avó de 80 anos faz esculturas de gatos gigantes em crochê!

Em agosto de 2023, mostramos a verdade sobre algumas fotos de uma senhora que teria feito sucesso ao criar gatos gigantes em crochê.

Imagens de uma idosa ao lado de gatos gigantes feitos com crochê são falsas! (foto: Reprodução/Facebook)

Robô vence de humano em partida de pingue-pongue!

Essa checagem que fizemos em setembro de 2023 mostra uma revolução na criação de imagens com a ajuda de inteligência artificial, pois desmentimos um vídeo que usa essa tecnologia para substituir qualquer pessoa por um robô! O resultado é incrível.

Bônus: Assista a um vídeo que fizemos com várias imagens geradas com inteligência artificial:  

 

Bônus 2: Assista ao vídeo que fizemos ensinando como identificar imagens geradas por I.A:

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui