https://1linebet.com/en/mobile
20.4 C
São Paulo
domingo, março 3, 2024

Foto mostra o Dalai Lama sendo preso após molestar uma criança! Será verdade?

- Publicidade -

Será que a foto que mostra o líder religioso Dalai Lama sendo preso após pedir para que uma criança chupasse a sua língua é real ou falsa?

A imagem começou a se espalhar através das redes sociais no final da primeira quinzena de abril de 2023, pouco tempo após a divulgação de uma nota do líder religioso Dalai Lama se desculpando por ter pedido para que um garoto chupasse a sua língua. Nela podemos ver o budista sendo levado por policiais e o texto que a acompanha afirma que ele estaria sendo preso após acusação de molestar uma criança!

Será que essa foto é real?

Líder religioso sendo preso! Será verdade? (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Como já mostramos aqui no E-farsas, é verdade que o Dalai Lama pediu para que um menino chupasse sua língua. O caso aconteceu em fevereiro de 2023, mas só veio a público em abril, quando o líder budista publicou uma nota com pedido de desculpas pelo que ele chamou de “brincadeira”.

No entanto, não há nenhum registro de que ele tenha sido preso como a foto parece afirmar.   

Após buscas nas principais agências de notícias do Brasil e do mundo não mostrarem nada a respeito, já podemos concluir que essa história de prisão é falsa. Um caso como esse certamente estaria entre os assuntos mais comentados pela Imprensa, o que não aconteceu. 

Analisando a imagem com mais atenção, podemos notar que há algumas falhas na imagem. Uma delas são as mãos que aparecem na cena, perceba como elas se fundem:

Perceba as falhas nas mãos nessa ampliação

Como mostramos nesse vídeo sobre uma foto do papa Francisco, uma das falhas desse tipo de imagem ocorre na geração das mãos:

@efarsas

o papa com uma jaqueta estilosa! Verdade ou montagem?

♬ som original – Gilmar Lopes

- Publicidade -

Origens

A imagem foi publicada pela primeira vez pelo usuário do Twitter @Tianxiashunv, no dia 12 de abril de 2023:

No dia seguinte, quando questionado sobre a origem da foto, ele explicou que se tratava de uma imagem gerada por inteligência artificial. Ou seja, a foto é falsa:

O perfil também publicou outras imagens geradas por inteligência artificial, como essa do Dalai Lama beijando outras pessoas públicas:

Conclusão

A imagem que mostra o líder religioso Dalai Lama sendo preso é falsa! Ela foi criada com a ajuda de inteligência artificial!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui