today-is-a-good-day
27.6 C
São Paulo
segunda-feira, abril 15, 2024

Os pontos de ônibus na Bélgica são cheios de livros para incentivar a leitura?

- Publicidade -

É verdade que na Bélgica as paradas de ônibus são minibibliotecas lotadas de livros para incentivar a leitura entre os passageiros?

As fotos começaram a circular na segunda quinzena de abril de 2023 e mostram paradas de ônibus com o design futurista e cheias de livros. De acordo com o texto que as acompanha, isso acontece na Bélgica, onde as políticas públicas incentivam os passageiros para a leitura. Enquanto isso, aqui no Brasil – segundo o texto – nem parada de ônibus temos direito!

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões que acompanham as imagens: “Parada de ônibus c/ biblioteca, na Bélgica. O incentivo à leitura, ao conhecimento. Enquanto isso aqui no Brasil, nem parada de ônibus temos…” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

A primeira coisa a se fazer em casos como esse é procurar em sites de buscas sobre o assunto. Uma busca por imagens de paradas de ônibus da Bélgica não mostra nenhum local parecido com os das fotos que se espalharam em abril de 2023.

Fizemos buscas reversas das imagens através do serviço TinEye (busca arquivada aqui) e identificamos que elas começaram a ser compartilhadas por volta do dia 15 de abril de 2023 em fóruns de humor, como o Imgur.

Nos comentários do fórum há uma indicação da origem das fotos. Elas foram criadas pelo estúdio alemão de design Ulisses com a ajuda de um software de inteligência artificial.

Como podemos ver em matérias sobre o assunto, as instalações são apenas conceituais e não existem na vida real.   

A obra foi publicada no perfil da agência no Instagram no dia 03 de abril e, mesmo deixando bem claro que as imagens foram geradas por computação gráfica, a empresa não conseguiu impedir que isso fosse compartilhado como algo real!

Falhas nas imagens

As imagens geradas com a ajuda de inteligência artificial alcançaram um grau de perfeição nunca antes visto na história, mas ainda podem deixar algumas falhas que servem para denunciar não se tratar de uma foto real.

- Publicidade -

Uma ampliação na imagem, por exemplo, mostra que os rostos estão mal formados, assim como os livros da estante:

Resumo em Vídeo

Assista ao resumo em vídeo que fizemos sobre o assunto para o nosso canal no TikTok:

@efarsas

Pontos de ônibus na Bélgica são minibibliotecas? Descubra aqui

♬ som original – Gilmar Lopes

Conclusão

Não é verdade que os pontos de ônibus da Bélgica são minibiliotecas cheias de livros para incentivar a leitura entre os passageiros! As imagens foram geradas com a ajuda de inteligência artificial por um estúdio de design sediado em Berlim, na Alemanha! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui